Links de Referência no Blog por Habilidades - 8º ano
8º ANO |
||
COMPETÊNCIA |
HABILIDADE |
CONTEÚDO |
Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos. |
Leitura e interpretação de diversos textos sobre os aspectos estruturantes das diferentes tradições religiosas e filosofias de vida. |
• Diferentes tradições religiosas e filosofias de vida: leitura e interpretação de textos que as estruturam. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/sugestoes-de-abordagem-1o-bimestre-do_11.html |
|
|
• Busca de informações sobre como os povos procuravam explicações para os fenômenos naturais através dos mitos |
• Fenômenos naturais e sua explicação por meio de mitos. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/02/8o-ano-habilidade-busca-de-informacoes.html |
|
|
Análise de doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo, vida e morte. |
• Concepções de mundo, vida e morte nas doutrinas de diferentes tradições religiosas. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-2o.html |
|
Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. |
• Estudo sobre a evolução dos princípios éticos e a contribuição dos códigos morais revelados nos textos e na tradição oral das religiões. |
• Evolução dos princípios éticos nos códigos morais revelados em tradições religiosas escritas e orais. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-2o.html |
|
|
Compreensão acerca da função simbólica dos diferentes rituais nas
tradições religiosas. |
• Função simbólica dos rituais nas tradições religiosas. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/11/sugestoes-de-abordagem-8-ano.html |
|
• Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida. |
Identificação e discussão de elementos da tradição religiosa, na organização da sociedade, que influenciam escolhas éticas, atitudes pessoais e coletivas. |
• Elementos de tradições religiosas na organização da sociedade e sua influência na escolha ética de atitudes pessoais e coletivas. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/08/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-3o.html |
|
Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver. |
• Pesquisa bibliográfica sobre o mistério da vida nos textos sagrados, estabelecendo relação com outras concepções de vida. |
• Mistério da vida nos textos sagrados e sua relação com outras concepções de vida. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/05/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-2o.html |
|
Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. |
• Reconhecimento e análise das formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações religiosas. |
• Uso da mídia e outras tecnologias pelas diferentes denominações religiosas. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/11/sugestoes-de-abordagem-8-ano_28.html |
|
|
• Discussão sobre como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia). |
• Influência das filosofias de vida, tradições e instituições religiosas nos campos da esfera pública. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/03/sugestoes-de-abordagem-8-ano-destaque.html |
|
|
• Análise crítica sobre as possibilidades e os limites da interferência das tradições religiosas na esfera pública. |
• Interferência das tradições religiosas na esfera pública. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2020/11/sugestoes-de-abordagem-8o-ano-4o.html |
|
Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz. |
• Desenvolvimento da consciência crítica, desvinculada do fanatismo religioso, voltada para a livre expressão da fé. |
• Consciência crítica, fanatismo religioso e livre expressão da fé. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/03/sugestoes-de-abordagem-8-ano-destaque_28.html |
|
|
• Análise de práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções. |
• Projetos, práticas e políticas públicas de promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções. |
|
https://ensinoreliac.blogspot.com/2023/11/sugestoes-de-abordagem-8-ano_29.html |
Comentários
Postar um comentário