Sugestões de abordagem - 9o ano - 1o bimestre de 2022
Elaboração de perguntas, seleção, organização e registro de dados para a investigação da história das religiões.
Aplicando esta habilidade à estratégia que praticamos na mais recente Formação, que é subdividir nas suas partes componentes, teremos:
1. Processo cognitivo composto pelos verbos derivados dos substantivos expressos: Elaborar (Nível 6 da Taxonomia de Bloom), Selecionar (Nível 5), Organizar (Nível 3) e Registrar (Nível 1);
2. Objeto de conhecimento: dados de investigação;
3. Contexto: história das religiões.
Chamamos a atenção dos professoras para um dos elementos de nossa Formação, que foi o uso do Padlet. Este é um mural virtual interativo, no qual tanto eu quanto vocês podem colocar materiais a ser compartilhados.
No caso, quem tiver alguma dúvida sobre a Taxonomia de Bloom, essa que adota os níveis de conhecimento acima mencionados, veja abaixo o link do Padlet e nele vai encontrar um slide explicativo sobre a Taxonomia de Bloom.
Nesta habilidade, compete ao professor, juntamente com os alunos, elaborar que perguntas são relevantes para se conhecer os dados de investigação sobre a história das religiões, no contexto das ações propostas, quais sejam, as dos 4 verbos acima indicados.
Por meio da mediação dos professores, os alunos deverão focar os dados de investigação sobre a história das religiões selecionadas, de modo a elaborar perguntas para uma seleção, organização e registro.
Mais uma vez deparamos a necessidade de selecionar religiões. Sabendo que são inúmeras e que existem critérios de classificação, será útil definir esses critérios. E, para isso, será interessante observar a Competência 2, à qual tal habilidade corresponde, para definir as delimitações de modo mais preciso.
Competência 2: Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
Portanto, a elaboração de perguntas para os referidos dados devem estar condicionadas à compreensão, valorização e respeito das religiões, assim como suas experiências e saberes, no tempo, espaço e territórios.
É interessante destacar que, de um modo geral, religiões são perseguidas, mas também perseguem. Ou seja, há características da condição humana, por exemplo, conflitos humanos que são transplantadas para a vivência religiosa e não são, diretamente, culpa da religião, mas de seus adeptos.
Portanto, há que se elaborar questões que esclareçam tais posturas, de modo a se compreender e evitar tais tensões religiosas. Por exemplo, as três religiões que são monoteístas e têm o patriarca Abraão como modelo de conduta e antepassado comum, que são o Cristianismo, Islamismo e Judaísmo já se envolveram, porém, em guerras brutais entre si.
Há hoje intolerância em relação aos países árabes, por desconhecimento e falta de compressão do que representa ser o fanatismo religioso. Judeus, ao longo da história, já foram perseguidos por cristãos que, do mesmo modo, já provocaram guerras contra árabes, na época das Cruzadas, no século XII.
Notar que a respectiva Competência aborda tempo, espaço e território. Aqui será produtiva a interdisciplinaridade com história, para saber época e lugar desses confrontos e que reflexos, até mesmo na geopolítica (área de Geografia), até hoje perduram.
E o preconceito contra as religiões de matriz africana desconhece que foram religiões de resistência contra a escravidão, esta promovida e permitida por cristãos, a si mesmos, oficial e nominalmente, assim considerados. Os escravos fingiam se submeter ao catolicismo mas, intimamente, invocaram seus orixás.
E na América do Norte, no equivalente período da escravidão dos séculos XVIII e XIX, cristãos protestantes brancos escravizaram cristãos protestantes negros, mais uma vez comprovando o problema existente nos adeptos e não na matriz doutrinária religiosa.
Essas situações, mesmo as historicamente mais antigas, possuem reflexos ainda atuais, e não são simples de se resolver. Por isso as perguntas certas e inteligentes precisam ser elaboradas, para que esses dados sobre investigação histórica das religiões sejam criteriosos, em sua seleção, organização e registro verificando, de modo equilibrado, aspectos positivos e negativos de sua evolução.
E suas conclusões finais atenderem ao que está estipulado na respectiva Competência. Abaixo alguns links para consultas.
(Lembrar que é MATERIAL PARA O PROFESSOR. Qualquer outro uso deverá ser ADAPTADO)
1. História das religiões:
2. Religiões (artigos resumidos):
3. História das religiões (linhas gerais): PDF
4. História das religiões (visão atual): PDF
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