Sugestões de abordagem - 8o ano - Destaque na Consulta - 1o bimestre de 2023

 Identificação e discussão de elementos da tradição religiosa, na organização da sociedade, que influenciam escolhas éticas, atitudes pessoais e coletivas.

     Procedendo à subdivisão:
1. Processo cognitivo: Indentificar (Nível 1 - Lembrar) e discutir (Nível 2 - Compreender);

2. Objeto de conhecimento: elementos da tradição religiosa (que influenciam (1) escolhas éticas, (2) atitudes pessoas e (3) coletivas);

3. Contexto: na organização da sociedade.

      Sintetizando, esta habilidade propõe que o aluno seja capaz de identificar, nas tradições religiosas, discutindo sobre elas, os elementos nelas que influenciam, no contexto de organização da sociedade, escolhas éticas em atitudes pessoais e coletivas.

    Para isso, novamente, deverá estabelecer de antemão: (1) que "elementos da tradição religiosa" são esses; e (2) como influenciam decisões éticas. Pelo menos, definir esses elementos, assim como definir o que sejam escolhas éticas.

    Quanto à escolha de que tradições religiosas vai focar, definindo os respectivos elementos de sua tradição, pode recorrer ao conhecimento prévio dos alunos, reconhecendo as memórias das religiões de sua vivência, assim como que princípios, nessas religiões, influenciam escolhas éticas.

    E como tais escolhas afetam a sociedade. Aqui é interessante discutir que, às vezes, princípios religiosos são confundidos com princípios éticos. Lembrar que o Estado, ou seja, a instância política, como governo da nação e seus desdobramentos, nos Estados e Municípios, são administração política laica.

     Ser "Estado laico", "administração política laica" significa ordenar-se por princípios éticos, sempre, porém não por princípios religiosos. A escolha ética é coletiva e obrigatória, porém a escolha religiosa é individual e voluntária.

    Alguém terá religião se quiser. Vai agir de acordo com ela, mas nunca obrigar outro ou o coletivo a agir da mesma forma. Já a escolha ética é um dever de todo cidadão. Alguém não vai escolher se deseja ou não assumir uma postura ética: de antemão, como direito e dever, a ética já está social e, muitas vezes, legalmente definida.

      O professor pode ressaltar que há valores éticos e religiosos que se equivalem. Quando as religiões se norteiam, por exemplo, pelo amor ao próximo, coincidem com o conceito ético do respeito ao outro, quem quer que seja.

    Na sociedade não existe escolha por quem se deve respeitar. Todos são alvo e dignos de respeito. Ainda que alguém não seja religioso, esse é um princípio ético normativo para todos. Não é voluntário, mas é dever social e cidadão.

    Além de frisar religiões conhecidas pelos alunos e destacar seus princípios, comparados aos princípios éticos, o professor poderá lembrar questões históricas, embutidas na formação da nação brasileira que, vez por outra, ainda causam conflitos sociais.

     Exemplos são a depreciação da tradição cultural indígena, incluída a sua religião, bem como das tradições afro-brasileiras afrontadas, desde a colonização, pelo modelo de cristianismo imposto.

 Qualquer manifestação desse tipo de preconceito hoje, no contexto social, deve ser denunciada, rejeitada e combatida. No próprio estado do Acre houve, no passado, esse modelo de discriminação com relação ao daime, surgido nesta região, no início do século passado.

     Por isso é tão necessário ao aluno identificar e discutir essa postura de distinção entre o que é religioso e ético, a relação entre os dois, seus limites de validação e o modo como, no tecido social, deve prevalecer uma convivência madura, inteligente e harmônica.

    Seguem alguns links para pesquisa:

(Lembrar que é MATERIAL PARA O PROFESSOR. Qualquer outro uso deverá ser ADAPTADO)

1. Ética e religião (breve história):

2. Relação entre ética e religião): PDF

3. Estado laico:

4. Ética:

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