Relação, semelhança/diferença entre competências e habilidades

Relação, semelhança/diferença entre competências e habilidades

 No texto a seguir, vamos recordar a diferença entre competências e habilidades. O termo "competências" foi usado pela primeira vez, na área da psicologia, na década de 50, devido aos estudos se Noam Chomsky sobre linguística.

Já na década de 70, o termo passou a ser usado na área de qualificação profissional, assim como na área da educação, requerendo da escola uma matriz curricular mais próxima da realidade fora dela. Nos anos 2000, esses termos chegam, no Brasil, ao ENEM e à BNCC.

No texto da BNCC e do Currículo de Referência Único o termo competência é definido como "mobilização de conceitos e procedimentos", enquanto que as habilidades são "práticas cognitivas e socioemocionais".

Portanto, a articulação de um conjunto de habilidades proporciona atingir, capacitar-se e desenvolver competências. Em conjunto, elas proporcionam a capacidade de, no mundo real e na vida prática "mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências" de modo a "resolver demandas complexas da vida cotidiana, nas relações sociais, no exercício da cidadania e no mundo do trabalho".

As habilidades estão expressas por verbos de ação que, por sua vez, devem ser compreendidos em sua relação com as competências, visto que sua mobilização, nos desdobramentos da aprendizagem, visam alcançar essas respectivas competências.

Assim como devem ser compreendidos segundo os níveis de complexidade e de especificidade, para que o professor possa identificar, em seu planejamento, que recursos será necessário mobilizar, de modo a que seus objetivos educacionais sejam atingidos.

Reveja abaixo o quadro de níveis de complexidade e especificidade, segundo a taxonomia de Bloom e, no próximo texto, vamos abordar, de modo mais próximo, a relação entre as habilidades/conteúdos do Ensino Religioso e suas respectivas competências.

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