Sugestões de abordagem - 8⁰ ano - Destaque de habilidade - 3⁰ bimestre de 2023

"Desenvolvimento da consciência crítica, desvinculada do fanatismo  religioso, voltada  para  a  livre expressão da fé."

  Esta habilidade apresenta uma abordagem ampla e bastante significativa, por mencionar elementos tão usuais nos dias atuais que, atendendo ao decorrido do tempo, deveriam estar desarraigaidos da condição humana.

   O fanatismo pode se manifestar de diversas maneiras, não só no contexto religioso. Por isso, abordá-lo, de modo consciente e competente, numa oportunidade de trato acadêmico, pelo Ensino Religioso, é uma excelente oportunidade de esclarecimento e prevenção.

   A habilidade requer: 1. Desenvolver (Processo cognitivo), 2. consciência crítica desvinculada do fanatismo religioso (Objento de conhecimento), 3. voltada para a livre expressão da fé (Contexto).

   O verbo "desenvolver" situa-se no Nível de Compexidade AVALIAR. No Padlet, pode ser consultada uma postagem dos Verbos de cada habilidade classificados por Nível de Complexidade.

  Isso significa, estamos no 8⁰ ano, que o aluno deve ter capacidade de aprimorar seu raciocínio, sua capacidade de dedução e apreciação crítica de situações que configurem indicações de posturas de fanatismo ou de cerceamento da livre expressão da fé.

  Como formar uma consciência crítica? Por sua vez, desvinculada do fanatismo (qualquer tipo deles), especificamente, no caso, o religioso. Este exercício de formação de uma consciência crítica, voltada para o contexto religioso, vai habilitar outros contextos.

   No contexto social, muitas vezes as posturas erradas, as visões preconceituosas e a intolerância com o outro estão vinculadas. Por exemplo, já se discute como o preconceito contra as religiões de matriz africana esteja vinculado ao racismo.

   E deve haver cuidado, de parte a parte, para que uma luta legítima contra preconceitos, e contra o próprio fanatismo, não torne possível o surgimento de um novo preconceito. Por exemplo, os evangélicos já aparecem como a segunda religião vista com discriminação, logo abaixo das religiões de matriz africana.

   Apego exagerado a uma religião, da parte de seu adepto, de modo a que despreze qualquer outra, constitui-se num mau sintoma. Formação de grupos ou movimentols sociais, muitas vezes até por mídias digitais, que afrontem qualquer religião ou modos diversos de crer, deve ser rejeitado, como indicação de intolerância religiosa.

   Apego a qualquer ideologia ou tendência política de modo a considerar todas as demais desprezíveis, erradas ou danosas, ao ponto de se estabelecer confrontos ofensivos, discussões desqualificantes, será facilmente associado ou classificado como fanatismo político.

   Pesquise sobre uma definição precisa de fanatismo. Busque exemplos históricos, assim como situações recentes. Para desenvolver uma consciência crítica, será necessária uma educação de hábitos, num trabalho individual, tanto intelectual, do entendimento tolerante das diferenças entre religiões, assim como de formação de uma cultura de paz.

   Esta habilidade é própria para estabelecer um ambiente e contexto amplo para discussão e formação de hábitos positivos de convivência democrática, cidadã, ética e respeitosa. Lembrar e mencionar que a livre expressão de consciência consta num dos artigos da Constituição.

   Abaixo segue o texto do Artigo, sendo indicado para o professor mencionar essa vinculação. Desse modo  destaca-se mais um aspecto da relevância da discussão proposta por esta habilidade, e quanto útil, urgente e oportuno deve ser o tratamento dessa temática.

    LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA: O QUE DIZ O INCISO VI DA CONSTITUIÇÃO: O artigo 5º, em seu sexto inciso, afirma que: “Inciso VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”

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