Sugestões de abordagem- 6o ano - 2o bimestre

(ER060104) - Valores morais

     Antes de nos assustarmos com a legenda deste conteúdo, lembrar que estamos lidando com crianças exatamente na idade de formar valores. 
     E essa formação de valores vai estar diretamente associada à bagagem que trazem de casa, ao comportamento na escola e o que vão mostrar na vida social lá fora. E tais valores morais vão afetar diretamente o seu aprendizado.
     Embora seja um conteúdo expresso de modo genérico, atentem para o fato de que estamos utilizando ainda um Plano de Curso baseado na Proposta Curricular de 2002.
      E que o Referencial Curricular Único, já devolvido pelo Conselho Estadual de Educação - CEE, está em revisão com relação às anotações e/ou modificações feitas pelo próprio CEE.
       Por outro lado, podemos definir nossa abordagem de conteúdos a partir da coluna Objetivos (Capacidades), a qual já mencionamos como ferramenta própria, exatamente, para a delimitação dos conteúdos. 
       Observem, então, o que indicam e vamos, a seguir, sugerir de que maneira poderá ser abordado este Conteúdo. 

Sugestões de abordagem: Valores morais, mesmo que seja por demais genérico, é ótima oportunidade para tratar com os alunos conceitos éticos, no trato prático do certo X errado quanto ao comportamento e relacionamento social. 
        Mas atentem para uma visão mais aprofundada, lembrando ser essencial, aqui, interdisciplinaridade com Filosofia, visto que Moral é um conceito filosófico que tem, com a Ética, uma relação em que ora esta é vista como um capítulo da Moral, ora é vista como o mesmo que Moral.
       Já nesta caracterização aqui indicada, será necessário conferir com o colega da área de filosofia.
       Ora, se vamos lidar com moral, há uma relação direta com religião, porque esta também trata do problema do bem X mal, outro conceito que tem, do mesmo modo, enfoque filosófico. O pensamento e os conceitos religiosos, a noção de doutrina religiosa, as diferenças religiosas e, acima de tudo, o respeito como um princípio ético de comportamento, de relacionamento respeitoso com o outro, no campo da religião ou não sugere abertura para a definição de enfoques e abordagens nesse contexto. 

Sugestão: pesquisar sobre a relação entre Moral, Ética e Respeito. 

           OBJETIVOS (CAPACIDADES):

1. "Favorecer a percepção do valor do homem no plano de Deus, o que lhe atribui o dever da justiça e um código moral."
1.1. Partir do ponto de vista de que qualquer relação com a divindade pressupõe respeito ao outro, ou seja, senso de justiça e valores morais, que estabelecem normas de conduta positivas no contexto da vida em sociedade, a partir da família, no contexto da escola e fora, no contexto social. Respeito ao outro independe de professar ou não religião. Mas o religioso mais ainda tem consigo o dever de respeitar o outro. 

2. "Criar condições para que os alunos possam:
- Descobrir o significado do comportamento ético nas relações humanas".
2.1. Aqui será necessário, ao professor, ter definidos para si mesmo os conceitos de "Moral" e "Ética". Assim como refletir o modo prático de abordar esse assunto, levando em conta a idade dos alunos. Embora sejam ternos aparentemente complicados, em sua compreensão, estão diretamente ligados ao comportamento, que é um item diretamente relacionado á realidade das crianças, porque se encontram na idade certa para a formação de valores. 

3. "Entender que as leis marcadas na consciência de cada pessoa conduzem a ações edificantes".
3.1. Leis, normas e regulamentos, como são combinados, por exemplo, em sala de aula, ou no contexto mais amplo da sociedade, como as leis de trânsito ou as normas sociais, por si mesmas, não tornam as pessoas melhores ou isentas de erros ou mau comportamento.
        É necessária uma educação para que sejam cumpridas essas mesmas normas. Para que sejam valorizadas e que nelas sejam enxergadas virtudes. Daí toda uma educação para que o indivíduo tenha preferência por valores éticos  e morais que o enobrecem. Certamente tal comportamento será sempre valorizado e privilegiado pelas verdadeiras religiões. 

4. "Entender que, pela conduta verdadeira em sua vida diária, o homem cumpre sua função religiosa e cidadã".
4.1 Nesta altura da abordagem do conteúdo, dependendo, evidentemente, da estratégia, planejamento e organização do professor, a relação entre religião e cidadania é muito relevante. Porque há cidadãos de excelente postura e comportamento que não têm nenhuma religião, assim como religiosos que absolutamente têm uma postura exemplar. 
       Portanto, mais do que ter ou não ter uma religião, é necessária uma educação para a cidadania. Neste ponto que princípios morais e éticos se tornam fundamentais, aliados à postura positiva que, certamente, qualquer religião deve e precisa sugerir. 
      Destacar a importância da formação familiar, visto que a religião vem de casa; a importância da escola, visto ser ela a primeira mediação entre vida familiar e vida social; e a complexidade da sociedade lá fora, que é o lugar onde o aluno vai, finalmente, projetar a sua personalidade. 

      Aguardem as outras Sugestões de abordagem.

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