Sugestão de Avaliação das habilidades/conteúdos

     Ensino Religioso - experiências


     Há tempos que desejo compartilhar com os professores do Ensino Religioso as experiências que temos vivenciado nesse período de 2020/2021.

     Reconhecemos que, desde o início do ano letivo de 2020, rápidas transformações se impuseram, com respeito à nossa prática pedagógica, envolvendo a relação com a escola e com os nossos alunos.

     Além das questões pessoais, que afetam a todos, por igual, em função da natureza desta pandemia, a nossa responsabilidade profissional, o rendimento e participação dos alunos e a nossa relação com o conteúdo da disciplina que lecionamos adquiriram dimensão nova e desafiadora.

      Abrem-se, então, várias frentes e campos de abordagem que apresentam necessidade urgente de ser discutidos, em função das novas modalidades de desafios e nossa capacidade para enfrentá-los com sucesso.

       Aspectos socioemocionais, agora não somente posicionados no ambiente de estudo, mas também focados nos transes desse novo tempo. A superação dos obstáculos interpostos ao rendimento de nossos alunos, nesse tempo de isolamento e dispersão.

       O modo como motivar alunos e a nós mesmos, diante dos permanentes desafios e do potencial do ensino e aprendizado. Que tecnologias e estratégias, incluídos os recursos digitais, mas também a realidade da inacessibilidade a eles estarão postos para discussão e suprimento.

       Neste texto desejo abordar o currículo do Ensino Religioso. Vivenciamos um ano atípico, em que precisamos avaliar, ainda que em meio a todas as emergências, o desempenho do nosso referencial, o Currículo de Referência Único do Acre para o Ensino Religioso.

      Portanto, gostaria de consultar os colegas sobre suas experiências no trabalho com o currículo. Já conhecemos algumas dificuldades, referentes à permanente necessidade de aprimoramento em nossa área, bem como à falta de material disponível, específico para atendê-la.

       Vamos voltar a discutir esses itens, assim como estudar soluções. Mas nesta oportunidade desejo avaliar o potencial do currículo de Ensino Religioso que temos disponível. Desejo explorar as habilidades, competências e conteúdos, de modo a analisar até que ponto podemos ampliar seu campo de abrangência.

      Verificamos que todas foram abordadas nas modalidade de aulas que apresentamos, e nas aulas pela TV. Agora precisamos focar cada habilidade/conteúdo, conferindo seu grau de abrangência, ou seja, como podemos explorar seu potencial de ampliação com outros conteúdos e até outras áreas do conhecimento.

      Então, para procedermos a uma análise ampla e participativa, colocamos abaixo o link de um grupo específico para essa discussão. Desejamos saber de vocês, caros(as) professores(as):

1. Como tem sido a sua compreensão a respeito de cada habilidade/conteúdo do Currículo de Referência Único do Acre?

2. Como tem sido a aplicação dessa habilidade/conteúdo da vivência prática do aluno?

3. Você avaliou ou pensou em outros assuntos associados a cada habilidade/conteúdo que também poderiam ou deveriam ser abordados? Quais?

4. Examinando cada habilidade conteúdo, que outros assuntos a ela relacionados você avalia que podem ser abordados, tendo como referência essa própria habilidade/conteúdo? Grato.

      Use o link do grupo de WhatsApp abaixo indicado para responder às questões acima. Vamos fazer juntos essa análise e, posteriormente, publicar em nosso blog ENSINO RELIGIOSO Acre ou ensinoreliac.blogspot.com o resultado dessa nossa consulta.

      Vou publicar na página de nosso blog um exemplo de avaliação da primeira habilidade/conteúdo do 6o ano, de modo a servir como exemplo de abordagem. Grato. Grande abraço a todos vocês e mãos à obra. 

        Cid Mauro Araujo de Oliveira. 

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