Sugestões de abordagem para o 6o ano - 4o bimestre
6o ano
Conteúdos
(ER060203) - A arte no contexto religioso: arte sacra.
Habilidades
- Incentivar a valorização da arte como fonte inspiradora de espiritualidade.
- Criar condições para que seja estimulado o espírito contemplativo, através do conhecimento teórico-prático da arte sacra.
Conteúdos
(ER060203) - A arte no contexto religioso: arte sacra.
Habilidades
- Incentivar a valorização da arte como fonte inspiradora de espiritualidade.
- Criar condições para que seja estimulado o espírito contemplativo, através do conhecimento teórico-prático da arte sacra.
Algumas observações iniciais:
1. A Proposta Curricular do Acre, 2002, explorava de modo bem enfático arte, entendendo sua importância também no contexto religioso.
2. Na comparação já feita com a Base Nacional Comum Curricular, BNCC, 2018, procura-se um meio termo. Portanto, arte aparece no Currículo de Referência Único, o documento resultante, menos vezes do que na Proposta de 2002 e mais vezes do que na BNCC.
3. Também foi retirada a expressão "arte sacra", aparecendo somente a expressão "arte", para evitar uma possível confusão com a expressão sacra (sagrada) da arte católica, evitando assim a prevalência de uma abordagem única.
4. Então, a primeira recomendação aos professores é que ao ler a expressão "arte sacra", encarem "arte" relacionada a todas e quaisquer religiões.
5. Então, vamos destacar abaixo as Habilidades e orientar o modo como devem ser utilizadas como balizamento para a abordagem deste conteúdo:
Habilidade 1:
a) - Incentivar a valorização da arte como fonte inspiradora de espiritualidade.
a.1) se a proposta é "incentivar a valorização da arte", a primeira ideia será interdisciplinaridade com arte, demonstrado aos alunos sua importância e o modo como desperta, no ser humano, sua sensibilidade;
a.2) uma vez que a arte é sensível à condição humana, a valorização da arte corresponde à própria valorização do ser humano. Portanto, a espiritualidade, a abertura para o transcendente, o respeito ao outro (alteridade) estão relacionados;
a.3) destaque formas de arte, como a música, destacando suas diferentes formas e gêneros musicais, manifestados pelas diferentes religiões; danças (como a indígena, o bailado do daime, as danças de matriz africana) e até o uso de coreografias e danças nas igrejas evangélicas;
a.4) outras formas de arte são pinturas, a própria arquitetura de templos religiosos, a roupa e até alimentos e artesanatos apresentam aspectos artísticos em sua manufatura.
Habilidade 2:
b) - Criar condições para que seja estimulado o espírito contemplativo, através do conhecimento teórico-prático da arte sacra.
b.1) já comentamos que devemos substituir "arte sacra" por simplesmente "arte" ou "arte religiosa". O que é chamado aqui de "espírito contemplativo" refere-se à educação para se apreciar a arte. Por desconhecimento ou desinformação, eu posso considerar certa manifestação artística desprezível ou menos importante;
b.2) portanto, devo conhecer melhor a expressão cultural de um povo e de uma época para aprender a compreender a sensibilidade daquele povo e do objeto que, para ele, é encarado como uma obra de arte;
b.3) por exemplo, por erro meu de apreciação e desconhecimento da cultura indígena, posso classificar uma obra de arte deles como primitiva ou menos importante. Ou por ser cristão, posso depreciar uma obra de arte religiosa budista, desconhecendo a relevância que eles mesmos dão a essa obra;
b.4) meu aluno deve ser preparado e educado em sua sensibilidade, para reconhecer que símbolos e obras de arte de sua própria religião são tão importantes quanto aqueles de outras religiões. E não é porque dada religião é mais antiga ou tem mais adeptos ou ainda porque representa uma cultura mais "adiantada", que deverá ter seus símbolos ou obras de arte religiosa mais valorizados.
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