Sugestões de abordagem - 8o ano

(ER0801) - As tradições religiosas
(ER080101) - Evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas.
(MA080102) - Mitos, crenças, doutrinas e rituais religiosos.

Entendendo a apresentação: ER - Ensino Religioso; 08 - 8o ano; 01 - Unidade Temática 01, no caso, Unidade Temática "Tradição"; números 01 e 02 é a numeração dos tópicos curriculares (coluna CONTEÚDO) deste 1o bimestre.

(1) Tradições religiosas: lembrar que estamos baseando este Plano de Curso na Proposta Curricular de 2002. O Referencial Curricular Único de Ensino Religioso está em processo de aprovação pelo Conselho Estadual de Educação. 
       A Proposta Curricular e, consequentemente, o Plano de Curso que estamos utilizando apresentam seus tópicos curriculares no contexto de 4 unidades temáticas: Espiritualidade, Tradição, Ser Humano é Ética.  Verifique, acima, que o 8o ano inicia o 1o bimestre pela Unidade Temática "Tradição".
       Isso significa que serão enfocadas as histórias das religiões. É muito importante estudá-las, porque a rejeição, discriminação e intolerância religiosa ocorrem, principalmente, pelo desconhecimento e preconceito contra a religião do outro. 
        Por isso o professor deve preparar-se muito bem, conhecendo a história das religiões, e não somente a sua própria. O professor também deve desenvolver sua própria compreensão e tolerância, em relação às diferenças, para que possa ser modelo e referencial de orientação ao seu aluno.

(2) Conteúdo 01 - Evolução das estruturas religiosas nas organizações humanas: o professor de Ensino Religioso vai constatar que há interdisciplinaridade desta disciplina com várias outras. Para um bom preparo do professor, esse diálogo se faz muito necessário. Neste caso, será com história. Desde muito cedo no alvorecer das civilizações a religião se manifestou.
        Quando pesquisamos sobre a pré-história, verificamos a associação de religião à arte rupestre. Esses nossos antepassados primitivos desenhavam com toda a nitidez bem no interior das cavernas rituais de caça, para que obtivessem êxito na caça verdadeira.
        Portanto, esse conteúdo do início do 8o ano dialoga com arte e história. A própria BNCC destaca imprescindível o diálogo do Ensino Religioso com outras diversas áreas do conhecimento. A partir desse ponto de vista, podemos estudar a evolução das estruturas religiosas em meio às organizações humanas. Pré-história em suas subdivisões, antiguidade (que começa em 4.000 a.C., com a escrita) em suas subdivisões, Idade Média, também em suas subdivisões, Renascimento e Idade Moderna.
        A predominância do cristianismo no mundo ocidental, ao mesmo tempo em que se desenvolviam as religiões orientais. O porquê e quem chamava os bárbaros de pagãos e que religiões eram essas que eles seguiam. Percebeu que a tarefa é gigante? Pois é. Se vocês bem planejarem, não vão se perder. E também lembrem-se:

(1) OLHAR SEMPRE, NO PLANO DE CURSO, A COLUNA "OBJETIVOS (CAPACIDADES)", PARA CONFERIR EM QUE HABILIDADE DESEJAMOS CAPACITAR NOSSO ALUNO. ELAS AJUDAM A DAR FOCO AOS CONTEÚDOS;

(2) E COM RELAÇÃO À AMPLITUDE DO PROGRAMA DO PLANO DE CURSO, NÃO SE PREOCUPE: COM ANTECEDÊNCIA SERÃO INDICADAS, POR OBJETIVOS/CAPACIDADES DO PLANO DE CURSO, O FOCO DE ABORDAGEM DAS QUESTÕES DA PROVA BIMESTRAL DE INSTRUMENTO DE REDE.

(3) Conteúdo 02 - Mitos, crenças, doutrinas e rituais religiosos: sempre focando os pontos comuns nas diversas religiões, definir os termos, de modo a (1) fazer o aluno entender do que se trata e (2) demonstrar que são elementos que todas as religiões possuem.
        Conhecer mitos, crenças, doutrinas e rituais permite conhecer e comparar as religiões, de modo a evitar estranhezas e rejeições. É necessário compreender por que determinado ritual parece estranho, numa religião, para quem não pertence a ela e, para o adepto, tem profundo significado.
      A convivência com essas diferenças é fundamental para a cultura de paz entre religiões, com reflexo em outras diferenças do contexto social. Mitos já oferecem também esse referencial de semelhança. 
       No Gênesis, livro referência de católicos e evangélicos, há uma serpente simbolizando o mal na história da tentação do primeiro casal. Na religiosidade indígena, a jiboia é boa e ensina ao indígena o uso da ayahuasca e de outras ervas para a cura.
      Duas imagens diferentes, com significado  religioso (veja a definição de mito) e que têm cobra como  veículo, numa representando o mal, noutra representando o bem. E cobra não deixa de ser cobra, nem boa e nem má, aqui apenas usada como símbolo. 
      Quando enfocar doutrina, procure mostrar não tanto as diferenças entre elas, mas como focam valores superiores, como respeito ao próximo, preservação da natureza, respeito às diferentes confissões religiosas, igualdade e fraternidade entre os homens  etc. Desse modo, será fundamental a contribuição do Ensino Religiso, dentro das 10 Competências Gerais da BNCC e também relacionado às 6 Competências Específicas do Ensino Religiso promover o entendimento entre diferentes modos de ser, agir e pensar. 

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