Sugestões de abordagem para o 9o ano - 4o bimestre

9o ano
Conteúdos
(ER090110) - O translimite (situações-limite).
(ER090111) - A capacidade humana de mobilizar forças criadoras e de autossuperação.
(ER090112) - A dimensão política da oração.
Habilidades
- Ensejar a oportunidade de refletir sobre ideal (escolha de vida).
- Propiciar o entendimento mais profundo sobre espiritualidade, individualismo,
materialismo, seus reflexos e implicações no contexto atual e indicadores de
transformação.
- Oportunizar a compreensão do significado da relação homem e Deus nos caminhos da vida.

       Um dos conteúdos aqui definidos aparece como "translimite". Como não é uma temática de fácil definição, resolvemos então indicar o similar sugerido pela Base Nacional Comum Curricular e que aparecerá no Currículo de Referência Único do Acre para o Ensino Religioso. 
     Trata-se de "situações-limite". É um tema relacionado à capacidade de resposta frente aos dilemas da vida. A seguir, indicamos o trecho de um comentário, encontrado no endereço anotado logo depois:
     "Os valores que orientam a conduta humana estão estabelecidos em várias esferas: moral, religião, mitos, conhecimento, tradição, política, família etc. Dependendo das circunstâncias, ocorre a predominância de certos critérios, que aparecem, então, como os mais relevantes para a tomada de decisões éticas". <https://revistacult.uol.com.br/home/etica-e-situacoes-limite/>. Acesso: 04 out 2019.
      Portanto, a temática situações-limite está relacionada à capacidade de respostas rápidas em situações do dia a dia, assim como questões mais complexas, geralmente relacionadas à ética.
       No relacionamento humano e na vida social como um todo, constantemente é necessário estar pronto para repostas e reações justas e revestidas de consciência e cidadania, de modo a contribuir para o bem social. 
     Capacitar o aluno para que viva essa experiência, habilitado e amadurecido intelectual, emocional e psicologicamente é sugerido nesse conteúdo que, como pode ser verificado na nota acima, abrange variados campos do viver, entre eles a religião.
      Na própria sequência das habilidades sugeridas, fica mais claro, pelos recortes apresentados, sugestões de tópicos especificamente relacionados à necessidade de resposta consciente e positiva, que são autossuperação, individualismo e materialismo. 
     Uma das carências mais abordadas nas entrevistas nas escolas e no contexto das Formações são os variados tipos de desafios para o professor, frente aos problemas apresentados pela clientela das escolas. 
     Muitos vezes a solução está além das possibilidades da escola. Mas nela há chance de habilitar o estudante na sua capacidade de autossuperação. Desse modo, estará apto a enfrentar os desafios relacionados a sua própria individualidade.  
     Refletir sobre valores que contribuem para reafirmar o caráter e despertar valores de superação do individualismo e materialismo está incluído na abordagem das habilidades. O contraponto do individualismo é a vivência comunitária e solidária e o do materialismo é a espiritualidade. 
      Essa temática humanizadora, além de ser um ponto central para a religião, tem reforço na filosofia. Está é a disciplina que destaca a capacidade primordial do ser humano de ser reflexivo. É mais uma vertente em que o Ensino Religioso pode obter ou estimular parceria na proposta de soluções no contexto socioemocional da atividade acadêmica. 
     Ainda há o destaque para o termo "transformação", ligado aos resultados imediatos, no meio social, de superação do materialismo é do individualismo, assim como destaque para o aspecto prático do curso da vida humana, uma vez valorizada a combinação com o transcendente. Transformação também diz respeito à capacidade de definir ampla cidadania, em toda a sua potencialidade, incluída a perspectiva de um projeto de vida humano e digno, aliás,  proposta de uma das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular.  
      Qualquer religião supõe que a abertura para o transcendente e o espiritual contribui para uma elevação moral e uma conduta social digna. É assim, pelo menos coerente e logicamente. A Proposta Curricular do Acre, 2002, propunha dois Eixos Norteadores: transcendência e alteridade.
      Significa dizer que não pode haver relação com o transcendente, com respeito a qualquer religião, sem o efetivo e correspondente respeito ao outro, definido por alteridade. Essa formulação na habilidade acima descrita também é um dos principais pontos do Currículo de Referência Único do Acre para o Ensino Religioso.

Comentários

  1. Um excelente tema, é necessário ensinar os princípios da resiliência, somente assim colheremos frutos de uma sociedade mais tolerante. Parabéns ao editor do blog.

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  2. Gostaria que dispusessem mais fontes de pesquisa, visto esse assunto na internet é muito limitado

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