Sugestões de abordagem para o 6o ano - 4o bimestre

6o ano
Conteúdos
(ER060203) - A arte no contexto religioso: arte sacra.
Habilidades
- Incentivar a valorização da arte como fonte inspiradora de espiritualidade.
- Criar condições para que seja estimulado o espírito contemplativo, através do conhecimento teórico-prático da arte sacra.

Algumas observações iniciais:
1. A Proposta Curricular do Acre, 2002, explorava de modo bem enfático arte, entendendo sua importância também no contexto religioso.
2. Na comparação já feita com a Base Nacional Comum Curricular, BNCC, 2018, procura-se um meio termo. Portanto, arte aparece no Currículo de Referência Único, o documento resultante, menos vezes do que na Proposta de 2002 e mais vezes do que na BNCC.
3. Também foi retirada a expressão "arte sacra", aparecendo somente a expressão "arte", para evitar uma possível confusão com a expressão sacra (sagrada) da arte católica, evitando assim a prevalência de uma abordagem única. 
4. Então, a primeira recomendação aos professores é que ao ler a expressão "arte sacra", encarem "arte" relacionada a todas e quaisquer religiões. 
5. Então, vamos destacar abaixo as Habilidades e orientar o modo como devem ser utilizadas como balizamento para a abordagem deste conteúdo:
Habilidade 1:
a) - Incentivar a valorização da arte como fonte inspiradora de espiritualidade.
a.1) se a proposta é "incentivar a valorização da arte", a primeira ideia será interdisciplinaridade com arte, demonstrado aos alunos sua importância e o modo como desperta, no ser humano, sua sensibilidade;
a.2) uma vez que a arte é sensível à condição humana, a valorização da arte corresponde à própria valorização do ser humano. Portanto, a espiritualidade, a abertura para o transcendente, o respeito ao outro (alteridade) estão relacionados;
a.3) destaque formas de arte, como a música, destacando suas diferentes formas e gêneros musicais, manifestados pelas diferentes religiões; danças (como a indígena, o bailado do daime, as danças de matriz africana) e até o uso de coreografias e danças nas igrejas evangélicas;
a.4) outras formas de arte são pinturas, a própria arquitetura de templos religiosos, a roupa e até alimentos e artesanatos apresentam aspectos artísticos em sua manufatura. 
Habilidade 2:
b) - Criar condições para que seja estimulado o espírito contemplativo, através do conhecimento teórico-prático da arte sacra.
b.1) já comentamos que devemos substituir "arte sacra" por simplesmente "arte" ou "arte religiosa". O que é chamado aqui de "espírito contemplativo" refere-se à educação para se apreciar a arte. Por desconhecimento ou desinformação, eu posso considerar certa manifestação artística desprezível ou menos importante;
b.2) portanto, devo conhecer melhor a expressão cultural de um povo e de uma época para aprender a compreender a sensibilidade daquele povo e do objeto que, para ele, é encarado como uma obra de arte;
b.3) por exemplo, por erro meu de apreciação e desconhecimento da cultura indígena, posso classificar uma obra de arte deles como primitiva ou menos importante. Ou por ser cristão, posso depreciar uma obra de arte religiosa budista, desconhecendo a relevância que eles mesmos dão a essa obra;
b.4) meu aluno deve ser preparado e educado em sua sensibilidade, para reconhecer que símbolos e obras de arte de sua própria religião são tão importantes quanto aqueles de outras religiões.  E não é porque dada religião é mais antiga ou tem mais adeptos ou ainda porque representa uma cultura mais "adiantada", que deverá ter seus símbolos ou obras de arte religiosa mais valorizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023