PLANOS DE CURSO - ENSINO RELIGIOSO - LINKS
Caros colegas professores de Ensino Religioso.
Começa este novo ano, com seus desafios. Cremos que temos evoluído na habilitação e preparo para o desempenho de nossa tarefa.
Não desconhecemos os obstáculos e reconhecemos o que ainda não corresponde ao ideal, que será a Formação específica em graduação e o concurso dirigido para os diplomados nessa área.
Caminhamos nessa direção. A própria SEE vai providenciar Formações e cursos ainda mais específicos, até que tudo se configure numa situação ideal.
Enquanto isso, vamos nos dedicar ao máximo e compartilhar nossa preparação para essa tarefa tão nobre. Lembrando o potencial interdisciplinar de nosso componente curricular, assim como a relação de suas habilidades/objetos de conhecimento/conteúdos com as competências socioemocionais.
Vamos lembrar que há traços distintivos em cada religião, mas também pontos comuns. E, sem medo de errar, poderemos afirmar que o amor é um traço comum e marcante para definir qualquer religião.
Vamos acreditar e praticar o amor, com toda a dedicação e esforço, reconhecendo ser a maior força do universo. Com ele vamos alcançar nossos objetivos, neste ano, e positivamente influenciar colegas, alunos, famílias e sociedade.
Mãos a obra, queridos e queridas. Abaixo seguem habilidades/objetos de conhecimento/conteúdos por ano, 1o bimestre. E também os links dos Planos de Curso.
Em seguida e em sequência publicaremos as Sugestões de abordagem, ano a ano. Grande abraço a todos vocês.
6o Ano
Habilidade
Reconhecimento, em textos escritos e tradições orais, dos ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
Objeto de conhecimento (Conteúdos)
Modos de ser e e viver nos textos escritos e tradições orais das variadas religiões.
7o Ano
Habilidade
Reconhecimento e respeito às práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.
Objeto de conhecimento (Conteúdo)
Práticas de comunicação com a(s) divindade(s) em distintas manifestações e tradições religiosas.
8o Ano
Habilidade
Leitura e interpretação de diversos textos sobre os aspectos estruturantes das diferentes tradições religiosas e filosofias de vida.
Objeto de conhecimento (Conteúdo)
Diferentes tradições religiosas e filosofias de vida: leitura e interpretação de textos que as estruturam.
9o Ano
Habilidade
Elaboração de perguntas, seleção, organização e registro de dados para a investigação da história das religiões.
Objeto de conhecimento (Conteúdo)
História das religiões: organização e registro de dados para a sua investigação.
Comentários
Postar um comentário