Sugestões de abordagem - 7o ano - 1o bimestre de 2022

 Reconhecimento e análise das verdades sagradas sobre o transcendente, repassadas nos textos e tradições orais das diferentes religiões.

     Para esta habilidade, aplicar o procedimento de leitura que as subdivide em três partes vai significar:

1. Processo cognitivo: Reconhecer (a partir de Reconhecimento) e analisar (a partir de análise);
2. Objeto de conhecimento (já expresso em coluna específica no Plano de Curso): "Estudo das verdades sagradas sobre o transcendente repassadas nos textos e tradições orais das diferentes religiões". Aqui expressas objetivamente como "verdades sagradas sobre o transcendente";
3. Contexto de aplicação: "textos e tradições orais das diferentes religiões".

      Sintetizando, considerada a taxonomia de Bloom, praticada na mais recente Formação, os verbos "reconhecer" e "analisar" correspondem ao Nível 1 (Lembrar) e "analisar" ao Nível 4 (Analisar).

     Isso significa dizer que o professor, em sua prática de sala de aula, vai conduzir o aluno a reconhecer e analisar, ou seja, conferir ao aluno elementos para praticar essas duas ações.

    Uma vez observado o objeto de conhecimento, que são "verdades sagradas sobre o transcendente", será necessário situar onde serão encontradas.

   O contexto indica que serão nos "textos e tradições orais" das diferentes religiões. Assim compartimentalizada a habilidade, nessas três partes assinaladas, percebe-se maior facilidade de se compreender o que está definido e como alcançar, de modo preciso, o que está proposto.

    Mais uma vez será necessário delimitar (1) que textos e (2) em quais religiões deverão ser pesquisados para deles se extrair o que pede o objeto de conhecimento: verdades sagradas sobre o transcendente.

    E com relação às tradições orais, somente se poderá ter acesso a elas de forma direta, por depoimentos ou entrevistas com representantes de religiões de tradição oral, ou indiretamente, numa fonte escrita que reflita, de modo fiel e precioso, o que tal ou qual tradição traz expresso sobre o transcendente.

     Lembrar que "transcendente" significa "trans", para além de, e "ascendente", que significa elevado. Portanto, em religião essa palavra significa o ser elevado que está para além do mundo físico e que é reconhecido como deus.

    Assim, como exemplo, se tomarmos os textos do Alcorão, poderemos saber o que falam sobre Alah que, para os muçulmanos, é o seu transcendente. Embora não haja tradução autorizada para o Alcorão, é possível consultar fontes fidedignas, que exponham, de modo isento e equilibrado, as "verdades sagradas" sobre Alah.

     Já se tomarmos a Torah judaica, escrita no original hebraico, ela corresponde à tradução em português do Antigo Testamento na Bíblia protestante. Mas a concepção judaica de Deus será diferente da cristã, pois entre estes a trindade é aceita, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, mas não no Judaísmo.

    Desse modo, um texto comum a duas religiões, Torah hebraica e Antigo Testamento da Bíblia protestante, é interpretado de modo distinto por religiosos judeus e cristãos. Caso, num outro exemplo, as fontes sejam tradições budistas, a concepção de "Deus" será diferente.

      E com relação às tradições de religiões afro, assim como as indígenas, será necessário entrevistas com lideranças idôneas ou consultas a fontes seguras, preferencialmente escritas por representantes dessas mesmas religiões.

    Aqui enumerados, como exemplos, algumas religiões. Outras podem ser pesquisadas. E ainda vale lembrar, retornando ao verbos "reconhecer" e "analisar" que, o primeiro deles, no Nível 1 da taxonomia de Bloom, pode ser aplicado num levantamento de conhecimentos prévios.

      Enquanto que, para o segundo, uma análise, Nível 4 da taxonomia, requer que o professor oriente o aluno em relação a elementos que o capacitem a empreender uma análise. Analisar, nesse caso, significa decompor em partes, comparar elementos e descrever conclusões.

    Será uma excelente oportunidade para pesquisa de dados, discussão e avaliação dos dados elencados e, finalmente, publicação dos resultados. Atividades de leitura, debates e produção textual podem ser planejadas sendo, para tal, utilizadas metodologias ativas que melhor se adaptem a cada etapa.

    Aguardem abaixo links de fontes de pesquisa e material para o desenvolvimento desta habilidade.

1. Livros sagrados:

2. Conceito de tradição (e outros no mesmo link):

3. Tradição religiosa e diálogo inter-religioso:

4. Religiões e tradições religiosas: tipologia:

5. Religião: definição e história:

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