Religião e fenômeno religioso - a relação entre habilidades/conteúdos e as Competências

 Ensino Religioso - 6o ano

Competência 1
Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.

Habilidades
Identificação, reconhecimento e análise do papel das tradições escrita e oral na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.

Conteúdo
Tradições oral e escrita e seu papel na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.

Nesta etapa, por meio da análise aqui exposta, vamos avaliar, como modelo para análise das demais habilidades/conteúdos, qual a sua relação entre si, ou seja, a relação entre a habilidade e seu conteúdo correspondente e a relação de ambos com a Competência 1, à qual se subordinam.

Repare que a Competência 1, acima indicada, destaca os "aspectos estruturantes" das "diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida". O que significa que movimentos e tradições religiosas devem ser examinados e conhecidos a partir dos aspectos que os definem e estruturam.

E essa apreciação dos aspectos estruturantes não será aleatória, mas será baseada, confira acima, "a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos". De antemão reconhecemos que a proposta do Ensino Religioso, como disciplina, fundamenta-se na Ciência das Religiões, daí a menção do fundamento científico para a sua análise e consequente prática.

Esse "pressuposto científico" norteia a discussão que será efetivada sobre religiões e filosofias de vida, no modo como serão abordadas em sala de aula, e toda a prática pedagógica. Muitas dúvidas sobre abordagem precisam ser, já nessa estapa, desfeitas e o cuidado do modo como encarar as religiões e filosofias de vida, em sua diversidade e na postura frente a elas, definirem-se num modelo acadêmico de discussão.

Esse ponto de vista acadêmico é muito importante e decisivo. Nele reside o que, nas Formações, indicamos como diferença entre "religião" e "fenômeno religioso". Porque ao focar uma determinada religião, estarão nesse foco as suas peculiaridades, ou seja, suas diferenças em relação a todas as outras, as preferências, as estranhezas, paixões, por parte de seus adeptos, rejeição ou menosprezo indevido, por parte de outros.

O Ensino Religioso tem, como objetivo, corrigir essa visão distorcida de valor, em relação a uma religião específica, indicando que, pela ótica do fenômeno religioso todas têm o mesmo valor. Serão enfocados os aspectos comuns a todas, sem que se estabeleçam, entre eles, juízo de valor e preferências individuais, discriminatórias ou proselitistas.

E ainda se mencionam "filosofias de vida", numa abordagem genérica, para indicar quem não possui nenhuna religião, pautando seus valores por outros princípios que não, especificamente, os religiosos. O Ensino Religioso, como disciplina, deve estimular tanto o enfoque, quanto o conhecimento dessas filosofias de vida, de modo a que haja um diálogo e consequente interesse entre quem tem e quem não tem nenhuma religião.

Portanto, a compressão desta relação, entre habilidades/conteúdos e seu contexto, em relação à Competência à qual estão subordinadas, como está expresso no Currículo de Referência Único de Ensino Religioso, permite ao professor construir um modelo de abordagem geral dessa mesma disciplina, compreendendo o modo como está definida, o modo como define religião e filosofia de vida e o modo como deve ser aplicada no dia a dia, na experiência e prática pedagógica.

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