Sugestões de abordagem - 4o bimestre - 9o ano - 2020

 Habilidade 

Estabelecimento de relação entre fundamentos religiosos, atitude ética de respeito à vida e dignidade hunana.

Conteúdo 
Fundamentos religiosos no contexto social e atitudes éticas de respeito à vida e à dignidade humana. 

       Esta habilidade conteúdo procura indicar a relação permanente que se instala entre, de um lado, os fundamentos das religiões e, de outro, os princípios éticos e de dignidade humana. 
     A princípio, podemos dizer que qualquer religião, de modo natural e inerente a seus fundamentos, teria como princípios a preservação da ética assim como o empenho pela dignidade humana. 
     Podemos afirmar que, por definição, uma religião qualquer que violasse esses princípios, não poderia ser classificada como religião. 
     Na própria história da evolução da humanidade, é possível, por exemplo, conhecer religiões que praticavam sacrifícios humanos ou ainda que exerciam preconceito contra a mulher. 
     Essas práticas violam princípios de dignidade humana. Portanto, devem ser classificadas como reprováveis e, do mesmo modo, não condizentes com princípios éticos de respeito ao outro e trato igualitário.
     A antropologia nos permite compreender, no contexto histórico e diacrônico da evolução desses povos e na altura de seu desenvolvimento social, em meio ao contato com outras culturas, o modo como essas práticas foram combatidas e rejeitadas.
      Mas a relação entre fundamentos religiosos, princípios éticos e dignidade humana não é assim tão simples. Porque também ocorrem problemas sincrônicos, por assim dizer, atuais, quando posturas fundamentalistas se revelam. 
      Não podemos confundir "fundamentos", que são os princípios legítimos nos quais se baseiam todas e qualquer religião, com o "fundamentalismo", que é a imposição de fundamentos religiosos ao outro ou no contexto social amplo, ou a insistência na prevalência de uma religião sobre as outras.
 Podem ser encontrados grupos fundamentalistas em qualquer religião, sejam as do ocidente, quanto as do oriente. Tristemente há histórias de lutas sangrentas entre religiões, assim como intra-religiões por causa de fanatismos e fundamentalismos.
       Portanto, as religiões não precisam dialogar, apenas, entre si, mas com as demais instâncias da sociedade, de modo a que a vigilância sobre posturas antiéticas ou que violem a dignidade humana persista, sem que tais conflitos afetem negativamente a sociedade. 
     O fator humano, em sua complexidade e em suas imperfeições, é determinante para que ocorram, sejam violações de princípios religiosos legítimos, ou mesmo de princípios éticos ou ainda ocorra desrespeito à dignidade humana. 
      Lembrar também que uma das conquistas da história recente da humanidade é que o Estado democrático é laico. Na história antiga, ou mesmo na recente, sempre ocorreu, em nome da tentativa absoluta do poder, alianças espúrias entre religião e estado, entre sacerdote religioso e chefe tribal, enfim, como já mencionado, um resultado da tendência humana pela corrupção.
  Princípios de dignidade humana, resguardados em códigos legais, assim como resultado de legítimas lutas e conquistas sociais, assim como princípios éticos amplamente consagrados precisam de constante e crítico diálogo com os fundamentos religiosos, a fim de que o equilíbrio entre essas instâncias sociais e religiosas seja mantido. 

Alguns links para estudo e pesquisa para o professor. Para serem usados em sala de aula, precisam ser adaptados:

1. Ética  - Brasil  Escola: Embora tenha como título "Ética Cristã", discute o conceito de ética e algumas de suas classificações. Somente no final há uma discussão mais específica sobre ética bíblica.


2. Breve história da ética: religião, moral e razão: ética ao longo da história da humanidade, em sua evolução a partir do conceito grego, da idade média e sua especificidade a partir do século das luzes.


3. Aspectos da ética no Islã: Ética e Filosofia Política: e este bem interessante que discute ética do ponto de vista do Islã.


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