Sugestões de abordagem - 6o ano

(ER0601) O ser humano no contexto da natureza, em perspectiva do contato com o transcendente.
(ER060101) - A harmonia da natureza.
(ER060102) - O homem como ser inteligente.
(ER060103) - O belo, a vida e o viver em comunidade;

Entendendo a apresentação: ER - Ensino Religioso; 06 - 6o ano; 01 - Unidade Temática 01, no caso, Unidade Temática "Ser Humano"; números 01, 02, 03 são a numeração dos tópicos curriculares deste 1o bimestre.

Abordagem: a sugestão é associar a preservação do meio ambiente com a atitude religiosa: quem assume uma religião também deve assumir o respeito ao meio ambiente. Respeito ao Transcendente equivale com respeito à natureza.
      Também interessante destacar grupos sociais e tradições religiosas em que a preservação da natureza está diretamente relacionada a seus rituais. Por exemplo, as tradições ayahuasqueiras, popularmente conhecidas como daime, dependem da preservação da floresta, porque de lá retiram o cipó e a folha de seu chá. 
       Os povos indígenas têm todos os seus rituais relacionados â preservação da floresta,  de onde tiram remédios naturais para rituais de cura, assim como efetuam rituais associados a sua alimentação, por meio da caça e pesca, colheitas etc.
      Religiões de matriz africana também valorizam muito a floresta, de onde, segundo acreditam,  provém a sabedoria de guias espirituais, assim como apresentam oferendas às margens de rios e próximos a cachoeiras.
      Todas as religiões apresentam tradições de preservação da natureza. Será interessante pesquisar sobre isso. Até mesmo com entrevistas às lideranças para destacar essa ênfase de preservação do meio ambiente que, certamente,  elas valorizam.
       No cristianismo, por exemplo, as histórias da criação apontam a prioridade que Deus deu à criação do mundo, tendo colocado o primeiro casal num jardim. E quando lhes disse que deveriam ter domínio sobre a criação, de modo algum foi para exercer o domínio danoso que vemos sobre oceanos, florestas, rios etc e etc.

1o conteúdo: A harmonia da natureza - demonstrar como a natureza, por si mesma, mostra-se harmoniosa e completa. O ser humano necessita de harmonizar-se também com a natureza. Precisam cessar essas cenas de ataques ao meio ambiente. É necessária toda uma educação para a sua preservação.
    Procure também orientar seu aluno que a preservação da natureza começa em pequenos gestos pessoais, como bons hábitos de asseio pessoal, cuidados em casa, na rua e na escola: organizar-se, não sujar ruas, escola, efetuar seleção do lixo caseiro etc. Preservação do meio ambiente começa num conjunto de bons hábitos. 

2o conteúdo: O homem como ser inteligente - o professor aqui pode explorar que, sendo tão inteligente, como pode o ser humano provocar tanta destruição ao meio ambiente? Antes deveria viver em harmonia. Várias situações, tanto aqui na cidade quanto, por exemplo, nos casos de Minas Gerais e por todo o país podem ser indicadas como danos ao meio ambiente. 

3o conteúdo: O belo, a vida e o viver em comunidade - todos os conceitos até agora abordados podem ter uma síntese nesta altura da caminhada. O sentido do belo, conceito filosófico, também da arte e da religião (pois as ideias de bom e bem também pertencem a elas), podem ser associados à valorização da vida, e todo o reflexo disto no contexto comunitário. 
        A vida se processa em comunidade, as religiões se constituem em comunidades, o respeito ao outro deve ocorrer e prevalecer no contexto da sociedade. Portanto, o viver em comunidade, além de requerer convivência pacífica em respeito ao outro, a própria sociedade como um todo precisa aprender, em conjunto, preservar o meio ambiente.

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