Sugestões de abordagem para o 8o ano - 4o bimestre

8o ano
Conteúdos
(ER080205) - A expressão artística dos mistérios: arte sacra.
(ER080206) - Os fundamentos dos valores éticos, transcendentais, propostos pelas
várias tradições religiosas.
Habilidades
- Ensejar o desenvolvimento da capacidade de apreciação da escultura como forma de
expressão do sentimento religiosos da
humanidade nas diversas épocas da história.
- Propiciar o entendimento de que as
exigências e qualidades éticas do procedimento humano são manifestações da espiritualidade.

       Já comentamos que onde lemos "arte sacra", devemos ler "arte religiosa", para não confundir com "arte cristã". Devemos abordar, também, outras modalidades de arte, como dança, teatro, música, enfim, todas as modalidades ligadas à expressão de qualquer religião. 
      Portanto, além da natural interdisciplinaridade com arte, história entrará nesse mesmo diálogo, porque a habilidade menciona apreciação artística "nas diversas épocas da história".
      A arte é expressão do humano.  A sensibilidade do artista e o diálogo que ele pretende com seu público cria uma comunidade de trocas. Com relação à religião, do mesmo modo se estabelece uma comunidade de trocas, no contexto da qual o ritual e o simbólico têm expressão. 
       Por isso a arte religiosa se torna um instrumento de constante presença, como mediador do ritual e do simbólico no aparato religioso. Outra menção feita pelas habilidades acima diz respeito à espiritualidade. Ela está afeita a todas as religiões, sem que nenhuma delas possa prescindir dessa categoria.
     O termo "espiritual" é genérico, aplicado a todas as religiões, porque se refere a conceitos subjetivos, relacionados a valores internos do ser humano, associados à mente e aos sentimentos, da mesma forma que ao transcendente.
     Portanto, podemos encontrar alguém sem nenhuma religião, que seja portador de espiritualidade e que defenda e pratique valores éticos, enquanto há membros de variadas religiões que podem defender, mas não praticar esses mesmos valores, consequentemente portador de falsa espiritualidade.
     Conhecer valores éticos não é suficiente para que sejam postos em prática. Assim como ser obrigado a praticar, ainda não revela espontaneidade ou decisão valorosa, voluntária e consciente. Por isso que conhecer e praticar valores éticos está acima de religião. E relacionado a uma decisão consciente e individual, interna, de valores ligados à educação de hábitos, costumes e disciplina.
     E se trata de decisão pessoal, corajosa e imprescindível, com repercussão em toda a coletividade. Ética requer interdisciplinaridade com filosofia. Na fase atual da sociedade, no contexto social e na escola, há boa oportunidade para uma ampla abordagem, incluídas atividades que envolvam toda a comunidade escolar, dentro das possibilidades.

Comentários

  1. Fontes bibliográficas por favor. Temos pouquíssimas referências para o tema.

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