Conteúdos gerais: 6o ano - 1

1. Comportamento ético e relacional no contexto das variadas religiões.

A seguir, como foi indicado no texto anterior a este, vamos abordar os eixos principais dos conteúdos de cada ano, do 6o ao 9o, constantes no Guia do Currículo de Ensino Religioso, como indicado, aqui no blog, no texto anterior a este. Vamos começar pelo 6o ano, com o primeiro item de quatro, como indicado acima. 

O conceito de ética é fundamental para o relacionamento humano, em todas as áreas. O aluno que chega à escola proveniente de um deterninado contexto familiar demonstra, por meio de seu comportamento, no contexto escolar, o perfil da formação que traz consigo.

A escola será um laboratório de adaptação, assim como será mediadora de sua transição para a vida em sociedade. O comportamento pautado por princípios éticos é essencial para uma convivência produtiva e respeitosa no contexto social.

Para que seja compreendido, de antemão deve-se destacar sua postura crítica, visto que até mesmo no contexto familiar, de onde provém, assim como na escola, onde ingressa, o aluno vai deparar violações desses princípios.

Aliás, até mesmo no contexto religioso, bem como na sociedade, de um modo geral, é possível localizar violações de princípios éticos. Portanto, o método de abordagem da ética que, por si, é um conceito filosófico, requer a preparação do aluno para um elevado nível de padrão de conduta que questione, discuta e defina certo X errado.

Há questões éticas universais, que são inquestionáveis, como conquistas da humanidade em sua história, porém existem as violações ocasionais desses conceitos, assim como visões éticas condicionadas a determinadas culturas, ideologias e até religiões.

Exemplificando, podemos afirmar que a honestidade é uma virtude e conquista da humanidade, encarada como um valor universal. Mas é possível encontrar famílias, religiosos e defensores de uma determinada ideologia que são desonestos e praticam a desonestidade.

Diante desse dilema, tanto professor quanto o aluno estão colocados. Portanto, esse princípio, entre os demais princípios éticos, devem ser destacados como essenciais, virtuosos e tudo o que implica esforço para que sejam mantidos, deve ser empenhado, considerado e posto em prática.

Desse modo, o estudo e a abordagem da ética serão úteis, tanto ao aluno quanto ao professor, no sentido de motivar reflexões, aprofundamentos e amplitude de relações com outras áreas do conhecimento, a fim de que o devido desenvolvimento, em temos acadêmicos e até em termos pessoais, de personalidade e caráter, sejam verificados.

Portanto, uma vez compreendido e exercitado o método e o significado do que seja ética, cabe aplicar seus conceitos ao contexto das religiões. De antemão, é necessário entender que elas se submetem aos conceitos éticos universais, embora, cada uma, em separado, possa acolher princípios relacionados com sua tradição, doutrina e cultura. 

Para isso, cada religião deve ser examinada em separado, pelos métodos que serão desenvolvidos e aprendidos no próprio contexto da disciplina de Ensino Religioso, visto que as diferenças entre as religiões estabelecem, para seus fiéis, comportamentos e pontos de vista variados que, embora sejam diferentes e até estranhos, entre si, devem ser respeitados e valorizados, como patrimônio e riqueza individual de cada religião.

A seguir, alguns links para pesquisa e aprofundamento, por parte do professor:

1. O que é ética: Brasil Escola.

2. O que é ética, ética X moral, ética profissional - Brasil Escola.

3. O que é ética - Significado, Origem, Códigos e Importância - Sbcoaching.

4. Ética e religião - SlideShare

5. A religião como fonte de ética. 

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