PLANOS DE CURSO - ENSINO RELIGIOSO - LINKS


     Caros colegas professores de Ensino Religioso. 

     Começa este novo ano, com seus desafios. Cremos que temos evoluído na habilitação e preparo para o desempenho de nossa tarefa.
    Não desconhecemos os obstáculos e reconhecemos o que ainda não corresponde ao ideal, que será a Formação específica em graduação e o concurso dirigido para os diplomados nessa área. 
    Caminhamos nessa direção. A própria SEE vai providenciar Formações e cursos ainda mais específicos, até que tudo se configure numa situação ideal. 


  Enquanto isso, vamos nos dedicar ao máximo e compartilhar nossa preparação para essa tarefa tão nobre. Lembrando o potencial interdisciplinar de nosso componente curricular, assim como a relação de suas habilidades/objetos de conhecimento/conteúdos com as competências socioemocionais.
    Vamos lembrar que há traços distintivos em cada religião, mas também pontos comuns. E, sem medo de errar, poderemos afirmar que o amor é um traço comum e marcante para definir qualquer religião. 
   Vamos acreditar e praticar o amor, com toda a dedicação e esforço, reconhecendo ser a maior força do universo. Com ele vamos alcançar nossos objetivos, neste ano, e positivamente influenciar colegas, alunos, famílias e sociedade.
    Mãos a obra, queridos e queridas. Abaixo seguem habilidades/objetos de conhecimento/conteúdos por ano, 1o bimestre. E também os links dos Planos de Curso. 
    Em seguida e em sequência publicaremos as Sugestões de abordagem, ano a ano. Grande abraço a todos vocês.  

6o Ano 

Habilidade 
Reconhecimento, em textos escritos e tradições orais, dos ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

Objeto de conhecimento (Conteúdos) 
Modos de ser e e viver nos textos escritos e tradições orais das variadas religiões.

7o Ano

Habilidade
Reconhecimento e respeito às práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.

Objeto de conhecimento (Conteúdo)
Práticas de comunicação com a(s) divindade(s) em distintas manifestações e tradições religiosas.

8o Ano

Habilidade 
Leitura e interpretação de diversos textos sobre os aspectos estruturantes das diferentes tradições religiosas e filosofias de vida.

Objeto de conhecimento (Conteúdo)
Diferentes tradições religiosas e filosofias de vida: leitura e interpretação de textos que as estruturam.

9o Ano

Habilidade 
Elaboração de perguntas, seleção, organização e registro de dados para a investigação da história das religiões.

Objeto de conhecimento (Conteúdo)
História das religiões: organização e registro de dados para a sua investigação.

6o Ano, 7o Ano, 8o Ano e 9o Ano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023