Ensino Religioso - síntese de seu desempenho recente

   Desde 2014, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre - SEE, deu início, sob orientação dos Assessores Cid Mauro Araujo de Oliveira e Ivanilde Lopes da Silva, uma sequência de Formações para professores do Ensino Religioso. 

   Tanto o Fórum de Ensino Religisoso, instalado em 2002, que produziu o primeiro Currículo de Ensino Religioso do Acre, para as antigas 1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries, quanto o lançamento da Cartilha de Diversidade Religiosa, em 2010, pelo Instituto Ecumênico Fé e Política, foram apresentados aos professores, nessas Formações, representando um grande salto e incremento ao Ensino Religioso no estado do Acre.

   No período de 2017 a 2019, esse Currículo de 2002 foi cotejado com os objetivos de ensino, por meio de competências e habilidades constantes na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, para que se adaptasse à nova nomenclatura do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, 1⁰ ao 5⁰ anos, e Anos Finais, 6⁰ ao 9⁰ anos.

   A partir de então, temos o Currículo de Referência Único do Acre, para todas as disciplinas, incluído o Ensino Religisoso. A assessoria, nesse período, entre outras atividades, tem preparado as Formações para os professores, sempre de acordo com as habilidades e objetos de conhecimento do novo Currículo de Referência Único.

   São a eles oferecidas, de acordo com o calendário escolar, sempre no início do ano letivo, com as demais disciplinas, assim como no início do 3⁰ bimestre, após o recesso do meio do ano. Destaque para uma das Formações que realizamos para orientar os professores na abordagem da religião indígena, que foi apresentada como modelo, num Seminário sobre Religiosidades, em Manaus, como inédita na Região Norte.

    O principal desafio para o Ensino Religioso continua a ser estabelecer uma graduação em Ciências da Religião, o que irá permitir habilitar professores específicos para a disciplina. Frequentemente se confunde Ensino Religioso com ensino de religião. Nada mais absurdo.

   As exigências da vida (pós)moderna, cada vez mais, demandam um cidadão preparado para a diversidade cultural. O Ensino Religioso, quando aborda religião, não o faz no sentido proselitista, como ressalta com clareza o próprio texto constitucional que o respalda.

    Mas habilita o aluno a lidar com a diversidade religiosa, assim como todas as outras. Por isso se inscreve, no contexto acadêmico, como transposição didática com Ciências da Religião, especificado, de modo claro, que trata do fenômeno religioso e não do ensino de religião.

   Uma formação em nível de graduação em Ciências da Religião, além de melhor preparar os professores, vai habilitá-los a concursos públicos com vagas específicas para a disciplina do Ensino Religioso, para que não mais ocorra duplicidade de disciplinas, sobrecarregando os professores, certamente afetando o seu rendimento.

 Seguem abaixo alguns documentos que representam a caminhada do Ensino Religioso nessa nova fase, desde que, em 2002, por iniciativa do Conselho Estadual de Educação, na pessoa de sua presidente na época, a Profa Iris Célia Cabanellas Zanini, instituiu-se o Fórum de Ensino Religioso, que, como resultado, editou o primeiro Currículo de Ensino Religioso do Acre.

   Nos links abaixo, no Padlet de Ensino Religioso, é possível encontrar:

Link do Padlet de Ensino Religioso:

1. O Relatório, em PDF, das Formações realizadas em 2014;

2. O Currículo de Referência Único do Acre, no qual consta, a partir da p. 685, a disciplina de Ensino Religioso;

3. Os Cadernos de Sequências Didáticas 1, 2 e 3, nos quais constam habilidades e objetos de conhecimento do Currículo abordados pelos professores desde 2022;

4. Cartilha Ecumênica "Muitos são os caminhos de Deus", editada em 2011, como iniciativa do Instituto Ecumênico Fé e Política, num convênio com a SEE;

5. Pelo link abaixo é possível acessar o blog Ensino Religisoso Acre, no qual constam as Sugestões de Abordagem das habilidades constantes no Currículo de Referência Único, como mais um material de apoio ao professor:

Link do blog Ensino Religioso Acre:

   

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