Sugestões de abordagem - 9o ano - Destaque na Consulta - 2o bimestre de 2023

9o ano
(1)Habilidade/(2)Conteúdo

(1) Elaboração de relatos orais e outras formas de registros sobre os resquícios místicos das crenças, usos e costumes de povos primitivos e indígenas sul-americanos e dos povos indígenas do Acre.

(2) Relatos orais, registros primitivos e resquícios míticos de povos indígenas sul-americanos e acreanos.

(1) Estudo de mitos fundantes para a identificação dos sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas.

(2) O viver e morrer nos mitos fundantes de diferentes tradições religiosas.

(1) Análise de ritos fúnebres nas tradições religiosas, para a identificação de diferentes concepções de vida e morte.

(2) Concepções de vida e morte nos ritos fúnebres das tradições religiosas.

(1) Pesquisa e análise das diferentes ideias de imortalidade vivenciadas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).

(2) Diferentes ideias de imortalidade vivenciadas pelas tradições religiosas.

(1) Estabelecimento de relações entre cultura religiosa e desenvolvimento social.

(2) Cultura religiosa e desenvolvimento social.

        Estamos diante de uma extensa lista de habilidades/conteúdos. Com relação ao 9o ano é mais frequente isso ocorrer. 
        Acontece em função de ser o ano final da etapa, assim como houve esse natural acúmulo, devido à sobreposição de conteúdos. E também a maturidade dos alunos, já familiarizados com as habilidades/conteúdos dos anos anteriores, permite avançar num ritmo mais acentuado.
    Mas não há atropelo. Porque vamos utilizar o mesmo método de associação de habilidades/conteúdos e alinhamento das temáticas. 
  No caso do 9o ano, são 5 habilidades/conteúdos. O que vamos fazer é estabelecer um nexo de sentido entre as 4 (quatro) primeiras e aplicar esse resultado à habilidade/conteúdo final.
       Abaixo vamos escrever a linha temática entre as 4 (quatro) primeiras e sua aplicação à que restou.

Linha temática: (1) "relatos orais, registros primitivos e resquícios míticos" + (2) "mitos fundantes" sobre o viver e morrer + (3) "concepções de morte em ritos fúnebres" + (4) "diferentes ideias de imortalidade nas diferentes tradições religiosas"

    Aplicação à 5a que restou: "relações entre cultura religiosa e desenvolvimento social": esta habilidade/conteúdo diz respeito ao modo como o meio social replica (absorve) a cultura religiosa. Neste caso, vamos estudar o modo como a linha temática das 4 (quatro) habilidades/conteúdos anteriores é replicada ou absorvida em sociedade.

      Vamos agora compreender melhor a linha temática e como aplicá-la em sala de aula. O foco inicial dos "relatos orais, registros primitivos e resquícios míticos" se aplicam aos (1) povos sul-americanos e aos (2) povos indígenas do Acre. 
      O objetivo dessa habilidade/conteúdo, em linhas gerais, é valorizar a história dos povos pré-colombianos da América Latina e a cultura dos povos indígenas, em geral, voltada para os povos específicos localizados no Acre. 
    Em função da colonização do chamado "homem branco", essas culturas foram duramente oprimidas, muitas delas deixaram de existir e o que temos de seus descendentes, atualmente, necessita ser conhecido, valorizado e defendido. 
     Daí a importância de estudar sobre sua religião e demais traços culturais. A nomenclatura "relatos, registros e resquícios" se refere às fontes atuais de informação sobre esses povos que sobreviveram aos desmandos da colonização, que são poucos documentos escritos, monumentos e escavações arqueológicas e a tradição oral que chega aos nossos dias.
    Esta primeira habilidade/conteúdo tem relação com a seguinte, porque ao focar "resquícios míticos" de "crenças, usos e costumes", antecipa o que pede a seguinte, quando menciona "mitos fundantes" e neles o sentido do viver e do morrer. 
      A religião, na formação dos povos latino-americanos, têm uma importância decisiva, mas também reflete costumes e culturas típicas de uma época e de concepções primitivas. 
    Costuma-se justificar a violência praticada nas guerras de extermínio contra essas civilizações, muitas vezes, em função da estranheza de seus costumes. 
    Dessa forma, uma parte da civilização que se autodeclarava "cristã" pratica guerra de extermínio contra outra parcela da civilização considerada "primitiva" ou "pagã". Este é um erro de visão e uma prática reprovável. 
     Mas quando, estudando essas civilizações e culturas, identificamos práticas que são contra a vida e, do mesmo modo, reprováveis, devemos entender que também são erros relacionados ao estágio de seu desenvolvimento. 
    O estudo desses mitos e da forma de entenderem vida e morte e as práticas de sua religião nos ajuda a compreender esse conflito que a civilização experimentou, entre erros e acertos, do mesmo modo que nos ensina a não manter visão preconceituosa contra povos da história primitiva da América Latina.
      Dando continuidade na etapa seguinte, a terceira habilidade/conteúdo menciona "concepções de morte" em "ritos fúnebres". Uma vez que foram estudados "relatos/registros/resquícios" relacionados a "mitos" sobre "vida e morte", avançamos para as duas etapas finais com "ritos fúnebres" e "imortalidade", nestas duas últimas habilidades/conteúdos.
   Ao abordar "ritos fúnebres" e "vida e morte" devemos compreender que, embora pareça que estamos buscando um tema sombrio e negativo, na verdade o que se deseja é valorizar a vida e tudo que a torna mais digna. 
       E, para isso, na fase de desenvolvimento dos alunos, frente aos desafios de preservá-los das ciladas que existem na sociedade, falar sobre vida e tudo que supre sua manutenção, como a dignidade humana, os estudos, o trabalho honesto, o respeito ao outro, e como tudo isso junto predispõe para a estrutura familiar e social, isso é essencial para todos eles.
       Então, ao abordar "ritos fúnebres", falar sobre "vida e morte" nas religiões e ideias de "imortalidade", focando na valorização da vida, o objetivo será também analisar morte de um modo realista.
      Assim como é importante compreender o modo como é encarado, em cada tradição religiosa, o modelo de rito fúnebre praticado e ainda a visão específica que elas têm sobre a imortalidade (algumas citadas acima).
    A própria abordagem do estudo e pesquisa já destaca a função desta última habilidade conteúdo, que é relacionar "cultura religiosa" e "desenvolvendo social".
   Como já falamos aqui, se há mitos fundantes, rituais e até sacrifícios em religiões antigas que, na atualidade, têm outro enfoque, devido ao avanço da ciência, suas explicações e ao desenvolvimento social, esta habilidade/conteúdo já vem sendo contemplada no decorrer da abordagem das outras. 
      Destacar, por exemplo, que mesmo com todo avanço científico, não há uma explicação para a morte e nem uma conformidade que deixe o ser humano indiferente ao sofrimento que ela proporciona. 
     Por isso, a discussão religiosa da imortalidade, bem como a visão de mundo das religiões continuam a ser valorizadas. E conhecer suas concepções sobre a imortalidade torna-se atual, relevante e fundamental para o diálogo entre elas, e também para o reconhecimento da pluralidade e o estabelecimento do respeito recíproco entre todas.

Seguem alguns links como referência:
(MATERIAL PARA O PREPARO DO PROFESSOR: INAPROPRIADO PARA O ALUNO, A NÃO SER COM ADAPTAÇÃO)

1. Religiões pré-colombianas:



2. Povos indígenas no Brasil (para procurar no Acre, clicar em "AC" na opção):


3. Vida e morte (mesmo material do 8o ano: retirar aspectos objetivamente aplicáveis ao 9o ano):


4. Mitos fundantes, vida e morte:



5. Ritos fúnebres:





6. Ideias de imortalidade:



OS PRÓPRIOS PROFESSORES PODEM E        DEVEM PROCURAR MAIS MATERIAL.

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