Links de Referência no Blog por Habilidades - 8º ano

 

8º ANO

COMPETÊNCIA

HABILIDADE

CONTEÚDO

Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.

Leitura e interpretação de diversos textos sobre os aspectos estruturantes das diferentes tradições religiosas e filosofias de vida.

• Diferentes tradições religiosas e filosofias de vida: leitura e interpretação de textos que as estruturam.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/sugestoes-de-abordagem-1o-bimestre-do_11.html

 

• Busca de informações sobre como os povos procuravam explicações para os fenômenos naturais através dos mitos

• Fenômenos naturais e sua explicação por meio de mitos.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/8o-ano-habilidade-busca-de-informacoes.html

 

Análise de doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte.

• Concepções de mundo, vida e morte nas doutrinas de diferentes tradições religiosas.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-2o.html

Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.

• Estudo sobre a evolução dos princípios éticos e a contribuição dos códigos morais revelados nos textos e na tradição oral das religiões.

• Evolução dos princípios éticos nos códigos morais revelados em tradições religiosas escritas e orais.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-2o.html

 

Compreensão acerca da função simbólica dos diferentes rituais nas tradições religiosas.

• Função simbólica dos rituais nas tradições religiosas.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/11/sugestoes-de-abordagem-8-ano.html

• Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.

Identificação e discussão de elementos da tradição religiosa, na organização da sociedade, que influenciam escolhas éticas, atitudes pessoais e coletivas.

• Elementos de tradições religiosas na organização da sociedade e sua influência na escolha ética de atitudes pessoais e coletivas.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/08/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-3o.html

Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.

• Pesquisa bibliográfica sobre o mistério da vida nos textos sagrados, estabelecendo relação com outras concepções de vida.

• Mistério da vida nos textos sagrados e sua relação com outras concepções de vida.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-2o.html

Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente.

• Reconhecimento e análise das formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas.

• Uso da mídia e outras tecnologias pelas diferentes denominações religiosas.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/11/sugestoes-de-abordagem-8-ano_28.html

 

• Discussão sobre como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).

• Influência das filosofias de vida, tradições e instituições religiosas nos campos da esfera pública.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/03/sugestoes-de-abordagem-8-ano-destaque.html

 

• Análise crítica sobre as possibilidades e os limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública.

• Interferência das tradições religiosas na esfera pública.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/11/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-4o.html

Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.

• Desenvolvimento da consciência crítica, desvinculada do fanatismo religioso, voltada para a livre expressão da fé.

 • Consciência crítica, fanatismo religioso e livre expressão da fé.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/03/sugestoes-de-abordagem-8-ano-destaque_28.html

 

• Análise de práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.

• Projetos, práticas e políticas públicas de promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.

 

https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/11/sugestoes-de-abordagem-8-ano_29.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula e Sequência Didática - 1

A teologia crítica de Kant: da fé racional à fé reflexionante - Fco das Chagas de Oliveira Freira

Sugestões de abordagem - 6o ano - Destaque da Consulta - 1o bimestre de 2023