Sugestões de abordagem - 9º ano - Destaques da Consulta - 1o bimestre de 2023
Estudo de mitos fundantes, para a identificação dos sentidos do viver e do morrer, em diferentes tradições religiosas. Subdividindo, em suas partes constitutivas, essa habilidade, temos: 1. Processo cognitivo: Estudar; 2. Objeto de conhecimento: mitos fundantes; 3. Contexto: identificação do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas. Será necessário ao professor delimitar que religiões abordar. Para essa seleção, sempre será positivo classificá-las por grupos mais gerais. Definidas como religiões indígenas, de matriz africana, cristãs, orientais etc. Lembrar o modo como as próprias religiões preferem ser classificadas. Por exemplo, as tradições ayahuasqueiras a si mesmas se declaram cristãs. A designação "seita" adquire um sentido depreciativo e, portanto, não deve ser utilizada. O Espitismo se autoavalia como ciência e filosofia e não, especificamente, uma religião. E para a pesquisa de mitos fundante...