Links de Referência no Blog por Habilidades - 9º ano

 

9º ANO

COMPETÊNCIAS

HABILIDADES

CONTEÚDO

• Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.

Levantamento de hipóteses.

• Leitura e interpretação de diversos textos sobre a temática.

 

 

 

 

• Elaboração de relatos orais e outras formas de registros sobre os resquícios místicos das crenças, usos e costumes de povos primitivos e indígenas sul-americanos e dos povos indígenas do Acre.

• Relatos orais, registros primitivos e resquícios míticos de povos indígenas sul-americanos e acreanos.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html

 

Estudo de mitos fundantes para a identificação dos sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas.

• O viver e morrer nos mitos fundantes de diferentes tradições religiosas.

 

(1) https://ensinoreliac.blogspot.com/2022/05/sugestoes-de-abordagem-9o-ano-2o.html

(2) https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html

 

Análise de ritos fúnebres nas tradições religiosas, para a identificação de diferentes concepções de vida e morte.

• Concepções de vida e morte nos ritos fúnebres das tradições religiosas.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html

 

Pesquisa e análise das diferentes ideias de imortalidade vivenciadas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).

• Diferentes ideias de imortalidade vivenciadas pelas tradições religiosas.

 

(1) https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html

Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.

Elaboração de perguntas, seleção, organização e registro de dados para a investigação da história das religiões.

 • História das religiões: organização e registro de dados para a sua investigação.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2022/04/sugestoes-de-abordagem-9o-ano-1o.html

 

Contribuição das religiões no campo das ideias, desenvolvimento social e na formação das civilizações.

• Contribuição das religiões na formação, desenvolvimento social das civilizações e no campo das ideias.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/9o-ano-habilidade-contribuicao-das.html

 

Compreensão do ideal de autonomia e espiritualidade entre povos primitivos e indígenas sul-americanos.

• Ideal de autonomia e espiritualidade nos povos indígenas primitivos sul-americanos.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/9o-ano-habilidade-contribuicao-das.html

 

• Busca de informação em fontes variadas que possibilitem a identificação de práticas de espiritualidade utilizadas pelas religiões pré-colombianas (astecas, incas, maias, etc.).

• Práticas de espiritualidade nas religiões pré-colombianas.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/05/sugestoes-de-abordagem-9o-ano-2o_11.html

Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.

• Caracterização e discussão dos variados modelos de valorização da vida nas diferentes tradições religiosas.

• Modelos variados de valorização da vida nas diferentes tradições religiosas.

 

(1) https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/03/caracterizacao-e-discussao-dos-variados.html

(2) https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/9o-ano-habilidade-contribuicao-das.html

 

Estabelecimento de relação entre fundamentos religiosos de respeito à vida e situações conflitantes veiculadas pela mídia.

• Fundamentos religiosos de respeito à vida no contexto de situações conflitantes veiculadas pela mídia.

 

 

 

 

Identificação e análise das filosofias de vida e princípios éticos nas diferentes tradições religiosas.

• Filosofias de vida e princípios éticos nas diferentes tradições religiosas.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2021/04/religioso-6o-ano-competencia-1-conhecer.html

• Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.

Investigação sobre características comuns da espiritualidade, no contexto das diversas religiões.

• Espiritualidade: estudo comparativo no contexto das diversas religiões.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/04/sugestoes-de-abordagem-9o-ano.html

 

Entendimento das implicações da espiritualidade no contexto atual de individualismo e materialismo, entre outros indicadores de transformação social.

• Espiritualidade: implicações frente ao individualismo, materialismo e outros indicadores de transformação social.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/08/sugestoes-de-abordagem-9-ano-3-bimestre.html

 

Estabelecimento de relação entre fundamentos religiosos, atitude ética de respeito à vida e dignidade humana.

• Fundamentos religiosos no contexto de atitudes éticas de respeito à vida e dignidade humana.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/11/sugestoes-de-abordagem-4o-bimestre-9o.html

Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.

Estabelecimento de relações entre cultura religiosa e desenvolvimento social.

• Cultura religiosa e desenvolvimento social.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html

 

Associação entre espiritualidade e expressão artística (escultura, teatro e dança, entre outras) na cultura indígena local e pré-colombiana (maias, astecas e incas).

• Espiritualidade e expressão artística nas culturas pré-colombiana e indígena local.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/10/8o-ano-conteudos-er080205-expressao.html

 

Identificação e análise do modo de interação entre ideologias religiosas, estruturas políticas e sua influência na sociedade.

• Ideologias religiosas, estruturas políticas e sua influência na sociedade.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2024/08/sugestoes-de-abordagem-9-ano.html

Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.

Investigação e descrição do diálogo inter-religioso como princípio básico de respeito à liberdade de credo e da união entre as diferentes religiões.

• O diálogo inter-religioso e o respeito à liberdade de credo.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/07/sugestoes-de-abordagem-do-9o-ano-3o.html

 

Reconhecimento e valorização do significado do estudo da religião no pragmatismo da diversidade religiosa.

• Religião e diversidade religiosa.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2019/07/sugestoes-de-abordagem-do-9o-ano-3o.html

 

• Compreensão das diferenças entre religiosidade e fanatismo.

• Religiosidade e fanatismo.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2024/08/sugestoes-de-abordagem-9-ano_20.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Links de Referência no Blog por Habilidade - 7º ano