Links de Referência no Blog por Habilidades - 9º ano
9º ANO |
||
COMPETÊNCIAS |
HABILIDADES |
CONTEÚDO |
• Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos. |
Levantamento de hipóteses. |
• Leitura e interpretação de diversos textos
sobre a temática. |
|
|
|
|
• Elaboração de relatos orais e outras formas de registros sobre os resquícios místicos das crenças, usos e costumes de povos primitivos e indígenas sul-americanos e dos povos indígenas do Acre. |
• Relatos orais, registros primitivos e resquícios míticos de povos indígenas sul-americanos e acreanos. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html |
|
|
Estudo de mitos fundantes para a identificação dos sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas. |
• O viver e morrer nos mitos fundantes de diferentes tradições religiosas. |
|
(1) https://ensinoreliac.blogspot.com/2022/05/sugestoes-de-abordagem-9o-ano-2o.html (2) https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html |
|
|
Análise de ritos fúnebres nas tradições religiosas, para a identificação de diferentes concepções de vida e morte. |
• Concepções de vida e morte nos ritos fúnebres das tradições religiosas. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html |
|
|
Pesquisa e análise das diferentes ideias de imortalidade vivenciadas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição). |
• Diferentes ideias de imortalidade vivenciadas pelas tradições religiosas. |
|
(1) https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html |
|
Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. |
Elaboração de perguntas, seleção, organização e registro de dados para a investigação da história das religiões. |
• História das religiões: organização e registro de dados para a sua investigação. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2022/04/sugestoes-de-abordagem-9o-ano-1o.html |
|
|
Contribuição das religiões no campo das ideias, desenvolvimento social e na formação das civilizações. |
• Contribuição das religiões na formação, desenvolvimento social das civilizações e no campo das ideias. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/9o-ano-habilidade-contribuicao-das.html |
|
|
Compreensão do ideal de autonomia e espiritualidade entre povos primitivos e indígenas sul-americanos. |
• Ideal de autonomia e espiritualidade nos povos indígenas primitivos sul-americanos. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/9o-ano-habilidade-contribuicao-das.html |
|
|
• Busca de informação em fontes variadas que possibilitem a identificação de práticas de espiritualidade utilizadas pelas religiões pré-colombianas (astecas, incas, maias, etc.). |
• Práticas de espiritualidade nas religiões pré-colombianas. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/05/sugestoes-de-abordagem-9o-ano-2o_11.html |
|
Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida. |
• Caracterização e discussão dos variados modelos de valorização da vida nas diferentes tradições religiosas. |
• Modelos variados de valorização da vida nas diferentes tradições religiosas. |
|
(1) https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/03/caracterizacao-e-discussao-dos-variados.html (2) https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/9o-ano-habilidade-contribuicao-das.html |
|
|
Estabelecimento de relação entre fundamentos religiosos de respeito à vida e situações conflitantes veiculadas pela mídia. |
• Fundamentos religiosos de respeito à vida no contexto de situações conflitantes veiculadas pela mídia. |
|
|
|
|
Identificação e análise das filosofias de vida e princípios éticos nas diferentes tradições religiosas. |
• Filosofias de vida e princípios éticos nas diferentes tradições religiosas. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2021/04/religioso-6o-ano-competencia-1-conhecer.html |
|
• Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver. |
Investigação sobre características comuns da espiritualidade, no contexto das diversas religiões. |
• Espiritualidade: estudo comparativo no contexto das diversas religiões. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/04/sugestoes-de-abordagem-9o-ano.html |
|
|
Entendimento das implicações da espiritualidade no contexto atual de individualismo e materialismo, entre outros indicadores de transformação social. |
• Espiritualidade: implicações frente ao individualismo, materialismo e outros indicadores de transformação social. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/08/sugestoes-de-abordagem-9-ano-3-bimestre.html |
|
|
Estabelecimento de relação entre fundamentos religiosos, atitude ética de respeito à vida e dignidade humana. |
• Fundamentos religiosos no contexto de atitudes éticas de respeito à vida e dignidade humana. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/11/sugestoes-de-abordagem-4o-bimestre-9o.html |
|
Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. |
Estabelecimento de relações entre cultura religiosa e desenvolvimento social. |
• Cultura religiosa e desenvolvimento social. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html |
|
|
Associação entre espiritualidade e expressão artística (escultura, teatro e dança, entre outras) na cultura indígena local e pré-colombiana (maias, astecas e incas). |
• Espiritualidade e expressão artística nas culturas pré-colombiana e
indígena local. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/10/8o-ano-conteudos-er080205-expressao.html |
|
|
Identificação e análise do modo de interação entre ideologias religiosas, estruturas políticas e sua influência na sociedade. |
• Ideologias religiosas, estruturas políticas e sua influência na sociedade. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2024/08/sugestoes-de-abordagem-9-ano.html |
|
Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz. |
Investigação e descrição do diálogo inter-religioso como princípio básico de respeito à liberdade de credo e da união entre as diferentes religiões. |
• O diálogo inter-religioso e o respeito à liberdade de credo. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/07/sugestoes-de-abordagem-do-9o-ano-3o.html |
|
|
Reconhecimento e valorização do significado do estudo da religião no pragmatismo da diversidade religiosa. |
• Religião e diversidade religiosa. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/07/sugestoes-de-abordagem-do-9o-ano-3o.html |
|
|
• Compreensão das diferenças entre religiosidade e fanatismo. |
• Religiosidade e fanatismo. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2024/08/sugestoes-de-abordagem-9-ano_20.html |
Comentários
Postar um comentário