Sugestões de abordagem do 1o bimestre - 6o ano - Plano de Curso de 2020 - Final
Habilidade
Identificação, reconhecimento e análise do papel das tradições escrita e oral na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
Objeto de conhecimento/Conteúdo
Tradições oral e escrita e seu papel na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.
Com estes comentários que seguem, finalizamos as habilidades/objetos de conhecimento/conteúdos do 6o ano para o 1o bimestre deste ano, já baseados no Plano de Curso do Currículo de Referência Único de Ensino Religioso do Acre.
Já comentamos que o Objeto de conhecimento/Conteúdo específica o quê, objetivamente, o professor vai abordar, no contexto da habilidade a ele relacionada, de modo a alcançar a competência à qual, no Plano de Curso/Currículo de Referência Único estão subordinados.
No caso, trata-se de tradições escritas e orais como preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos. Esta é a leitura do Objeto de conhecimento/Conteúdo.
Retornando, agora, à habilidade, encontramos três elementos nos quais o aluno deverá ser formado, para que dela alcance domínio. Com relação ao objeto de conhecimento "tradições escritas e orais", ele deverá "identificar, reconhecer e analisar" o papel delas na preservação de "memórias, acontecimentos e ensinamentos".
As tradições de uma dada religião, sejam escritas ou orais, preservam sua reserva natural relacionada às memórias de sua origem e história, ao longo do tempo.
Associada à memória, estão tanto os acontecimentos fundadores, entre outros dele derivados e a ele relacionados, bem como ensinamentos decorrentes dessa própria história e memória.
Por exemplo, não somente a Bíblia, uma tradição escrita, como também as tradições orais do candomblé apresentam uma história da criação. Ambas contam a razão por que, no caso judaico-cristão, o homem/mulher se afastou de Deus e, no caso das tradições africanas o ser humano se afastou de Omulu.
Portanto, aqui vemos associados memórias, acontecimentos e ensinamentos, seja numa tradição escrita judaico-cristã, tratando-se do Antigo Testamento, quanto numa tradição oral afro. Assim será com relação a outras religiões.
Por exemplo, com relação ao Espiritismo, há uma sequência de livros escritos pelo reconhecido codificador de suas doutrinas, Allan Kardec. Com relação ao Santo Daime, sejam os hinos recebidos, quanto tradições orais de seus líderes formarão o conjunto de ensinamentos, memórias e acontecimentos relacionados à história dessa religião.
Os critérios de análise com que o professor vai adestrar seus alunos constituem-se no método de abordagem e familiarização com as fontes de autoridade de cada religião, sejam tradições orais ou escritas, ambas com o mesmo peso de autoridade.
Para conhecimento e abordagem equilibrada de cada religião, o que é essencial para sua compreensão e o devido respeito, será indispensável a formação do aluno no entendimento correto da importância dessas fontes de tradição escrita e oral.
Essa habilidade, com seu respectivo objeto de conhecimento tem, como objetivo, demonstrar ao aluno a relevância das tradições escritas e/ou orais das religiões, de modo a que adquira uma ferramenta de análise dessas mesmas fontes, avaliando seu potencial de ensino, sua reserva de memórias e os acontecimentos históricos em cada uma delas.
Olha gostaria muito que vocês colocassem referências para que facilitasse o trabalho do professor. não temos livros, quase não temos materiais em bibliotecas, o pouco que conseguimos são conteúdos acadêmicos na internet.
ResponderExcluirOk, cara Profa. Vamos providenciar sugestões de materiais. Grato por sua participação e contribuição. Gde abraço.
Excluir