Exemplo de abordagem padrão de um Conteúdo do Currículo de Referência Único de Ensino Religioso

 
1a Habilidade/Conteúdo do 6o ano

    Vamos exemplificar uma leitura que podemos fazer dos tópicos da coluna "Conteúdos" do Currículo de Referência Único. O nosso objetivo é identificar, de modo específico, de que assunto trata e quais as possíveis relações com outros assuntos e temas.

      No quadro acima, nesse mesma coluna "Conteúdos", encontramos duas formulações. A da esquerda, mais ampla, temos denoninado, nas Formações realizadas, bem como nas "Sugestões de abordagem" do nosso blog, de "habilidade".

     E a formulação da direita, escrita a partir dessa outra, tomando conceitos-chave e sintéticos, temos denominado "conteúdo". Vamos analisar essas duas formulações e, a partir do conceito que elas expressam, estabelecer seu significado e a possível rede de relações.

      Essa primeira habilidade (coluna da esquerda dos Conteúdos) inicia-se com três verbos substantivados: "Identificação, reconhecimento e análise", respectivamente derivados dos verbos "identificar, reconhecer e analisar". Essas serão as habilidades que devemos formar em nossos alunos.

      A seguir, ainda examinando a habilidade, vem o objeto dessas três ações: "do papel das tradições escrita e oral". Podemos fragmentar aqui, para entender a que se aplicam os três substantivos acima, derivados dos verbos mencionados.

      Trata-se do "papel das tradições escrita e oral". Sempre que o currículo se refere a tradições religiosas, menciona as tradições "escrita" e "oral". Isso porque há religiões cuja tradição foi fixada por escrito e outras em que a tradição oral prevalece até hoje.

     A parte final da habilidade vai indicar em que foco serão aplicadas esses dois tipos de tradição. Isso porque as tradições escritas e orais são amplas e incluem, por exemplo, história das religiões, suas doutrinas, normas, modelos de rituais etc.

       No caso desta habilidade, as tradições serão focadas em três elementos: "na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos". Para compreender essa habilidade, então, percebemos que as ações de "identificação, reconhecimento e análise" referem-se às "tradições escritas e orais" no específico de seu "papel de preservação" de "memórias, acontecimentos e ensinamentos" religiosos.

      Verificamos que o desmembramento acima, por si, amplia o campo de aplicação e compreensão dessa habilidade. Isso significa que podemos escolher uma abordagem para o aluno e, baseados nesse procedimento, selecionar toda a nossa estratégia de planejamento.

      Quer dizer, se escolhermos, por exemplo, "memórias das religiões" ou seus "acontecimentos" e "ensinamentos", para por meio deles planejar nossa abordagem com o aluno, vamos focar nas "tradições escritas e orais" das religiões para rebuscar nelas essas mesmas "memórias, acontecimentos e ensinamentos".

      Antecipadamente, assim desmembrando essa habilidade, verificamos sua amplitude. Podemos escolher, de acordo com o nosso Plano de Curso, em quanto tempo vamos abordar o conteúdo correspondente, indicado na coluna da direita, de modo a que o aluno seja capacitado a "identificar, reconhecer e analisar" esse "papel das tradições escritas e orais" na preservação dessas "memórias, acontecimentos e ensinamentos".

   Por isso afirmamos que, para um aproveitamento de nível mais elevado do Currículo de Referência Único, esse desmembramento se torna necessário, para reconhecermos a amplitude do enfoque de cada habilidade/conteúdo e sua rede de relações com outros temas a assuntos, bem como o seu potencial na preparação do aluno, e qual a real necessidade e dimensão de nosso preparo. 

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