Sugestões de abordagem - 7º ano - Destaque na Consulta - 1o bimestre de 2023

Identificação dos valores contidos nos textos sagrados e nas tradições orais e sua importância na formação humana.


    Do mesmo modo como anteriormente, podemos desdobrar: 1. Processo cognitivo: Identiticar; 2. Objeto de conhecimento: valores; 3. Contexto de aplicação: contidos nos textos sagrados e nas tradições orais e sua importância na formação humana.

    Desta vez, vamos iniciar comentando o ponto 3. Contexto de aplicação, por causa de sua extensão. Observem que o Objeto de conhecimento "valores" carece de um contexto mais restrito, mais específico, que defina a que valores a habilidade se refere.

     Pois há dois indicadores para valores, que serão: 1. Aqueles verificados nos textos sagrados (ou tradições escritas) e orais das religiões; 2. Especificamente voltados para a formação humana. Embora o termo "formação" não esteja especificado, podemos considerar valores éticos da formação humana.

    Portanto, o foco serão as tradições escritas e orais das religiões e a tarefa do professor, levando-se em conta a Taxonomia de Bloom, será conduzir o aluno a identificar esses valores.

     Reparar como a habilidade deste bimestre articula-se com a do anterior, que já enfoca os textos escritos, o que fazemos sempre lembrando o enfoque necessário também voltado às tradições orais, devido às religiões que não possuem tradições escritas.

    Definimos, também, que formação humana significa focar quais princípios éticos estão relacionados à abordagem dos textos sagrados e das tradições orais, sempre distinguindo entre a norma ou princípio ético específico de uma dada tradição religiosa do princípio ético válido para aplicação geral na sociedade.

     Por exemplo, uma dada tradição pode apresentar, e isso é legítimo, princípios que aceita e prescreve a seus adeptos. Mas esses princípios não podem ser exigidos ou supostamente encarados como genéricos, ou seja, aplicáveis a toda a sociedade.

     É importante conhecer, do mesmo modo, princípios éticos que são comuns a todas as tradições religiosas, independentemente das diferenças entre elas.

     Por exemplo, com respeito aos direitos humanos, nenhuma religião que atente contra eles ou, por alguma razão, induza contra o respeito ao outro, pode ser considerada legítima.

    Por que essa ressalva acima? Porque histórica é oficialmente já ocorreram perseguições religiosas, tentativas de anular a religião do outro, discriminar ou diminuir a importância delas.

     Então, embora pareça redundante dizer que um dos princípios éticos aos quais todas as religiões se submetem é esse do respeito recíproco, da aceitação da pluralidade e tolerância religiosa, é necessário reforçar que, nem tanto pela religião em si, mas pela própria natureza humana, muitas vezes um recurso cultural poderoso, de agregação social, que é a religião, pode se tornar o contrário, isto é, fator de desagregação social. 

    Portanto, muitas vezes o comportamento reprovável de um adepto de qualquer religião, pode afetar a imagem dessa mesma religião. Então, que haja cuidado em separar a religião do comportamento errático de qualquer de seus adeptos.

    Assim como reconhecer quando uma religião, em bloco, qualquer que seja, tenta impor, por qualquer método, aberta ou sutilmente, seus valores à sociedade, violando o princípio da laicidade do Estado ou mesmo disseminando posturas indevidas, ainda que sob o pretexto de, como religião, julgar que deve ou pode estabelecer normas sociais.

     Religiões devem sempre ter bons exemplos a dar, estabelecendo e reforçando princípios de coesão e valores sociais. Sejam eles ligados à cidadania, respeito ao outro, preservação da vida, aceitação da pluralidade e diversidade social. Pois tanto as religiões, quanto a própria sociedade, podem e devem caminhar juntas, sempre atentas, tanto ao seu potencial de mobilização, quanto ao risco de desvios éticos que possam ocorrer ou mesmo, por ambas, serem provocados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Links de Referência no Blog por Habilidade - 7º ano