Taxonomia de Bloom - Atualização - 2

 Em 2001 operou-se uma revisão da taxonomia de Bloom, quando Lorin Anderson e David Krathwohl incluíram duas atualizações:

1. A definição de duas dimensões no nível de apedizagem: a do PROCESSO e a do CONTEÚDO.

Reconheceram e confirmaram que a pirâmide da taxonomia (abaixo) ilustra, sim, o processo dos níveis de aprendizagem, mas que também é preciso reconhecer a existência de tipos de conteúdos que devem ser considerados na determinação dos objetivos.


As dimensões do conteúdo são:
1. Conteúdo factual: material de aprendizagem composto por dados, fatos, acontecimentos, ocorrências, experiências etc;

2. Conteúdo conceitual: material de aprendizagem composto por definições, conceitos, regras, princípios, explicações etc;

3. Conteúdo procedimental: material de aprendizagem composto por atividades, situações, ferramentas e recursos práticos;

4. Conteúdo atitudinal (metacognitivo): material de aprendizagem composto por informações que estimulem o raciocínio, a crítica, a descoberta, a solução de problemas e a tomada de decisão.


  Portanto, além de definir níveis e objetivos de aprendizagem, é necessário saber qual tipo de conteúdo é mais adequado para os objetivos propostos. Confira no quadro abaixo:



    Domínio da taxonomia de Bloom: a ideia é alcançar gradativamente todos os níveis, do menos ao mais complexos. Denominam-se táxons os grupos classificatórios organizados hierarquicamente e subdivididos em categorias:

   Há seis níveis hierarquicamente definidos, com ações específicas para alcançar cada um deles. A tabela abaixo define os objetivos educacionais no domínio cognitivo:

Nível 1: conhecimento

Definição: habilidade de reconhecer informações e conteúdos previamente abordados, como fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos, entre outros.

Subcategorias: conhecimento específico, conhecimento de terminologia, conhecimento de tendências e sequências, conhecimento de formas e significados relacionados às especificidades do conteúdo, conhecimento de convenção, conhecimento de tendência e sequência, conhecimento de classificação e categoria, conhecimento de critério, conhecimento de metodologia, conhecimento universal e abstração relacionado a um determinado campo de conhecimento, conhecimento de princípios e generalizações, conhecimento de teorias e estruturas.

Ações:  enumerar, definir, descrever, identificar, denominar, listar, nomear, combinar, realçar, apontar, relembrar, recordar, relacionar, reproduzir, solucionar, declarar, distinguir, rotular, memorizar, ordenar e reconhecer.

Nível 2: compreensão

Definição: habilidade de dar significado ao conteúdo, de modo a realizar a interpretação do que foi compreendido e empregá-lo em outro contexto.

Subcategorias: translação, interpretação e extrapolação.

Ações: alterar, construir, converter, decodificar, defender, definir, descrever, distinguir, discriminar, estimar, explicar, generalizar, dar exemplos, ilustrar, inferir, reformular, prever, reescrever, resolver, resumir, classificar, discutir, identificar, interpretar, reconhecer, redefinir, selecionar, situar e traduzir.

Nível 3: aplicação

Definição:  habilidade de usar informações, métodos e conteúdos aprendidos em novas situações concretas, através da aplicação de regras, métodos, modelos, conceitos, princípios, leis e teorias.

Ações: aplicar, alterar, programar, demonstrar, desenvolver, descobrir, dramatizar, empregar, ilustrar, interpretar, manipular, modificar, operacionalizar, organizar, prever, preparar, produzir, relatar, resolver, transferir, usar, construir, esboçar, escolher, escrever, operar e praticar.

Nível 4: análise

Definição: habilidade de subdividir o conteúdo em partes menores para entender a estrutura final, por meio da identificação das partes, da relação entre elas e do reconhecimento dos princípios organizacionais envolvidos.

Subcategorias: análise de elementos, análise de relacionamentos e análise de princípios organizacionais.

Ações: analisar, reduzir, classificar, comparar, contrastar, determinar, deduzir, diagramar, distinguir, diferenciar, identificar, ilustrar, apontar, inferir, relacionar, selecionar, separar, subdividir, calcular, discriminar, examinar, experimentar, testar, esquematizar e questionar.

Nível 5: síntese

Definição: habilidade de combinar partes isoladas não integradas para formar um “todo”, estabelecendo uma relação entre elas.

Subcategorias: produção de uma comunicação original, produção de um plano ou propostas de um conjunto de operações e derivação de um conjunto de relacionamentos abstratos.

Ações: categorizar, combinar, compilar, compor, conceber, construir, criar, desenhar, elaborar, estabelecer, explicar, formular, generalizar, inventar, modificar, organizar, originar, planejar, propor, reorganizar, relacionar, revisar, reescrever, resumir, sistematizar, escrever, desenvolver, estruturar, montar e projetar.

Nível 6: avaliação

Definição:  habilidade de julgar o valor do conhecimento um propósito específico, baseado em critérios previamente estabelecidos, que podem ser externos (relevância) ou internos (organização).

Subcategorias: avaliação em termos de evidências internas e julgamento em termos de critérios externos.

Ações: Avaliar, averiguar, escolher, comparar, concluir, contrastar, criticar, decidir, defender, discriminar, explicar, interpretar, justificar, relatar, resolver, resumir, apoiar, validar, escrever um review sobre, detectar, estimar, julgar e selecionar.


   Esta classificação acima é fundamental na identificação dos tipos de habilidades/conteúdos a serem abordados, sua relação com as respectivas competências e que procedimentos serão adotados, em função dos verbos e substantivos que definem essas mesmas competências e habilidades. 

      No próximo texto, de modo mais prático, vamos esclarecer essa relação, fundamental para a elaboração consciente de sequências didáticas. 

VEJA ABAIXO A LISTA DE VERBOS APÓS REVISÃO DE 2001 POR ANDERSON E KRATHWOHL:

E ATUALIZADOS PARA APRENDIZADO ON LINE:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023