Sugestões de abordagem - 8o ano - 3o bimestre - 2020

 8o ano  - 3o bimestre  - 2020


Habilidade 

   Identificação e discussão de elementos da tradição religiosa, na organização da sociedade, que influenciam escolhas éticas, atitudes pessoais e coletivas.


Conteúdo 

Elementos de tradições religiosas na organização da sociedade e sua influência na escolha ética de atitudes pessoais e coletivas.


     Uma vez sugerida a reestruturação do Plano de Curso, em função deste ano letivo atípico, demarcamos acima a habilidade e seu conteúdo correspondente para o início de atividades do 3o bimestre. 

 

       O critério para a inclusão/exclusão sugerida de habilidades/conteúdos foi duplo: 1. sua relação com o contexto de vivência prática atual; 2. sua facilidade de síntese em relação às outras habilidades/conteúdos.

  

      Assim, nossa abordagem com relação aos alunos seria a um tempo prática, em relação à vivência emergencial desses tempos de pandemia, assim como não seriam excluídas, de todo, temáticas relevantes dos demais conteúdos.


      Esta habilidade/conteúdo aqui indicada se revela bastante atual, em função da polarização política que ocorre no país, mesmo em meio a pandemia que vitima a todos.


      É sumamente importante verificar em que sentido as religiões contribuem de forma positiva no contexto social. Por isso esta habilidade/conteúdo destaca o modo como se devem avaliar, no contexto ético-social, escolhas individuais e coletivas da sociedade indicadas pela religião.


       Será necessário o treino de um olhar crítico e analítico, assim como bem treinado para identificar tais influências, que deveriam ser sempre positivas mas que, em alguns momentos se revelam negativas. 


        Para essa análise, é necessário revisar as definições de religião e de ética, assim como a diferença entre questão ética e questão religiosa. Sendo a religião uma das manifestações culturais, a tarefa se constitui em identificar a influência recíproca entre religião, cultura e sociedade.


      Até onde religião influencia a arte em todas as suas manifestações, as festas populares, até onde costumes são definidos e bem ou mal entendidos, aceitos ou praticados, por influência da religião, em que medida existe preconceito já institucionalizado contra esta ou aquela religião, enfim.


       O estudo desta habilidade/conteúdo vai permitir um diálogo entre religião e ética, no contexto social, visando conceder ao aluno instrumentos para avaliar como ocorre influência religiosa na sociedade, como é absorvida, como avaliar quando é positiva ou negativa e por quais razões. 


       A seguir, indicamos um proposta de definição para Religião e outra para Ética:


Religião: Crença da existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência;

Ética: Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que disciplinam ou orientam o comportamento humano. 


       E também indicamos as diferenças/semelhanças entre princípio ético e princípio religioso. A apreciação e devida distinção entre eles será uma ferramenta de avaliação do grau de influência da religião, sua relação com a ética e o modo de analisar a influência religiosa. 


Princípio ético: 1. Coletivo (para todos);  2. Universal (válido em todo lugar); 3. Jurídico (legal e civil); 4. Racional (experimental); 5. Estatal (laico); 6. Prescritivo (formativo); 7. Filosófico (especulativo).


Princípio religioso: 1. Individual (pessoal) 2. Local (condicionado à cultura); 3. Doutrinal (opcional); 4. Sensorial (subjetivo); 5. Privado (religioso); 6. Descritivo (informativo); 7. Teológico (revelado).


      Também se constitui num exercício de preparação para identificar as escolhas, acertadas ou não da sociedade e sua relação com a religião, a diferença entre:


Questão religiosa: 1. Deve ser discutida e avaliada no contexto religioso; 2. Possui amplitude restrita ao grupo religioso; 3. Não pode prescindir da questão ética; 4. Frequentemente vai se submeter à questão ética.


Questão ética: 1. Deve ser discutida e avaliada no contexto filosófico; 2. Possui amplitude social de abrangência maior; 3. Eventualmente pode se submeter à aceitação religiosa; 4. Há situações em que pode se submeter à visão religiosa. 

        

       A seguir, alguma indicação de material para pesquisa, lembrando que aqui PUBLICAMOS MATERIAL ESPECÍFICO PARA O PREPARO DO PROFESSOR: CASO QUEIRAM USAR EM SALA DE AULA, CARECEM DE ADAPTAÇÃO.


1. Definição de ética:

https://abstracta.pro.br/etica/


2. Definição de religião:

https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/religiao


3. Princípio ético: 

https://conceito.de/principio-etico


4. Princípio (valores) religioso(s):

https://conceito.de/valores-religiosos


5. Ética, religião e secularismo:

https://conceito.de/secular

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