Sugestões de abordagem - 6o ano - 2o bimestre 2020

6o ano - 2o bimestre 
(1) Habilidades/(2)conteúdos 

(1) Reconhecimento e valorização da diversidade de textos escritos e tradições orais referentes a religiões como Hinduísmo, Budismo, Espiritismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, entre outras.

(2) Textos escritos e tradições orais nas grandes religiões.

(1) Discussão sobre a influência da interpretação dos textos escritos e tradições orais na vivência transmitida pelas diversas tradições religiosas.

(2) O sentido da interpretação de textos orais e tradições escritas na vivência transmitida pelas diversas tradições religiosas.

(1) Reconhecimento e emprego científico dos textos das diversas tradições e estudo do vocabulário.

(2) Estudo do vocabulário e emprego científico dos textos das diversas tradições religiosas.

      Esperamos que todos os colegas, professores e professoras, estejam bem, nesse período bem diferenciado, e se aperfeiçoando e se desenvolvendo nessa desafiadora modalidade de ensino a distância. 
    Cuidem bem de sua saúde e sua família, mantendo todo o cuidado e seguindo todas as recomendaç6ões. Vamos em frente com o nosso compartilhamento e ajuda. 
    Para este recomeço, fazemos duas observações pertinentes: (1) não se preocupar, antecipadamente, com a quantidade de habilidades/conteúdos por série/ano neste bimestre, porque a temática se concentra num só assunto, na maioria dos casos.
     Desse modo, então, (2) será possível ao professor desenvolver suas aulas abordando os diferentes tópicos de um só assunto, atendendo à carga horária disponível. 
    Neste bimestre, no 6o ano, observe que o assunto será "diversidade de textos escritos e tradições orais" de variadas religiões (inclusive, há citação de algumas).
    Pois nas três habilidades/conteúdos indicadas, serão abordados aspectos sempre relacionados a esse assunto principal. Vejamos:
    Na 1a habilidade/conteúdo: reconhecimento e valorização das tradições escritas e orais de grandes religiões;
    Na 2a habilidade/conteúdo: influência da interpretação de textos escritos e tradições orais;
    Na 3a habilidade/conteúdo: emprego científico e estudo do vocabulário de tradições escritas e orais.

Orientações ao professor:
1.  Logo de saída, verificar que há uma progressão de uma habilidade/conteúdo para a outra, sempre se referindo a "tradições escritas e orais";

2. A 1a indica "reconhecimento e valor"; a 2a indica "influência de sua interpretação"; e a 3a indica "estudo de vocabulário e emprego científico";

3. Na preparação de sua sequência didática, o professor já poderá pensar em práticas pedagógicas e atividades que conduzem a essas três etapas, todas em relação ao assunto "tradições orais e escritas";

4. Em linhas gerais, as três etapas são:
 1. Conhecer e valorizar as transições orais e escritas; 2. Identificar os modelos de interpretação e influências das tradições orais e escritas; e 3. Compreender o vocabulário e o uso cientifico das tradições orais e escritas.

     Vejam também que são mencionadas as chamadas "Grandes Religiões". Cuidado com essa abordagem! Não são "grandes", porque são "mais importantes". 
     É por sua antiguidade e quantidade de adeptos no mundo. Por representar grande parcela da população mundial e da amplitude de seu espaço geográfico no mundo.
    Mesmo assim, isso não as torna "maiores" em importância ou privilegiadas em relação às outras. Na verdade, exatamente por isso devem ser evitados e combatidos desvios que tendem encará-las com um "olhar de hegemonia".
    Verificar as terminologias com as quais são referidas: o Hinduísmo é politeísta e, geograficamente, restrito à Índia, sendo a mais antiga de todas as outras "grandes" religiões. 
    Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são monoteístas, surgem no Oriente e, embora tenham um patriarca em comum, Abraão/Av'haam/Yb'raim, têm história comum de conflitos étnicos e religiosos terríveis.
    O Budismo surge a partir do Hinduísmo, como se fosse uma "simplificação" e especificação, espalhando-se por outros países, ganhando feições específicas nessas regiões e alcançando o Ocidente.
     Observar que a interdisciplinaridade com geografia e história será fundamental. As cruzadas, na Idade Média, a expansão marítima e os processos de colonização, inclusive na América Latina, estão intimamente relacionados com essas religiões. 
     Impossível estudar sobre a Europa sem compreender os efeitos da expansão islâmica, período entre a queda do Império Romano e o início da Idade Média.
    As habilidades/conteúdos deste 2o bimestre demonstram, amplamente, como o Ensino Religioso, quando levado a sério, de modo competente, situa-se num contexto de interdisciplinaridade vital para o conhecimento da história da humanidade e de seu desenvolvimento.

Destaques sugeridos:
1. Pluralidade, tolerância e diversidade religisosa: explorar o fato de ser um só, com ligeira diferença na pronúncia, o patriarca de três das grandes religiões, o que deveria estimular entendimento entre elas e não conflito, guerras e ódio;

2. Fundamento/Fundamentalismo: textos e tradições orais têm interpretações específicas em cada religião (fundamento), o que não significa que devem ser impostos, obrigatoriamente, às outras religiões, à sociedade como um todo ou a não religiosos (fundamentalismo);

3. Contribuições das religiões: o vocabulário das línguas européias e latinas está profundamente influenciado por palavras de origem árabe. Procurar, também, conhecer sua influência na matemática (os números são "algarismos arábicos"). E conhecer, sem preconceito ou patrulhamento ideológico, a influência da religião no desenvolvimento humano, de um modo geral como, principalmente, em relação aos direitos humanos.

4. Vocabulário religioso: também observar que as religiões têm uma linguagem e um vocabulário interno, familiar a seus adeptos. Mas também, quando são estudadas pelas Ciências da Religião, surge um vocabulário científico, resultado dessa nova abordagem. Essa diferenciação é importante, no sentido de bem se compreender cada religião. 

Seguem alguns links como referência:
(MATERIAL PARA O PREPARO DO PROFESSOR: INAPROPRIADO PARA O ALUNO, A NÃO SER COM ADAPTAÇÃO)




4. Língua árabe:

https://www.superprof.com.br/blog/evolucao-lingua-ismael  Acesso em: 11 mai 2020.

5. Religião e direitos humanos:

https://usinadevalores.org.br/religiao-e-direitos-humanos   Acesso em: 11 mai 2020.


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