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Sugestões de abordagem - 9º ano - 3º bimestre - 2020

  9º ano - 3º bimestre - 2020 Habilidade                                                                           Entendimento das implicações da espiritualidade no contexto atual de individualismo e materialismo, entre outros indicadores de transformação social.    Conteúdo                          Espiritualidade: implicações frente ao individualismo, materialismo e outros indicadores de transformação social. Uma vez sugerida a reestruturação do Plano de Curso, em função deste ano letivo atípico, demarcamos acima a habilidade e seu conteúdo correspondente para o início de atividades do 3º bimestre.  O critério para a inclusão/exclusão sugerida de habilidades/conteúdos foi duplo: 1. sua relação com o contexto de vivência prática atual; 2. sua facilidade de síntese em relação às outras habilidades/conteúdo. Assim, nossa abordagem com relação aos alunos seria a um tempo prática, em relação à vivência emergencial desses tempos de pandemia, assim como não seriam excluídas, de todo, temát

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  9º ANO COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDO • Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos. Levantamento de hipóteses. • Leitura e interpretação de diversos textos sobre a temática.         • Elaboração de relatos orais e outras formas de registros sobre os resquícios místicos das crenças, usos e costumes de povos primitivos e indígenas sul-americanos e dos povos indígenas do Acre. • Relatos orais, registros primitivos e resquícios míticos de povos indígenas sul-americanos e acreanos.   https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/9o-ano-1habilidade2conteudo-1.html   Estudo de mitos fundantes para a identificação dos sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religi

Sugestões de abordagem - 9⁰ ano

  Compreensão das diferenças entre religiosidade e fanatismo.    Trata-se de duas qualificados opostas entre si, porém presentes, muitas vezes em igual intensidade, no contexto social.   Religiosidade é o contrário de fanatismo. E sete não se aplica somente à religião. Há torcedores fanáticos, há partidarismo político fanático e há fanatismo religioso.   Intendente que, de início, fanático provém de fanus, templo, e significava, na Roma antiga, pertencente ao templo ou inspirado pelos deuses.    Mas ocorreu o que se denomina uma expansão semântica, ou seja, o significado se expandiu, de modo depreciativo, para "quem segue cegamente uma doutrina ou partido".    Também definido por quem manifesta um "zelo (cuidado) acrítico ou entusiasmo obsessivo". Por isso pode-se dizer que o fanatismo, seja ele religioso ou político, distorce a verdadeiro intenção, seja ela da parte da religião ou da política, afetando sua finalidade positiva no contexto social.    Essa habilidade

Sugestões de abordagem - 9⁰ ano

  Identificação e análise do modo de interação entre ideologias religiosas, estruturas políticas e sua influência na sociedade.    O lugar de ocorrência de convivência religiosa é a sociedade. E nela existem variáveis múltiplas de tradições, modos de ser, ideologias diversas, sejam políticas ou religiosas.   Pois essa multiplicidade deve ser compreendida, como se tivéssemos de, todo o tempo, sair de nosso contexto de convivência, para observar tudo à volta e a nós mesmos.   E a escola, nesse contexto, é lugar privilegiado de estudo e observação. E a própria disciplina do Ensino Religioso, em sua proposta, confere elementos para um exame acadêmico dessa interação.   Por isso a habilidade acima que, de modo bem específico, expõe essa necessidade de avaliação crítica e inteligente. Como é comum fazer, deve ser subdividida nas três partes em que se estrutura 1. Processo cognitivo: identificar e analisar; 2. Objeto de conhecimento: modo de interação entre ideologias religiosas e estruturas