Guia do Currículo de Referência Único

 

O texto que segue abaixo é o resumo geral das habilidades/conteúdos do 6o ano. Encontra-se, da forma exata como vai espresso abaixo, no item 4.3, Análise geral dos conteúdos, na introdução à seção de Ensino Religioso, no Currículo de Referência Único do Acre.

Vai também aparecer, numa mesma seção da disciplina Ensino Religioso, no Guia do Currículo de Referência Único, a ser apresentado aos professores, na primeira Formação de 2021.

A abordagem em conjunto feita neste texto a seguir visa facilitar a compreensão e domínio conceitual, por parte dos professores, com relação aos conteúdos que são abordados a cada ano. Leia o texto a seguir.

"No 6º ano, percorrida a etapa dos Anos Iniciais, o aluno está apto a aprofundar-se nos aspectos formadores da religião. Mais uma vez o comportamento ético e relacional, no contexto das variadas religiões, será abordado. Do mesmo modo, a sua posição em relação à preservação do meio ambiente, como constitutivo de uma postura religiosa equilibrada. O estudo das tradições escritas e orais, seguido dos rituais, símbolos, mitos e celebrações das variadas religiões vão capacitá-lo na ampliação de seu universo cultural religioso".

Agora, vamos aqui elencar os conteúdos, com o objetivo de apreciá-los e comentar o melhor modo de serem compreendidos e abordados, de modo a facilitar e enriquecer a tarefa do professor, assim como a permitir abrangência e domínio desses mesmos conteúdos, uma vez aplicados à vivência dos alunos.

1. Comportamento ético e relacional no contexto das variadas religiões;
2. Posição acertada em relação à preservação do meio ambiente;
3. Estudo das tradições escritas e orais das variadas religiões;
4. Estudo dos rituais, símbolos, mitos e celebrações das variadas religiões;

Esse conjunto de quatro itens gerais apresentam-se pormenirizados, com variações e especificidades expressas em pormenores, nas habilidades/conteúdos que, como vimos na tabela do texto anterior a este, são em número total de 10, no 6o ano, distribuindo-se pelas 6 (seis) Competências do Ensino Religioso.

Vamos, no próximo texto, comentá-los de modo breve para que, em linhas gerais, possamos conhecer os conteúdos do 6o ano para que, na própria abordagem mais específica das habilidades/conteúdos, sejam detalhados, com maior propriedade, em cada passo novo a ser dado. E esse método se aplica, do mesmo modo, ao 7o, 8o e 9o ano.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023