Sugestões de abordagem - 6⁰ ano - Destaque de cunsulta - 3⁰ bimestre de 2023

 "Compreensão do significado do comportamento ético nas relações humanas, no contexto da função religiosa e cidadã (cultura, política, economia, saúde, ciência, tecnologia e meio ambiente)."

         Para início de abordagem dessa habilidade, constante no Plano de Curso do 6⁰ ano, no 3⁰ bimestre, indicada como destaque na consulta feita aos professores, vamos desmembrá-la nas três partes componentes, que incluem: 1. Processo cognitivo; 2. Objeto de conhecimento; e 3. Contexto.

1. Processo cognitivo: Compreensão -> cujo verbo derivado é Compreender. Observado o quadro de Níveis de Complexidade da Taxonomia de Bloom, situa-se no nível COMPREENDER.

2. Objeto de conhecimento (o que Compreender): do significado do comportamento ético nas relações humanas;

3. Contexto (delimitação do Objeto de conhecimento): no contexto da função religiosa e cidadã. Verificar que, entre parênteses, há uma especificação a mais deses contextos: na cultura, política, economia, saúde, ciência, tecnologia e meio ambiente.

   Logo se verifica que essa habilidade apresenta uma grande amplitude de abordagem. Em seu planejamento, o professor poderá desdobrá-la para mais de uma aula, especificando, em sua Sequência Didática, como vai proceder.

  O nível COMPREENDER, o segundo, no quadro da Taxonomia de Bloom (consulte o Padlet), requer um preparo inicial e antecipado do aluno, já obtido anteriormente no nível MEMORIZAR.

   Levando-se em conta de que são alunos do 6⁰ ano, recém-chegados do nível dos Anos Iniciais, os conhecimentos prévios devem ser bem definidos por meio de estratégias bem aplicadas.

   Evidente que o sentido geral da habilidade em questão precisa ser nivelado ao alcance deles, assim como a terminologia dela adaptada ao nível de sua compreensão.

  Em sentido geral, o Objeto de conhecimento se refere à ética e às relações humanas. Pois estes assuntos e essa temática fazem parte da vivência relacional dos alunos, seja no aprendizado trazido do contexto familiar, seja na experiência prévia da escola.

   E tal comportamento ético, bem definido ao alcance da compreensão deles, aplica-se tanto ao contexto religioso, quanto ao cidadão, ou seja, o conceito de cidadania e da complexidade do comportamento social também será abordado ao alcance dos alunos.

   O professor, na subdivisão que deverá planejar, em sua abordagem, deve perceber que a relação de contextos específicos para enfocar ética e relações humanas, quando são mencionados, atendem mais a uma indicação da amplitude do assunto do que, obrigatoriamente, setorizar, em seu planejamento, cada um desses contextos.

   Portanto, poderá explicar aos alunos como, na cultura (e religião faz parte dela) há necessidade de se atender à ética e às relações humanas. Podem ser apresentados exemplos práticos.

   E como na política, economia, saúde, enfim, em cada um dos contextos, a mesma apreciação de princípios éticos e cuidado com os Direitos Humanos, já que se trata de relações humanas, torna-se necessário.

   Pode-se entender religião como parte componente da cultura. Como, então, preserva-se o comportamento ético e digno, em termos de relações humanas, na convivência entre elas?

  E na política, até que ponto as religiões, principalmente as que se avaliam como mais importantes, pela quantidade de adeptos ou pela antiguidade, como o catolicismo e protestantismo, ambicionam valer-se da política para sua autopromoção?

   No contexto da política, segue próxima a economia, porque poder político e poder econômico estão ligados e intrincados. Portanto, o que é ou não ético nessa reflexão e como isso afeta a sociedade, em todos os níveis, num país tão desigual como o Brasil?

   O professor deverá ter cuidado para não politizar sua discussão, tornando-a personalista e estéril. Mas deverá priorizar a orientação ética mais ampla, assim como focar aspectos gerais das relações sociais, procurando, desde uma idade tão tenra, orientar seus alunos para uma cidadania plena e efetiva.

   Desta forma, a sala de aula do Ensino Religioso vai cumprir um elevado papel orientador, uma vez calcado no preparo cuidadoso e no planejamento detalhado do professor. E sempre lembrando do potencial interdisciplinar de nossa disciplina.

   E ainda para encerrar, consulte os Descritores de Língua Portuguesa no Padlet. Quando, em seu planejamento, propuser atividades de leitura, nivele, do mesmo modo, esses descritores, conduzindo cuidadosamente os alunos, passo a passo, na compreensão dos textos apresentados.

   Sucesso, caro colega. Estamos a seu alcance, seja aqui pelo blog ou por meio de nosso grupo. Grande abraço.

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