O quadro acima consta na parte introdutória, referente ao Ensino Religioso, no Currículo de Referência Único do Acre. Reparem que, na coluna da esquerda, constam as Competências do Ensino Religioso presentes na Base Nacional Curricular que, por sua vez, foram adotadas para nortear as habilidades/conteúdos do Ensino Religioso no currículo do Estado.

     E na coluna da direita, onde aparecem os Anos Iniciais e Anos Finais, constam a quantidade de vezes em que aparecem, a cada ano, as habilidades/conteúdos relacionadas ao contexto de cada Competência, de modo individual. Assim, com referência aos Anos Finais, é possível conferir, pela tabela, que, por exemplo, no 6º ano, a sequência, de cima para baixo 4 - 2 - 2 - 2 - 2 - 1 é a quantidade de ocorrências de habilidades/conteúdos equivalentes, em separado, a cada tipo de Competência.

    Assim, quando for consultada, a compreensão do sentido dessa respectiva habilidade/conteúdo deverá relacionar-se, em seu sentido, à Competência assinalada. Desse modo, é possível saber, de modo equilibrado, a ocorrência de cada habilidade/conteúdo, assim distribuídas pelos demais anos, conferidas, na coluna final da tabela, por sua quantidade Total.

     O exercício de comparação de cada habilidade/conteúdo, em seu sentido, ao significado e sentido de cada Competência torna-se necessário, para a ampla compreensão de seu uso e efetividade na formação do aluno, assim como a ampliação do significado de cada uma delas, com o objetivo de estabelecer o seu alcance, em termos pedagógicos, sua funcionalidade e relação com as demais e com outras áreas do Ensino Religioso e até fora dele.

     Desse modo, o professor vai adquirir capacidade de analisar as habilidades/conteúdos do Currículo de Referência Único, em separado, em sua relação com as Competências, de modo a conhecer as relações entre elas e de que modo suprem o que cada Competência, em separado, requer para a formação individual dos alunos. A seguir, vamos exemplificar de que modo pode ser feita essa relação e análise. Já havíamos feito com a primeira habilidade/conteúdo do 6º ano. 

    Repare que, pela tabela, há indicação, no 6º ano, de 4 habilidades/conteúdos referentes à Competência 1. Isso significa que, nesse ano, o aluno terá quatro oportunidades de, no estudo dessas referidas habilidades, alcançar a formação que essa mesma Competência requer. É possível, por exemplo, selecionar essas 4 habilidades/conteúdos, examinando-as à parte, do modo com estão expressas no Quadro Organizacional, estudando a relação entre elas e com a própria Competência 1.

     Vamos analisar, no próximo texto, a primeira habilidade/conteúdo do 7º ano. Será necessário verificar, em sua posição, no Quadro Organizacional, a que Competência ela corresponde. É possível verificar, na tabela acima que, com relação ao 7º ano, anotado na segunda coluna dos Anos Finais, há uma série, de cima para baixo equivalente a 2 - 3 - 2 - 2 - 3 - 3 correspondente, respectivamente, às Competências de 1 a 6. Vamos à abordagem detalhada dessa primeira habilidade/conteúdo do 7o ano no próximo texto.

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