Sugestões de abordagem do 9o ano - 3o bimestre

CONTEÚDOS

(ERE090106) - As artes como expressão da fé na cultura indígena: escultura, teatro e dança.
(ERE090107) - O significado de religião e alteridade: o respeito à liberdade de crença.
(ERE090108) - O diálogo inter-religioso.
(ERE090109) - O sentido de fraternidade na pluralidade religiosa.

OBJETIVOS (CAPACIDADES)

- Oportunizar a pesquisa sobre a expressão artística para identificar o sentimento religioso na cultura indígena e para maior compreensão da sua influência na cultura pré-colombiana.
- Valorizar o estudo e a reflexão sobre o significado de religião e sua repercussão no pragmatismo da diversidade religiosa.
- Dar ênfase ao entendimento e à prática  do diálogo inter-religioso como princípio básico de respeito à liberdade de credo e da união entre as diferentes religiões. 
- Oportunizar o entendimento mais profundo sobre caridade e fraternidade como princípio humanístico e compromisso pessoal.

       Embora seja amplo o conteúdo, pelo menos em sua forma de apresentação, podemos focar em dois pontos principais: (1) religiosidade indígena por meio da arte; (2) respeito e prática de pluralidade religiosa. Já recomendamos, no grupo, que à abordagem que será feita da religiosidade indígena seja ampliada no sentido de se compreender o respeito à religião do outro, o diálogo inter-religioso e os direitos da prática de pluralidade religiosa. 
       Indígenas desenvolvem danças rituais, pinturas e até esculturas que representam as cores da jiboia que, em sua religiosidade, tem relação com os mitos de sua criação. Há rituais de cura, nos quais se praticam o fumo e defumação, assim como se bebem chás, entre eles a ayahuasca, posteriormente utilizada pelos daimistas.
      A partir dessa história de herança ritual, é possível compreender como ocorre uma semelhança entre práticas e rituais de variadas religiões. A água, por exemplo, antes utilizada nos batismos, em menor ou maior quantidade, é hoje utilizada em rituais de cura em várias religiões, alguns deles até questionáveis, em função de promessas de curas que nunca acontecem.
       Com relação à cultura e religião indígenas será muito bom se pudermos contar com depoimentos de índios e lideranças indígenas de nossa região. Porque o currículo enfatiza a regionalidade. Se temos, no Acre, uma farta representação indígena, presentes em quase a totalidade de nossos municípios, ouvir suas próprias histórias sobre como associam arte e religião e como podemos identificar semelhanças/diferenças entre a religiosidade deles e a nossa, é isso ao vivo, é oportunidade única. 
      Muitas vezes os relatos em livros, sobre indígenas, são superficiais. Por isso é interessante buscar fontes seguras nas tribos próximas à nossa própria cultura. A seguir, indicamos links de sites cuja abordagem da cultura indígena é segura e criteriosa. 
      Quanto ao diálogo inter-religioso, pluralidade religiosa  e respeito à liberdade de crença, tudo isso parece muito óbvio mas, na prática, muitas vezes as manifestações de preconceito e rejeição estão escondidas, como num vulcão, e brotam repentinamente. Precisamos ser educados e educar para que isso não ocorra.
     A colonização do Brasil foi levada a efeito como se somente o cristianismo fosse legítimo e sua visão de mundo a única correta e verdadeira. As religiosidades indígenas,  aqui e na américa espanhola, foram desprezadas e anuladas, assim como a religião do negro, que veio como escravo, também foi reprimida. 
      Esses efeitos prevalecem até hoje. Por isso, dentro do esforço para o diálogo inter-religioso e a convivência plural entre todas as religiões, indistintamente, recorre-se aos métodos das Ciências da Religião, de modo a tratar por igual a todas as religiões. Estuda-se o fenômeno religioso, que tem elementos relacionados, por igual, a qualquer religião. O Ensino Religiso, como Área do Conhecimento, na Base Nacional Comum Curricular, baseia-se nessa ciência.
        Desse modo, desenvolvem-se métodos para compeendê-las sem diminuir a importância de uma em ralação às outras, vice-versa. Por isso as capacidades mencionam o desenvolvimento de um "compromisso pessoal", resultado do amadurecimento em convivência, conhecimento, estudo e pesquisa, para que seja aprendido o respeito a qualquer manifestação religiosa. Assim como os métodos de estudo e compreensão das doutrinas de quaisquer religiões sejam desenvolvidos.

ISA - Povos Indigenas:

https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal

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