Sugestão de abordagem - 7⁰ ano

Exemplificação de líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade.


    Esta habilidade é complementar em relação à anterior. Porque sugere que sejam elencados, como exemplo, líderes religiosos que se destacaram.

   É muito interessante e positivo estudar a contribuição de líderes religiosos em sua projeção social, porque indica sua aceitação para além do contexto apenas de sua própria religião.

  Ainda porque há mais aspectos positivos a destacar, do que os escândalos, que acabam recebendo, por meio da mídia, de modo viciado, destaque continuado e insistente.

  E também porque conhecer o benefício que personalidades de diferentes líderes de variadas religiões promoveram, contribui para saber que, independente da religião, a influência positiva desses líderes deve receber justa prioridade.

    Já mencionamos, anteriormente, Martin Luther King (1929-1968), pastor batista (denominação evangélica, ou seja, protestante), que se destacou nas lutas contra o racismo, nos EUA, e Mahatma Gandhi (1869-1948), da religião hindu, que se destacou nas ações pacíficas pela independência, na Índia, que era colônia britânica.

   Atualmente, o Papa Francisco I medeia acordos entre Israel e o Hamas, como líder católico maior. Chico Xavier (1910-2002) foi um expressivo líder espírita brasileiro. E, como destaque, a história da cidade de Porto Velho reserva um relato surpreendente.

   Na época da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré (1907-1912), o governo da capital federal resolveu enviar, como punição, rebelados de uma revolta política, no Rio de Janeiro, para trabalhar nela, nos confins de Rondônia.

   E também foram enviadas prostitutas, que começaram a ser exploradas e assassinadas. Então da antiga capital, no Rio de Janeiro, saiu a ordem para que essas mulheres não mais fossem molestadas. Mas então não mais tinham amor próprio ou repito, nenhum serviço, e ainda eram discriminadas e rejeitadas.

   Foi quando certa Mãe de Santo, candomblecista, acolheu-as e as ensinou a ser lavadeiras. Readmitidas, portanto, ao convívio social, tornaram-se essenciais, agora associadas ao bem-estar e à pureza, atendendo a muita gente naquela, à época, nascente cidade de Porto Velho.

   Estudar essas lideranças, personagens históricos, muitas vezes anônimos ou completamente desconhecidos, indica que, independentemente de religião, com suas tradições, diferenças e, às vezes, estranhezas, há atitudes, nesses líderes de destaque, dignas de ser imitadas e enaltecidas.

   Em nossas análises e avaliações das religiões, é necessário distinguir entre as tradições religiosas, propriamente ditas, e seus adeptos e, até mesmo, suas lideranças. Quando ocorrem escândalos ou quaisquer aspectos negativos, devem ser contabilizados, em sua responsabilidade, às pessoas, e não às religiões, como um todo.

   Nenhuma religião deve ser contaminada ou responsabilizada por má conduta de qualquer líder ou adepto. Desvios de conduta pertencem a pessoas. E qualquer desses desvios, com detalhe e precisão, a elas devem ser tributados.

   Assim como atos dignos, amplos em seu efeito benéfico, devem ser postos em destaque, visto que não estão restritos, apenas, ao contexto específico da religião, mas extrapolaram esse contexto, dignificando seus executores e, consequentemente, como num retorno, a essa mesma religião, enaltecendo-a com justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023