Sugestões de abordagem - 8⁰ ano - Destaque de consulta - 3⁰ bimestre de 2023

"Discussão sobre como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia)."

   Pela subdivisão utilizada para o desmembramento das habilidades, temos:

1. Processo cognitivo: Discussão -> Verbo Discutir. A seguir, verificando o Nível de Complexidade pelo quadro da Taxonomia de Bloom: Nível de ENTENDER (dependendo do avanço do aluno, Nível APLICAR).

2. Objeto de conhecimento: sobre como filosofias de vida, tradições e instituições religiosas podem influenciar;

3. Contexto: diferentes campos da esfera pública (política, saúde, educação, economia).

   Após as subdivisões acima, é necessário analisarmos que indicações cada uma delas nos proporciona. No Processo cognitivo, lembrando que nosso aluno se encontra no 8⁰ ano, devemos avaliar sua posição segundo os dois Níveis de Complexidade indicados.

   Se para o verbo "discutir" reconhecemos que os alunos se encontram no nível ENTENDER, então os situamos um nível abaixo de APLICAR. Caso tenhamos dúvidas quanto ao que sigjfica cada um deses níveis ver, no Padlet,  DEFINIÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE.

   Para cada um desses dois níveis, nosso planejamento, na abordagem desta habilidade, será distinto, dependendo em qual dos dois níveis classificamos ou alunos.

   Para ENTENDER, o aluno apenas vai estabelecer conexões entre o que conhece e o novo que você vai apresentar. Para APLICAR, você vai preparar o aluno para uma situação nova, a qual será respondida por meio do que você ensinou.

   No Objeto de conhecimento, há três diferentes elementos, que precisam ser apresentados com clareza ao aluno. O professor deve embasar, com segurança, suas definições.

   Filosofias de vida costuma ser definido, no Currículo de Ensino Religioso, como o modo pelo qual pessoas que não têm uma religião regem suas vidas.

  Tradições, embora seja um termo bastante genérico, está muitas vezes associado a costumes arraigados, no leque cultural, que podem ter ou não relação com religião.

   E o terceiro termo, as instituições religiosas, são estruturas organizacionais que abrigam religiões, meticulosa e historicamente mais organizadas, cuja tendência é ter muitos seguidores.

   A expressão "podem influenciar" estabelece a conexão entre o Processo cognitivo, que é "discutir", e o Contexto, que é "diferentes campos da esfera pública", e seguem citados alguns destes: política, saúde, educação, economia.

   Trata-se de uma habilidade possível de ser abordada de forma bastante dinâmica e atual, visto como podem ser selecionadas filosofias de vida, tradições e instituições religiosas e seu poder se influência e, muitas vezes, até pressões na sociedade.

   Essa influência pode ser discutida de forma positiva ou negativa, visto que, no contexto social, diversas tradições, diferentes filosofias de vida e variadas instituições religiosas convivem, em meio ao tecido social.

   E muitas vezes seus adeptos divergem entre si, ocorrendo conflitos de opinião, outras vezes manipulações, ou mesmo críticas ofensivas, quando não ocorrem preconceitos de parte a parte.

   Daí ser relevante discutir, como indicado na habilidade, capacitando os alunos a tratar e avaliar casos concretos ocorridos nos tempos atuais. Pois o modo de aprenderem a identificar tais conflitos, muitas vezes agindo como mediadores, proporciona-lhes a um desempenho maduro nessa etapa de seu desenvolvimento.

Alguns links com exemplos atuais de conflitos entre tradições, filosofias de vida e instituições religiosas:

1. Significados:
1.1. Filosofias de vida: 
1.2.  Tradição:
1.3.  Religião:

2. Tradição cultural X Religião:

3. Crenças, filosofias de vida e esfera pública:

4. O fenômeno religioso e a filosofia:

5. Tradições religiosas em conflito:

Atenção: HÁ ARTIGOS PARA USO EXCLUSIVO DOS PROFESSORES NO SEU PREPARO INDIVIDUAL. A aplicação aos alunos somente, então, de forma indireta, filtrada pelo professor. Grato.

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