Sugestão de abordagem - 7o ano

(ER0701) - Tradição
(ER070101) - A construção cultural da palavra no tempo e no espaço pela tradição religiosa.


Entendendo a apresentação: ER - Ensino Religioso; 07 - 7o ano; 01 - Unidade Temática 01, no caso, Unidade Temática "Tradição"; número 01 é a numeração dos tópicos curriculares deste 1o bimestre, no caso, somente este.

Abordagem: ao ler o tópico curricular, será necessário verificar que partes dele deverão ser definidas, primeiramente pelo professor, para sua pesquisa pessoal e, assim, construir seu aparato didático. Vejamos que partes devem ser destacadas e entendidas:

(1) construção cultural: toda religião é uma construção cultural. Independem do tempo  decorrido em que existem, seu grau de sofisticação ou da complexidade da sociedade ou grupo que a abrigam.
        Por exemplo, o hinduísmo, mais antigo do que o cristianismo, é uma grande religião (na quantidade de adeptos e porque inclui toda a Índia) mas, com tudo isso, não deixa de ser uma construção cultural. O Espiritismo, por exemplo, com pouco mais de 100 anos, surgido na França,  também  ê uma construção cultural. E assim por diante com todas as religiões. 

(2) palavra: toda religião depende da palavra. Seja por escrito, seja tradição oral. O hinduísmo foi tradicionado numa das línguas mais antigas do mundo, o sânscrito, e seus livros são os Vedas muito antigos. O cristianismo, que pegou uma carona no judaísmo, tem os escritos do Antigo Testamento em língua hebraica e os do Novo Testamento na língua grega, mas com traduções aí mesmo ao seu alcance.
        O Espiritismo tem na liderança de Hyppolite Rivail, ou Allan Kardec, o chamado codificador de sua doutrina, ou seja quem, por meio da palavra escrita sistematizou as doutrinas espíritas. Portanto, seja por tradição oral, como na religiosidade indígena, nas religiões de matriz africana e nas tradições ayahuasqueiras, ou na tradição escrita, a palavra é o veículo de todas as religiões: em sua concepção, tradição e transmissão. 

(3) palavra no tempo e no espaço: já ficou esclarecido na leitura, até aqui, que tempo e espaço são essenciais na tradição religiosa. Você sabia que a ideia de reencarnação, da religião espírita, tem relação, no tempo, com a doutrina do karma, que tem origem no hinduísmo? Isso tem a ver com o tempo: uma tradição de religião mais antiga, por meio da palavra, chegou a outra parte do mundo e se constitui num elemento de outra tradição religiosa.
         Você sabia também que o budismo tem relação com o hinduísmo? Só que ele se espalhou para fora da Índia, o que representa avanço no espaço, dentro do globo, de civilização a civilização, através do tempo. E o judaísmo, do Antigo Testamento, o que ocorreu para que,  de repente, surgisse o cristianismo, a partir de seus adeptos? Assim, tempo e espaço têm influência na composição das religiões, de cultura  a cultura, por meio da palavra.

ENTENDEM POR QUE CONFLITO RELIGIOSO NÃO DEVE EXISTIR, EM FUNÇÃO DESSA CORRESPONDÊNCIA E TRADIÇÃO ENTRE CULTURAS RELIGIOSAS,  NO ESPAÇO E NO TEMPO, POR MEIO DA PALAVRA?

       Vocês acham que homens como Jesus, Dalai-lama, Buda, Gandhi, Kardec, entre outros, desejaram e provocaram desentendimento, conflitos e guerras?

(4) tradição religiosa: toda e qualquer religião, mais antiga ou mais complexa, com muitos milhares ou milhões de adeptos ou somente centenas e até dezenas é uma "tradição religiosa" no tempo e no espaço.
       O professor deve demonstrar isso ao aluno e dar elementos para que ele possa entender e se interessar, por si mesmo, pesquisar as tradições religiosas para compeendê-las e, com isso, obter consenso e ferramentas de argumento para defender a convivência pacífica entre elas, eliminando toda intolerância religiosa.  Com isso, construindo respeito, acolhimento e aceitação do outro e, consequentemente,  da tradição religiosa de que ele e o outro fazem parte.

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