Sugestões de abordagem - 1o bimestre do 7o ano - Plano de Curso 2020

7o Ano
Habilidade
Reconhecimento e respeito às práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.

Objeto de conhecimento (Conteúdo)
Práticas de comunicação com a(s) divindade(s) em distintas manifestações e tradições religiosas.

     Do mesmo modo como procedemos na postagem do 6o ano, começaremos esta abordagem pelo Objeto de conhecimento: "Práticas de comunicação com a(s) divindade(s) em distintas manifestações e tradições religiosas".
    Toda religião pressupõe a possibilidade de comunicação com sua divindade. Também pressupõe intermediários. É muito importante reconhecer, em cada religião, o seu modelo de sagrado, para aprender o respeito e convivência, sem discriminações. 
    Um termo que em 2019 gerou dúvidas, que aparecia com mais frequência no antigo Plano de Curso, mas aparecerá também neste é "transcendente". Sua construção etimológica, já comentada, é "trans", além de, e "ascender", elevado, ascendente. 
    Daí que cada religião terá sua ideia peculiar de divindade, classificada, de modo genérico a todas como "transcendente". Por isso é muito importante para o professor mediar, com relação aos alunos, com precisão este conteúdo. 
    Porque será relevante instrumento de aprendizado e reconhecimento das diferenças de abordagem em cada religião. Por exemplo, religiões de contexto e origem cristã terão um Deus único como sua divindade ou transcendente. 
    Mas se, para católicos e outras religiões que aceitam esse tipo de mediação existe a intercessão dirigida a Santos e Santas, para a tradição protestante isso não ocorre. E ainda se católicos e protestantes aceitam Deus como único, porém triúno, ou seja, essas duas vertentes do cristianismo aceitam a doutrina da Trindade: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo, é abordagem  específica deles e não uma "verdade" que todos são obrigados a aceitar. 
     Os Testemunhas de Jeová, também cristãos, não aceitam a doutrina da Trindade. Para eles, Deus é único, como os judeus o aceitam, e não triúno, como católicos e protestantes creem. Já com relação a indígenas, a mediação é feita por espíritos da floresta, xapiri, na tradição yanomâmi, visto que eles, em sua variedade religiosa, atribuem a sua influência e presença tudo o que existe em seu redor no ambiente em que vivem. 
     Religiões de matriz africana veneram os Orixás, enquanto os irmãos espíritas comunicam-se com os Espíritos de Luz. Cada religião apresentará um modelo específico de comunicação com o divino ou transcendente. 
     Destacamos, agora, a circunscrição que a habilidade define para a abordagem deste conteúdo. Ela indica que o aluno deverá compreender e pôr em prática o "Reconhecimento e respeito". Não haverá respeito sem o devido reconhecimento. 
    Reconhecer é compreender as razões por que uma dada religião compreende, de forma específica, uma dada prática de comunicação com sua divindade. Ainda que distinta do modo como o aluno, por exemplo, desde muito criança, foi educado em sua própria religião, deverá reconhecer a mesma importância em todas as outras religiões. 
     Para isso, até mesmo por parte do professor, haverá treinamento, tanto nessa compreensão assim como no aprendizado desse respeito. Conhecer a fundo as religiões são passo decisivo para reconhecer sua importância, igual e idêntica em todas, para a construção continua desse respeito. 
     Literatura da própria religião, escrita por autores dela mesma, assim como, no caso de religiões sem tradição escrita, entrevistas com lideranças que as representam devem ser priorizadas e quaisquer dúvidas sanadas, para que  nenhuma orientação indevida seja divulgada em sala de aula.

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