Sugestões de abordagem - 8o ano - Destaque na Consulta - 2o bimestre de 2023
8o ano
(1) Habilidades/(2)Conteúdos
(1) Habilidades/(2)Conteúdos
(1) Análise de doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte.
(2) Concepções de mundo, vida e morte nas doutrinas de diferentes tradições religiosas.
(1) Pesquisa bibliográfica sobre o mistério da vida nos textos sagrados, estabelecendo relação com outras concepções de vida.
(2) Mistério da vida nos textos sagrados e sua relação com outras concepções de vida.
(1) Estudo sobre a evolução dos princípios éticos e a contribuição dos códigos morais revelados nos textos e na tradição oral das religiões.
(2) Evolução dos princípios éticos nos códigos morais revelados em tradições religiosas escritas e orais.
Nossa orientação aos professores tem sido que não se preocupem com a quantidade (ou complexidade) das habilidades/conteúdos.
Porque nossa estratégia será traçar uma linha de semelhança temática entre elas e, desse modo, planejar ação pedagógica e atividades de revisão e fixação.
Neste 8o ano, as habilidades/conteúdos mencionam:
1. "concepções de mundo, vida e morte nas tradições religiosas";
2. "mistério da vida nos textos sagrados e relação com outras concepções de vida";
3. "evolução dos princípios éticos nos códigos morais revelados em tradições escritas e orais das religiões".
Sugerimos, como linha de semelhança temática, enfatizar preservação da vida. E, com relação aos princípios éticos, em que sentido contribuem para o valor da vida. Ao abordar os conceitos de "vida e morte", "mistério da vida" e "princípios éticos", podemos estabelecer essa linha temática.
Cada religião têm concepções de (1) origem da vida, (2) preservação da vida e (3) concepções sobre morte e vida além da morte.
E com relação ao "mistério da vida", até mesmo a ciência não tem plena certeza de sua origem e pressupõe que seu fim seja somente o atestado de óbito.
Portanto, quando as religiões se referem ao "mistério da vida", enfatizam sua origem divina, daí o seu valor intrínseco, e ainda focam na continuidade dela em planos superiores, para além da morte.
Abordar "vida e morte" com o aluno, assim como "mistério da vida" e "princípios éticos" é uma excelente oportunidade para lhes mostrar a importância de valorizar a vida.
Mostrar o modo como uma rede interligada de recursos, necessidades, diretos e deveres estão associados e devem ser unicamente direcionados para a prevenção, desenvolvimento e aperfeiçoamento da vida.
Além de pontuar, nas concepções religisosas, nos textos escritos e nas tradições orais o modo como as religiões priorizam e valorizam a vida, também lembrar que há outras concepções não religiosas que também trabalham pela manutenção de qualidade de vida.
Aliás, preservação, valorização e aperfeiçoamento da vida estão acima de qualquer outro valor. Quando qualquer postura no ser humano se levanta contra a vida, não interessa sua origem, se é individual, social, ideológica ou religiosa: deve ser denunciada, rejeitada e combatida.
Estabeleça as diferenças entre concepções de origem da vida nas variadas religiões. Destaque o que falam sobre o valor e preservação da vida. E também estude com eles as diferentes concepções de morte em cada religião.
Se, por acaso, sugerirem perguntas sobre determinadas atitudes consideradas "religiosas", mas que atentam contra a vida, não se reprima em denunciar que são falsa religiosidade, porque são contra a vida.
Por exemplo, religiosos do tempo de Jesus diziam que ele não poderia curar no sábado, porque era dia sagrado. Jesus, inteligentemente, perguntou se, no sábado, ele estava proibido de fazer o bem.
E curou o homem de mão atrofiada, num sábado e dentro da sinagoga. Quer dizer, refutou os "religiosos" usando um argumento ético (fazer sempre o bem), Jesus demonstrou o erro de interpretação daqueles religiosos. E também como princípios éticos corretos estão acima de interpretação religiosa equivocada.
Muitas vezes os homens (e mulheres), e não a doutrina de uma religião, devem ser responsabilizados por comportamentos fanáticos e/ou fundamentalistas, e não uma determinada religião.
Por isso que há concepções apenas filosóficas e não religiosas que são plenamente éticas em seus princípios e suas concepções.
Destacar os princípios éticos em tradições religiosas escritas e orais, como enfatiza a habilidade/conteúdo deste bimestre, é relevante para a valorização de aspectos positivos nas religiões, como fator de contextualização de suas semelhanças e destaque para contribuições positivas, da parte de todas elas, para o convívio social.
Seguem alguns links como referência:
(MATERIAL PARA O PREPARO DO PROFESSOR: INAPROPRIADO PARA O ALUNO, A NÃO SER COM ADAPTAÇÃO)
1. Concepções sobre vida e morte nas religiões:
https://revistasenso.com.br/edicao-14-religiao-e-morte/ Acesso em: 12 mai 2020.
2. Concepções filosóficas sobre o valor da vida:
3. Religião e princípios éticos:
https://asfacesdosagrado.blogspot.com/2017/03/religioes-e-seus-principios-eticos-um.html?m=1 Acesso em: 12 mai 2020.
OS PRÓPRIOS PROFESSORES PODEM E DEVEM PROCURAR MAIS MATERIAL.
OS PRÓPRIOS PROFESSORES PODEM E DEVEM PROCURAR MAIS MATERIAL.
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