Sugestões de abordagem - 7o ano - Plano de Curso 2020 - 1o bimestre - Final

7o Ano

Habilidade
Identificação de princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.

Objetos de conhecimento/Conteúdos
Identificação e influência dos princípios éticos e filosofias de vida nas condutas e práticas sociais.

Habilidade
Identificação dos valores contidos nos textos sagrados e nas tradições orais e sua importância na formação humana.

Objeto de conhecimento/Conteúdo
Identificação de valores contidos nos textos sagrados e tradições orais e sua importância na formação humana.

      Estas duas últimas habilidades/objetos de conhecimento/conteúdos completam o primeiro bimestre do 7o ano do Plano de Curso de 2020, baseado no Currículo de Referência Único de Ensino Religioso do Acre.
    Repare que visam: (1) "princípios éticos e filosofias de vida" nas "condutas e práticas sociais" e (2) "valores contidos nos textos sagrados e tradições orais" na "formação humana".
     Na Formação com Professores de Ensino Religioso, alinhamos as sequências de habilidades/objetos de conhecimento, em função da conexão de significado de seus conteúdos.
      Confira aqui, ao verificar que essas duas habilidades/objetos conhecimento têm relação entre si: "condutas e práticas sociais", na primeira, e "formação humana", na segunda.
    Grande chance, mais uma, para o componente curricular Ensino Religioso abordar temas atuais, essenciais no contexto social, focado na formação ética, na conduta e nos valores dos alunos.
     Veja que serão abordados "princípios éticos e filosofias de vida", influenciadores da conduta social, focados nas tradições orais e escritas de casa religião, com vistas à formação humana.
     Agora retorne às habilidades constatando, na primeira, que deve ser discutida a influência dos "princípios éticos e filosofias de vida" nas condutas e práticas sociais. Enquanto que, na segunda, focada a importância dos "valores contidos" nos textos sagrados e tradições orais.
     Nos dois casos, os professores serão mediadores para que os alunos identifiquem (1) princípios éticos, (2) filosofias de vida e (3) valores. E repare também que essa identificação, nas duas habilidades focam "diferentes tradições religiosas", na primeira e, na segunda, as "tradições oral e escrita" dessas mesmas religiões.
     Excelente oportunidade para demonstrar aos alunos, numa época em que muito se discute a laicidade do Estado e a influência de religiões no governo, como tornar claro que religião é um aspecto privado, individual da conduta humana, enquanto que política, como governança, pertence ao contexto público e coletivo.
     Portanto, aspectos éticos e de conduta social, que quaisquer religiões colocam em destaque, de modo a influenciar a conduta social e contribuir para a formação do ser humano são muito bem-vindos, porém nunca devem ser impostos como guia obrigatório de conduta.
     O professor deve preparar o aluno para identificar, nas variadas religiões, esses valores éticos por elas ressaltados. E indicar ao aluno, por ferramentas e métodos pedagógicos, como identificar, nas tradições escritas e orais dessas mesmas religiões, os valores que contribuem, decisivamente, na formação humana do caráter.
     Vários postulados de religiões são universais e podem ser utilizados como reforço de princípios éticos, influenciando a conduta social e contribuindo para a formação humana. Por exemplo, respeito ao outro, amor ao próximo, independentemente de quem seja, e preservação do meio ambiente, entre outros.
      Preceitos que são fundamentos universais de ética e conduta devem ser reforçados e são contribuição positiva das religiões. Porém, se ocorre conflito entre prescrições religiosas e conceitos gerais de conduta social, certamente algum preceito específico de uma dada religião está sendo repassado como norma geral para a sociedade.
     É um equívoco que deve ser evitado. Por ser laico, o Estado e a sociedade como um todo não se guiam por preceitos de qualquer religião. O que for preceito, doutrina ou costume de uma dada religião, somente será válido para os seguidores dessa específica religião.
     Estas habilidades/objetos de conhecimento finais do 7o ano abordam, portanto, um assunto muito atual, que é a fronteira entre norma específica da religião e a norma geral para a sociedade. Ao final deste bimestre, o aluno deverá estar habilitado a avaliar tanto a contribuição construtiva que os ensinamentos religiosos podem dispor à sociedade, quanto aspectos negativos da mistura entre lei civil, norma social geral e fundamento religioso.

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