Sugestões de abordagem - 8º ano - Destaque na Consulta - 1o bimestre de 2023

8o Ano

Habilidade 
Busca de informações sobre como os povos procuravam explicações para os fenômenos naturais através dos mitos.

Objeto de conhecimento/Conteúdo 
Fenômenos naturais e sua explicação por meio de mitos.

       Esta habilidade/objeto de conteúdo configura um elemento básico de qualquer religião. Religiões indígenas têm mitos fundadores. São transmitidos por tradição oral.
       A própria Bíblia apresenta no Gênesis uma "história da criação" que é reconhecida, em termos de análise literária e classificação por gênero, como mito. 
    Mito, nesse sentido, não significa "mentira", mas sim uma narrativa rica em significados para uma dada religião, porém pré-científica. 
     Então, por sua característica histórica, como explicação de um estágio da religião, cultura de um grupo e sua visão de mundo traz, consigo, referenciais decisivos para a compreensão de sua evolução social. 
    Assim que a compreensão das mitologias grega ou nórdica, céltica, hindu ou africana, entre outras, será fundamental para que o aluno entenda os estágios de evolução da história das religiões e seu lugar no desenvolvimento da humanidade. 
    Para que o diálogo inter-religioso atual tenha uma firme fundamentação, é imprescindível conhecer o modo como, desde tempos remotos, ocorreram surgimento e embate histórico dessas tradições religiosas.
     Ciência, religião e superstição já estiveram indissociadas. Na Grécia antiga se esboçou a distinção entre elas. Até na atualidade ocorre tremenda confusão entre ciência e religião. 
     A discussão sobre fenômenos naturais, físicos ou químicos, muitas vezes é confundida com atuação divina ou intercurso de deuses, espíritos ou poderes sobrenaturais. 
     Por outro lado, preceitos bíblicos ou de qualquer outra fonte escrita ou tradição oral, quando mal entendidos, podem entrar em choque com procedimentos científicos e até ocorrem, na atualidade, ação de curandeiros e falsos profetas em qualquer religião.
     Conduzir o aluno à compreensão de que ciência e religião não vivem em constante conflito e que, ao contrário, quando isso ocorre é resultado de um choque de conceitos e mal entendimento, será tarefa do professor de Ensino Religioso na abordagem desta habilidade/conteúdo. 
     Esclarecer a importância e função do mito no desenvolvimento da humanidade, na formação de uma dada religião e no estabelecimento de fundamentos doutrinários dessa mesma religião são fundamentais para o aluno na compreensão geral do fenômeno religioso.
      Filmes modernos, como de heróis e vilões da Marvel, assim como a sequência das histórias do Harry Potter, Senhor dos Anéis, com os outros três sobre as aventuras do Hobbit, séries sobre os Vikings e vários jogos eletrônicos fazem parte do mundo de nossos alunos, todos associados à história de deuses, criaturas e mitos antigos. 
     Portanto, uma orientação bem fundamentada em pesquisa pessoal do professor, associada a uma discussão bem conduzida da relação entre fenômenos naturais, mitos fundantes de religiões, mitologia e ciência será grande chance de boa fundamentação para eles, além de chance inigualável deles mesmos nos informarem sobre sua jornada por essas narrativas.

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