Ensino Religioso - 1ª Formação de 2023

     Realizadas as Formações com professores do Ensino Religioso nos dias 6 a 9 de março de 2023, sempre manhã e tarde. Devido ao replanejamento, foi realizada a primeira parte da Formação Geral, no dia 6, no Auditório da SEE. Nos dias seguintes, na Escola Glória Perez, em 7 de março, a primeira parte geral com os professores, no dia 8, a oficina específica do Ensino Religioso e, no dia 9, na UFAC, duas palestras sobre temáticas específicas, somente no período da manhã.

   Houve presença de 11 (onze) professores na manhã do dia 7 de março, 9 (nove) professoras na manhã do dia 8 de março e 7 (sete) professores na manhã do dia 9 de março. Para o período da tarde, houve 6 (seis) professores no dia 7 de março e 4 (quatro) professores no dia 8 de março. Para o dia 9, foram combinadas apenas as palestras para o período da manhã.

   Duas professoras e um professor justificaram sua ausência, uma delas no dia 8 de março e outra no dia 9 de março, por questões de saúde, e um professor no período da tarde do dia 8 de março, pelo mesmo motivo.

   Entre as Formações com professores do Ensino Religioso, esta foi a com menor presença registrada. Avalio que as razões estão relacionadas à não definição de contratos nesse período de transição, visto que foi recomendado que professores ainda não vinculados, por contratos provisórios, efetivamente não comparecessem nesta Formação.

   Ainda outra condição típica para os professores do Ensino Religioso, que é o acúmulo de disciplinas. Registramos uma professora que teve disponibilidade de fazer pela manhã, a Formação de Arte, e à tarde, a do Ensino Religioso. Compareceu todos os dias.

   Entre todos os presentes, havia mais duas professoras que acumulavam outra disciplina, tendo resolvido vir à Formação do Ensino Religioso, abrindo mão da outra disciplina, o que costuma ser uma raridade. E houve outra professora, do período da tarde, que somente leciona Ensino Religioso, mas sua escola não a liberou para estar pela manhã na UFAC.

   A palestra da UFAC foi com os Doutores Carlos Paula de Moraes e Francisco Pinheiro de Assis, respectivamente, Pró-Reitor de Extensão e Cultura e Diretor do Curso de Pós-Graduação em Ensino Religioso da UFAC.

   Foi extremamente útil aos professoras presentes, pois esclareceu o que significa transposição didática, que é o modo de aplicar, em sala de aula, ao nível do aluno, o Currículo de Ensino Religioso, por meio do conteúdo acadêmico adquirido na graduação em Ciências da Religião, curso que habilita o professor de Ensino Religioso.

   Por não haver, na Universidade, um curso específico de graduação, ainda não há, portanto, concurso específico para professores de Ensino Religioso, o que enseja a adaptação de suplementação de carga horária, sobrecarregando o professor de Ensino Religioso, que acumula 2 (duas) disciplinas.

   Também foi comentada, na outra palestra, de um modo prático, assuntos sensíveis na abordagem da disciplina, muitas vezes, impropriamente, confundida como "ensino de religião", temas como diferença entre espiritualidade, para quem é religioso e para quem não tem religião, entre outras estranhezas que surgem nas variadas abordagens de sala de aula, sensíveis às reações da família do aluno.

   A discussão desses assuntos e procedimentos revela-se muito útil, visto que o Ensino Religioso aborda enfoques que, muito raramente, são tratados em família. O conhecimento de outras formas de rituais, cultos, celebrações e outras visões variadas do sagrado são abordados no ambiente da escola, preparando o aluno para um desempenho desprovido de preconceitos na vida social.

    As demais abordagens realizadas nos dias 7 e 8 de março procuraram situar o professor no contexto das necessidades gerais e mais amplas do sistema de ensino adotado e praticado nos anos mais recentes, assim como habilitá-lo a um trato mais ágil e menos complexo do Plano de Curso, quanto ao desmebramento de habilidades, em sua abordagem, e a relação delas entre si, no Currículo, como facilitadores do planejamento do professor e sua aplicabilidade em sala de aula.

    O esforço para suprir os professores com orientações, por meio do blog Ensino Religioso Acre, assim como as Sugestões de abordagem publicadas, juntamente com a indicação de links de material da Internet, continuam sendo os meios de contato contínuo, assim como o grupo de WhatsApp que, no momento, reúne 108 (cento e oito) participantes, entre professores de Rio Branco e outros associados dentre os demais Municípios.

   Serão publicados neste blog sínteses dos assuntos abordados na Formação, assim como um resumo dos assuntos abordados nas palestras dos professores da UFAC, junto à bibliografia por eles indicada. Abaixo segue o link do Núcleo de Estudos de Religião e Sociedade da UFAC, cujos objetivos constam registrados na página de rosto. Há outros links, agregados a essa página, de outros centros de estudos, inclusive internacionais, como opções de avanço e aprofundamento no estudo de Ciências da Religião.

CENTRO DE ESTUDOS DE RELIGIÃO E SOCIEDADE DA UFAC:


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