Sugestões de abordagem - 7º ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023

Identificação dos valores contidos nos textos sagrados e nas tradições orais e sua importância na formação humana.


     Pelos mesmos procedimentos de desmembramento desta habilidade, temos:
1. Verbo correspondente: Identificar > nível 1, MEMORIZAR, da Taxonomia de Bloom;  2. Objeto de conhecimento: "valores contidos nos textos sagrados e nas tradições orais"; 3. Contexto: "importância na formação humana".

    Desta vez, textos e tradições orais das religiões serão abordados, porém focados no específico da indicação dos valores neles e nelas contidos.

    Os critérios de seleção desses valores podem ser aqueles especificamente postos em destaque no âmbito interno das religiões, o que permite melhor identificá-las, destacar esses mesmos valores, torná-los conhecidos e aprender a valorizá-los.

    Alguns valores são gerais e dizem respeito à própria estrutura de cada religião. Interessante pôr em destaque o modo como se projetam para fora do âmbito interno da religião, muitas vezes amplamente desconhecidos. Por exemplo:

    Quando os negros escravizados operavam, internamente, no Brasil colonial, o sincretismo entre santos católicos e orixás africanos, operavam um grau interno de resistência ao opressor, europeu e autodenominado cristão, que os obrigava a incorporar uma religião estranha à sua vontade e cultura.

    Na Antiguidade, as crianças especiais, nascidas com algum tipo de deficiência, eram sufocadas, ou seja, asfixiadas. Na Roma antiga, abandonadas à margem do rio Tigre, recolhidas por mendigos, para futuramente ser usadas por eles na mendicância.

    Foi o cristianismo que influenciou sua valorização, porque ensinavam terem o mesmo valor diante de Deus, com os atributos naturais dos demais seres humanos.

    Os valores atuais de cada religião devem ser destacados, assim como aqueles que se projetam para fora do contexto dessas mesmas religiões, principalmente os que reforçam valores éticos que, de modo geral, independentemente de cada tradição religiosa, são fundamentais e imprescindíveis à sociedade.

    Por exemplo, é muito interessante conhecer o valor que os Adventistas dão à boa alimentação e à saúde física. Eles publicam uma revista específica para isso, denominada Vida e Saúde.

    Religiões como as várias tradições religiosas indígenas, as de tradições ayahuasqueiras, ou seja, do santo daime, e as de tradição afrodescendente valorizam, normatizam, defendem e ensinam a preservação das florestas, cursos de água, rios, enfim, da natureza de modo geral.

    A Congregação Cristã no Brasil, um grupo cristão muito reservado, até mesmo entre os demais evangélicos pouco conhecido, no Brasil desde 1910, valorizam muito a música, na aprendizagem dos mais variados instrumentos. De modo geral, quase a totalidade de suas crianças, desde muito cedo, aprendem a tocar pelo menos um instrumento musical.

     As festas católicas se tornaram muito populares. Por exemplo, nesta época de meado do ano, os arraiais se multiplicam pelo Brasil, proporcionando confraternização, degustação de pratos típicos, movimentação econômica e divulgação cultural.

    O professor poderá usar os exemplos de valores gerais aqui mencionados como introdução, sem que muito se detenha neles, e selecionar em que pontos específicos das tradições escritas e orais situam-se os reforços desses e de outros valores de cada religião abordada. 

    Em relação aos aspectos éticos, sempre tão carentes em todo o país e em todos os níveis de nossa sociedade, as religiões podem e devem publicar seus valores. Porém sempre lembrando que o Estado é laico e que valores éticos não são cativos, restritos ou propriedade de qualquer religião.

     Não se pode impor valores religiosos à sociedade, assim como há quem não professe nenhuma religião e, ainda assim, e até, às vezes, mais do que outros religiosos são modelo de procedimento ético para toda a sociedade.

    Finalmente, conceitos éticos podem equivaler a valores religiosos. Mas isso não é vinculante ou obrigatório. Valores religiosos podem inspirar conceitos éticos, o que não significa que somente a religião seja fonte de princípios éticos.

    O diálogo entre valores religiosos e valores éticos deve ser sempre inteligente e produtivo. Trata-se de uma discussão entre religião e filosofia. Do mesmo modo que o diálogo entre religião e ciência. A sala de aula do Ensino Religioso oferece e se apresenta como exemplo e modelo desse produtivo fórum.
    

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