Tarefa

Ensino Religiso

     Grande desafio se constitui lecionar tal disciplina. Intrínseca à formação de nosso povo, a religião em nossa história já foi motivo de muita dor e opressão. 

     A tarefa do Mestre em Ensino Religioso, primordialmente, será demonstrar como ela pode se constituir em instrumento de liberdade e fraternidade entre diferentes.

    E diferentes somos todos nós. Numa de nossas religiões, a Bíblia diz que Deus "colocou a eternidade no coração" do ser humano. 

    Portanto, se desejamos vida eterna, ela só terá sentido se acolhermos o outro sem reservas. O nome disso é amor. Morte é a rejeição do outro.

    Vamos definir assim a nossa tarefa: estabelecer referenciais, em meio às diferenças religiosas, de modo a que não se constituam em fator de afastamento, mas sim de aproximação. 

     Tarefa difícil, que vai depender de um preparo cheio de esforço e competência por parte dos professores. Mas ao final, certamente, como resultado haverá comunhão e convivência harmoniosa. 

      Todos à tarefa. Juntos e ajudando-nos uns aos outros. Começamos aqui mais este canal de comunicação. Exploremos com maestria. Nossa contribuição é essencial.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023