Plano de Aula e Sequência Didática - 2

Abaixo colocaremos o link da Sequência Didática que é o formulário padrão da SEE e passaremos a comentar suas partes:

Subdivide-se em:
1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
1.1. Professor(a); 1.2. Componente curricular; 1.3. Ano/Série; 1.4. Turmas; 1.5. Coordenador(a); 1.6. Aulas previstas; 1.7. Execução. 
2. OBJETIVOS/CAPACIDADES (Competências amplas da disciplina)
3. CONTEÚDOS (O que é preciso ensinar explicitamente ou criar condições para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que são objeto); 3.1. HABILIDADES; 3.2. OBJETOS DE CONHECIMENTO.
4. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES (Descrição de situações de Ensino e aprendizagem para desenvolver as habilidades)
5. VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/SITUAÇÕES 
6. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
7. RECURSOS 
8. REFERÊNCIAS 
9. DEVOLUTIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO 
10. Assinaturas (Coordenador/Professor)

1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: nesta primeira parte, constam as identificações, que são os nomes do Coordenador e Professor, do Competente Curricular ENSINO RELIGIOSO, os anos/séries e turmas aos quais se dirige a Seq. Didática em questão, o número de aulas previstas e o período de execução (do dia "tal" ao dia "tal").

2. OBJETIVOS/CAPACIDADES: neste caso, objetivos e capacidades são sinônimos. Correspondem, no Plano de Curso (e, por sua vez, no Currículo de Referência Único) às 6 Competências Específicas do Ensino Religioso, listadas na coluna da esquerda. Você vai anotar aqui aquela à qual correspondem as habilidades/objetos de conhecimento que foram, previamente, selecionadas para o bimestre correspondente, para o qual está sendo preparada a Seq. Didática. 

3.CONTEÚDOS/HABILIDADES/OBJETOS DE CONHECIMENTO: repare que está escrita uma pequena definição. Esta coluna, tanto no Plano de Curso, quanto no Currículo de Referência Único (ora, a partir do qual o Plano de Curso foi definido) apresenta-se subdividida em duas: Objeto de conhecimento, que é o Conteúdo propriamente dito, escrito à direita, porém elaborado a partir da respectiva Habilidade, enunciada na coluna da esquerda. As habilidades definem em que aspectos os conteúdos serão abordados e, reunidas em conjunto, ao final da jornada de um ano/série, permitem ao aluno adquirir as Capacidades/Competências às quais estão relacionadas.

     O professor deve, em primeiro lugar, focar o objeto de conhecimento. Procurar entendê-lo percebendo, na leitura da habilidade à qual se refere, o âmbito e contexto no qual deverá ser abordado. 
   Lembrar da Formação em que subdividimos a habilidade em três tópicos, de modo a ser entendida: (1) o substantivo que define o que o aluno se tornará apto a fazer; (2) o que, objetivamente, será abordado (o conteúdo propriamente dito); 3. o contexto dessa abordagem. 
    Exemplo: utilizaremos para exemplo o segundo conteúdo do 6o ano, no Plano de Curso, correspondente ao 1o bimestre de 2020. Faremos abaixo a leitura dessa habilidade, pelos critérios (1), (2) e (3) acima indicados.
Habilidade:
"Identificação, reconhecimento e análise do papel das tradições escrita e oral na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos".
Conteúdo:
"Tradições oral e escrita e seu papel na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos".

    Analisando:
(1) Substantivos que definem o que o aluno, ao final de seu aprendizado, estará apto a fazer: "Identificação, reconhecimento e análise";
(2) o que, efetivamente, será abordado: "tradição escrita e oral";
(3) contexto da abordagem: (tradição escrita e oral) "na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos".

     Análise do conteúdo: 
"Tradições oral e escrita e seu papel na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos".
     O professor, portanto, já sabe que deverá abordar sobre "tradições oral e escrita" nas variadas religiões, destacando o papel delas na "preservação de memórias e acontecimentos religiosos".
    Lendo as Sugestões de abordagem do 1o bimestre - 6o ano - Plano de Curso de 2020 - Final, no blog, o professor poderá observar que sugerimos uma abordagem conceitual desta hablidade/conteúdo. 
   Queremos aqui sugerir ao professor que enfoque, de início, "memórias e acontecimentos religiosos", explicando que qualquer religião apresenta essas memórias, que demarcam (1) seu surgimento, (2) o ponto de partida de suas doutrinas e (3) a tradição transmitida, por meio de seus adeptos, ao longo da história dessa mesma religião. 
    Desde modo, selecionando o modo como vai efetivar essa abordagem, ou seja, por que métodos, atividades e com que materiais e estratégias vai, efetivamente, aplicar sua aula. 

4. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: veja acima a definição, como aparece no formulário da Seq. Didática, do que sejam as atividades. Estão indicadas como Atividade/Situação 1, 2, 3, etc de aprendizagem de que o professor vai lançar mão em seu planejamento. 

5. VALORES ATITUDINAIS DESENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES/SITUAÇÕES: a ideia de colocar um destaque como este na composição da Seq. Didática é conduzir o professor a desenvolver, no aluno, por meio do aprendizado, posturas que contribuam para modelar sua personalidade, de modo a adquirir e pôr em prática comportamentos positivos em seu contexto de relações. 
     O professor, neste caso, deve avaliar que habilidade/objeto de conhecimento vai abordar em sua Seq. Didática, para identificar que valores atitudinais serão abordados e desenvolvidos em sua prática em sala de aula. Por exemplo, esta que abordamos aqui, "tradições orais e escrita" e as "memórias e acontecimentos religiosos". Observem que esta habilidade/objeto de conhecimento requer (1) conhecer e compreender o papel das tradições escritas e orais nas religiões e (2) por meio dessa compreensão, conhecer as próprias religiões. 
     Isso se torna importante, porque o aluno vai aprender sobre a variedade das religiões, também sobre a importância das tradições escrita e oral na identidade dessas religiões, assim como entenderá que o respeito à variedade das religiões tem relação com o conhecimento delas.
     Recomendamos ao professor utilizar, no documento em pdf "Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC" (cujo link aparece abaixo), os itens Subdimensoes/Níveis/Subníveis "até 6o/até 9o" anos. Não, simplesmente, para copiar e colar neste espaço da Seq. Didática, mas para refletir sobre os perfis ali sugeridos, de modo a definir, com clareza, tanto os valores atitudinais, quanto a definição clara das Atitudes/Situações de aprendizado que vão atendê-los.
     Destaquem-se, principalmente, as Socioemocionais, que são 7, 8, 9 e 10, mas também as demais, no que se relacionarem às habilidades/conteúdos abordadas a cada bimestre. 

DEMAIS ITENS: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: no próprio Plano de Curso há uma coluna que sugere Formas de Avaliação. O professor poderá consultar, à medida que consulta as mesmas habilidades/objetos de conhecimento equivalentes. RECURSOS: do mesmo modo, há uma coluna Recursos no Plano de Curso, que também sugere materiais a ser utilizados pelo professor. REFERÊNCIAS: indicação das fontes bibliográficas, digitais, apostiladas, entrevistas etc de que o professor lançou mão para preparar suas aulas. DEVOLUTIVA: nesta parte, o Coordenador Pedagógico vai anotar as avaliações que fizer da Seq. Didática elaborada pelo professor. ASSINATURAS: seguem as identificações tanto do professor, quanto do Coordenador.

"Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC":
https://www.academia.edu/37141098/Dimens%C3%B5es_e_Desenvolvimento_das_Compet%C3%AAncias_Gerais_da_BNCC

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