Competências do Ensino Religioso - Competência 1

Vamos iniciar, com este texto, comentários breves das 6 (seis) Competências Específicas para o Ensino Religioso, porque nelas e para elas estão baseadas e organizadas as habilidades/conteúdos por ano, no Currículo de Referência Único.

Competência 1
Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.

Nesta primeira Competência, os temos utilizados para defini-la já pressupõem uma série de equívocos que são apontados, quando se compreende errado a abordagem e o lugar do Ensino Religioso como área do conhecimento.

1. "Conhecer aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida".

1. Essa Competência foca TRADIÇÕES/MOVIMENTOS RELIGIOSOS. A palavra "tradição" reúne todas as religiões conhecidas, independentemente de sua antiguidade, abrangência geográfica e cultural ou quantidade de adeptos. E a palavra MOVIMENTOS inclui grupos que ainda podem não ter alcançado um status de religião, mas que reúnem as mesmas características.

 Essa abordagem já pressupõe que, no contexto das aulas do Ensino Religioso, como prescreve a própria Constituição, onde aparece normatizada, a pluralidade religiosa, o não proselitismo e a absoluta igualdade entre todas as religiões devem ser respeitados.

2. ASPECTOS ESTRUTURANTES, observe esse termo: embora seja dirigido ao professor, por se encontrar no texto ds uma Competência do Currículo de Referência Único, constitui-se num conceito dirigido a uma capacitação que o aluno deverá adquirir.

Portanto, levando em conta, a título de exemplo, os níveis de complexidade, vale a pena refletir, por exemplo, que conceitos os alunos, em seu conhecimento prévio, trazem consigo, de modo a compreender e avançar no que sejam "aspectos estruturantes" de uma tradição ou movimento religioso.

3. FILOSOFIAS DE VIDA: aqui estão incluídos os que não têm religião e que pautam suas vidas por outros princípios, sejam eles de origem ético-filosófica ou cultural, de modo geral, que não sejam tradições religiosas.

É necessário não discriminar essa categoria de pessoas e, no contexto da sala de aula, sempre tratar e apresentar a disciplina de Ensino Religioso como um espaço plural, que incorpora métodos científicos de abordagem: ensino do que representa o fenômeno religioso e não "aula de religião" ou "ensino de religião".

4. A PARTIR DE PRESSUPOSTOS CIENTÍFICOS, FILOSÓFICOS, ESTÉTICOS E ÉTICOS: aqui está confirmada a abordagem que se pretende dar à disciplina de Ensino Religioso. Por isso, os pressupostos dessa disciplina residem na abordagem a partir dos métodos das Ciências da Religião.

Como assinala o Prof. Junqueira, a relação de Ensino Religioso com as Ciências da Religião é de "transposição didática", ou seja, não existe na academia uma graduação em Ensino Religioso, como há para as demais disciplinas.

Portanto, o professor se apropria dos métodos das Ciências da Religião e, por meio deles, efetua a abordagem desta disciplina, procede à leitura de seu currículo e empreende seu planejamento e prática pedagógica.

Os demais termos, que seguem adicionados ao científico, definem outros contextos que reafirmam a postura de uma abordagem não puramente religiosa, ou seja, de ensino de religião ou proselitista, mas reforçam aspectos neutros, em relação à religião, e afeitos à ciência, como é o caso da filosofia, da ética e da estética, esta focando com o que cada religião contribui no âmbito das artes.

Vamos dar continuidade, abordando cada Competência em separado.

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