Plano de Aula e Sequência Didática - 1

        Para apreciar o modo de elaborar sequências didáticas, iniciemos pela diferença entre Plano de Aula e Sequência Didática.
    Sequência Didática: compreende o planejamento antecipado de uma sequência de ações que definem as atividades de ensino planejadas para um determinado número de aulas. Ela se baseia nas habilidades/objetos de conhecimento do Plano de Curso e inclui um grupo de aulas. 
    Plano de Aula: planejamento das atividades didáticas por aula, definidas as abordagens com foco nas habilidades/objetos de conhecimento a ser abordadas, levada em conta a continuidade de aulas planejadas na sequência didática. 

      A partir dos modelos abaixo, tanto de Sequência Didática, quanto de Plano de Aula, passamos a orientar o modo como devem ser organizados.

Modelo de Plano de Aula:
    A pequena foto acima reproduz o modelo que está no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1iDpqsHc4yJElRjfgeAGkqspIEoSxg2Mb/view?usp=drivesdk

1. Analisando o Plano de Aula parte a parte:

ATENÇÃO: Plano de Aula não é obrigatório. Plano de Aula não é para ser mostrado ao Coordenador Pedagógico. Plano de Aula abordado aqui somente serve para se entender melhor Sequência Didática e será opção pessoal de cada professor fazer).

Está subdividido em três partes:
1. IDENTIFICAÇÃO
2. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
3. RECURSOS
4. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES AVALIATIVAS

Na IDENTIFICAÇÃO temos:
1.1. Ano/Turma; 1.2. Bimestre/Trimestre; 1.3. Tema da aula; 1.4. Área do conhecimento; 1.5. Componente curricular; 1.6. Competências específicas a serem desenvolvidas nesta aula; 1.7. Habilidades a serem desenvolvidas nesta aula.

No ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO temos:
2.1. Objetos de conhecimento (conteúdos/conceitos/processo); 2.2. Conhecimento prévio necessário.

Nos RECURSOS temos:
3.1. Materiais/tecnologias e recursos utilizados.

E nos PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES AVALIATIVAS temos:
4.1. Aplicação/Fixação; 4.2. Síntese/Avaliação.

Sugiro aos professores que, caso decidam fazer seu Plano de Aula, preencham nele os elementos relacionados à nossa própria metodologia, que são os campos:

1. IDENTIFICAÇÃO
1.1. Ano/turma; 1.2 Bimestre; 1.3. Tema da aula (definido pelo professor); 1.4. Área do Conhecimento: Ensino Religioso; 1.5. Componente curricular: Ensino Religioso; 1.6. Competências específicas a serem desenvolvidas nesta aula (ver no Plano de Curso a que Competências correspondem as habilidades/objetos de conhecimento de cada bimestre em cada ano/série); 1.7. Habilidades a serem desenvolvidas nesta aula (aqui registrar a habilidade(s)/objeto(s) de conhecimento abordada(o)(s) na aula).

2. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
2.1. Objeto de conhecimento (conteúdos/conceitos/processos). No Plano de Curso, na coluna Conteúdos, aparecem as Habilidades/objetos de conhecimento. Para facilitar ao professor, está anotado o objeto de conhecimento correspondente à habilidade. Anotar neste espaço o objeto de conhecimento a ser abordado.
2.2. Conhecimento prévio necessário. Aqui o professor deverá realizar sondagem prévia com os alunos a respeito do que conhecem a respeito da habilidade/objeto de conhecimento a ser abordada na aula.

3. RECURSOS. Aqui o professor, previamente, anotará os recursos que utilizará em sua aula. No próprio Plano de Curso há sugestões de Recursos. Não são obrigatórios a ser utilizados. Caso o professor for utilizar, anote previamente em seu Plano de Aula, de modo a se prevenir em sua mobilização para uso.

4. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES AVALIATIVAS.
4.1. Aplicação/Fixação (aqui professor deverá anotar a estratégia que planejou para aplicar o Conteúdo/Habilidade/Objeto de conhecimento prescrito para o bimestre no Plano de Curso. E como, do mesmo modo, planejou o trato e aplicação que o aluno fará do conhecimento adquirido, para fixá-lo de modo prático).
4.2. Síntese/Avaliação (Síntese significa uma retomada em resumo do que foi desenvolvido para o aluno e Avaliação, o método escolhido para verificar o aproveitamento final de toda a atividade acadêmica. No Plano de Curso há uma coluna Avaliação, que também sugere modos de avaliar. O professor também poderá escolher um dos modos ali indicados ou estabelecer o que julgar melhor). Atenção: cada conteúdo ministrado carece de avaliação específica, além de outras ou da própria Avaliação de Rede, para que o professor verifique, a cada etapa e a cada aula, o avanço de seu aluno no aprendizado. 






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