Sugestões de abordagem - 7o ano - 2o bimestre

(ER070102) - As verdades sagradas sobre o transcendente".

       Muito importante aqui o professor entender bem o sentido da palavra "transcendente". No caso da religião, será o Ser ou Seres  Supremo(s) ou imateriais que seus adeptos consideram ser aquele(s) com quem mantém(êm) relação para fora do mundo físico.
      Por exemplo, para religiões monoteístas como judaísmo, cristianismo e islamismo, entre judeus, católicos e protestantes, será Deus. Mas entre judeus e católicos/protestantes, já há uma diferença, porque judeus não aceitam  a ressurreição de Jesus, mas católicos/protestantes aceitam.
       Mas católicos e protestantes já apresentam uma diferença, porque protestantes, trancendentalmente, relacionam-se com Jesus, mas não veneram os(as) santos(as) como os católicos.  E assim por diante com as demais religiões.
      Cada religião, por meio de seus ensinamentos, assim como textos escritos ou tradições orais, vão apresentar "verdades sagradas" sobre o(s) ser(es) que, de modo transcendental, veneram.
       Por exemplo indígenas, por meio de sua tradição oral, poderão informar sobre o modo como se comunicam e veneram os espíritos de seus antepassados e que, segundo eles acreditam, vivem na floresta. Espíritas, com relação aos espíritos com quem acreditam se comunicar, têm livros escritos por seu líder maior Allan Kardec. Portanto, espíritas têm tradição escrita e indígenas têm tradição oral sobre o modo como entendem os seres transcendentais com quem acreditam manter comunicação. 

      OBJETIVOS (CAPACIDADES):

1. "Estimular estudos que favoreçam conhecimento das verdades sagradas sobre o transcendente, repassadas nos textos das tradições religiosas".

       O professor, após definir o conceito de "transcendental", explicando que esse termo se ajusta a qualquer religião, porque se refere ao ser ou seres imateriais, para além do mundo físico, a quem os adeptos dessa dada religisoa veneram, agora deve indicar aos alunos de onde vêm as fontes de informação, em cada religião, a respeito desse ser ou seres transcedentais.
      Poderá ser por tradição oral ou tradição escrita. Os alunos poderão conhecer religiões que trazem em livros as informações sobre o transcendente a quem veneram como, por exemplo, muçulmanos que têm o Alcorão como fonte, ou as religiões de matriz africana, no Brasil que, como fonte, têm sua tradição oral, de geração a geração preservada.

      Destacar que uma das razões por que conhecer o modo como diferentes religiões veneram, comunicam-se e reúnem tradições, escritas ou não, sobre o transcendente, sejam Deus/deuses, guias/orixás, espíritos etc, tais informações, estudos e pesquisas são essenciais à compreensão da religião do outro e sua forma de crer.
        Tal postura, ainda que demonstre o quão diferentes são, entre si, as religiões e quão diferentes são os modos de pensar, enfatiza que não deve prevalecer a estranheza, mas o entendimento: diferenças religisosas não devem e não podem ser um fator de afastamento entre as pessoas.
       Devemos estudar e entender a religião do outro, para aprender a respeitar sua forma diferente de crer e, com isso, aprender a respeitar o outro e, ainda mais e com isso, respeitar a religião do outro para, enfim, aprender a respeitar toda e qualquer religião.

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