Sugestões de abordagem - 6o ano - 3o bimestre

CONTEÚDOS

(ER0602) - Espiritualidade
- (ER060201) - A descrição das representações do transcendente nas tradições religiosas. 
 - (ER060202) - A alteridade nos textos sagrados.

OBJETIVOS (CAPACIDADES)
- Criar condições de pesquisar, na História das tradições, a ideia do Divino, para que o aluno descubra, na diversidade de cultos, a unanimidade de Deus.

- Ensejar a oportunidade de acesso a estudos teológicos sobre o transcendente.

        Passamos a comentar Conteúdos e Capacidades relacionadas ao Plano de Curso do Ensino Religioso. A temática Espiritualidade é uma das quatro temáticas em que se enquadram os Conteúdos.  As outras três são Tradição,  Ser Humano e Ética. 

      Neste caso, os Conteúdos a ser abordados, de modo específico, são os assinalados como 01 e 02, os dois últimos números da sequência, que significa: ER, Ensino Religioso; 06, sexto ano; 02, Espiritualidade, a 2a temática abordada no 3o bimestre.

     Em temos gerais, "espiritualidade" diz respeito ou está relacionado á "espírito", evidentemente, a parte do ser humano que se projeta para além da realidade física. Religiosos, de um modo geral,  são "espiritualistas", porque acreditam no transcendente (trans = além; ascendente = que ascende, que se eleva).

     E com relação ao conteúdo requerido acima, dentro da temática Espiritualidade, o primeiro deles se refere exatamente sobre representações do transcendente. Cada religião terá uma visão distinta. Se forem, por exemplo, de tradição cristã, será o modo como Deus é descrito e representado.

     Porém se forem muçulmanos, será o modo como Alah é descrito. E se forem religiões de matriz africana, chamam Omulu aquele que consideram seu ser supremo. Caso sejam de tradição indígena, será outro o nome e outra a descrição de seu ser (ou seres) transcendente(s).

      Vale lembrar que há outros seres transcendentes nessas tradições. Para cristãos evangélicos, somente são transcendentes Deus, Jesus (agora ressuscitado) e o Espírito Santo. Também creem na existência de anjos, mas não oram ou adoram a esses seres transcendentes. 

     Cristãos católicos consideram igual, mas acrescentam os santos, a quem dirigem orações, do mesmo modo que aos anjos. Já espíritas, por exemplo, consideram transcendentes os "espíritos de luz", desencarnados, modo este de entender diferente de católicos e evangélicos, mas próximo dos indígenas, que acreditam em "espíritos da floresta", assim como umbandistas e candomblecistas que acreditam nos orixás. 

      Prestem atenção! O conteúdo define "representações do transcendente". Essas "representações" significa dizer o modo como são definidas e apresentadas. Por exemplo, católicos representam por imagens, mas evangélicos não.

       Orixás também têm imagens, diante das quais são postas oferendas, assim como eles ajoelham, mas espíritas não ajoelham diante de imagens e representam os "espíritos de luz" por arte, apenas, quadros, desenhos, enfim, mas não é usual encontrar imagens em Centros Espíritas. 

     O segundo Conteúdo refere-se à alteridade. "Alter" significa "outro". E é requerido verificar, pelos textos das variadas tradições, a importância dada ao outro, no sentido do respeito. Trata-se de um valor muito relevante, porque muitas vezes, infelizmente, pessoas religiosas (até mesmo, às vezes, dizendo defender sua religião), desrespeitam o outro. E isso não faz nenhum sentido.

       Lembrar que, com relação às religiões que não têm um texto escrito, a investigação do modo como encaram o respeito ao outro deve ser deduzida a partir de depoimentos, provenientes da tradição oral. Por exemplo, para reconhecer o valor dado ao outro na tradição dos orixás, será necessário recorrer à tradição oral, o mesmo em relação às tradições indígenas. Algum material escrito há sobre essas religiões de matriz africana, mas sobre indígenas quase nada.

        Entendendo como, muitas vezes, o respeito ao outro está acima do simplesmente professar uma religião, Jesus foi entregue aos romanos por religiosos judeus. E na Idade Média, período da história entre a Antiguidade e a Modernidade (cerca de 450-1453 d.C), houve perseguição do cristianismo da época contra outras religiões. São exemplos negativos de como a religião não determinou nas pessoas freio ao desrespeito. 

     Portanto, estudar as representações do transcedente nas diversas religiões contribui para a educação do aluno em relação à compreensão do direito do outro em acreditar, aceitar e praticar sua religião, por mais entranha que possa parecer. E será formada uma educação para a quebra das estranhezas em relação à religião do outro.

    Desse modo, é possível associar os Conteúdos 01 e 02, quando verificamos que entender representações do transcendente e estudá-las, vai permitir compreender o ponto de vista do outro e até descobrir que há valores que são comuns a todas as religiões. Devemos aprender a preservá-los, ensinando assim os alunos, para que sejam treinados na construção de uma convivência harmônica entre as diversas religiões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023