Sugestões de abordagem - 6⁰ ano

 Observação e comparação do comportamento ético nas variadas tradições religiosas.


  Pela subdivisão natural para a abordagem das habilidades do Currículo Único de Ensino Religioso, temos:
1. Processo cognitivo: Observar e comparar;
2. Objeto de conhecimento: comportamento ético;
3. Contexto: nas variadas tradições religiosas.

  Para a escolha das tradições religiosas em que serão observados, para comparação, seus princípios éticos, será necessário definir um critério de seleção.

  Este critério pode ser definido, por exemplo, a partir de uma pesquisa entre tradições menos conhecidas, como as religiões indígenas oi de povos pré-colombianos, ou até mesmo entre as que são alvo de discriminação, como as de matriz africana.

   Ética se define a partir da filosofia. Não confundir princípios éticos com princípios religiosos. Pessoas religiosas ou não religiosas são devedoras dos princípios éticos. Estes princípios norteiam as relações sociais, em meio às quais se situam e se relacionam, entre si, as tradições religiosas.

    Observar comportamento ético nas tradições religiosos significa conhecê-las, em termos de sua história, tradições e doutrinas, bem como a história de seu comportamento no contexto social.

   De certa forma, constitui num grau de estudo e avaliação crítica das tradições religiosas, de modo a analisar o modo como, em sua história, desdobra-se seu comportamento ético na sociedade, tanto individual, coletiva como relacionalmente.

   Por exemplo, há princípios religiosos que somente devem ser assimilados pelos adeptos de determinada religião. Não devem ser impostos à sociedade como um todo.

   Uma religião que considera, por exemplo, em seus rituais, deterninados dias como sagrados, para seus adeptos as celebrações e colorações serão específicas, porém não, obrigatoriamente, impostas aos outros não adeptos.

   Porém há princípios que, para religiosos ou não religiosos, deverão ser assimilados, obedecidos e cumpridos no contexto social. Por exemplo, honestidade e respeito ao outro são princípios éticos que devem ser exercidos no contexto social.

   Não dependem de religião, de alguém ser ou não religioso, para os cumprir. E toda e qualquer religião deve considerar-se na obrigação de defender esses princípios.

   Em relação a religiões de tradição oral, como as de tradições indígenas ou as de matriz africana, será necessário entrevistar lideranças ou realizar pesquisa detalhada.

    Dessa forma, analisar seus aspectos éticos, em relação a princípios de comportamento e relação com o outro, no contexto social, assim como a relação com o meio ambiente, a fim de se estabelecer análise crítica ponderada, equilibrada e isenta de contradições.

   Certamente, a compreensão de como devem ser estudados e incorporados os princípios éticos, assim como são entendidos e praticados, no contexto de cada tradição religiosa, e na relações delas entre si, torna-se muito útil no aperfeiçoamento pessoal, tanto no ambiente da escola, como fora dele.

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freire