Sugestão de abordagem - 7⁰ ano - Habilidade Prioritária - 1⁰ bimestre de 2023

 "Discussão de estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as religiões."

    Para a 1ª Formação deste ano de 2023, esta habilidade foi escolhida como prioritária, assim como foi estudada a relação dela com as demais, procurando auxiliar o professor numa facilidade maior do trato com o Plano de Curso.

   Procurou-se desmenbrá-la, tanto nas três partes constituintes, já conhecidas desde a Formação de 2022, que são: 1. Processo cognitivo; 2. Objeto de conhecimento; e 3. Contexto.


  Assim como, para efeito de atividade, na Formação deste ano, arbitramos um código de cores que facilitasse, visualmente, observar a relação, por temas, desta habilidade acima indicada com as demais.

  Vamos exemplificar. O código de cores arbitrado foi o seguinte, subdividida, por temas, a habilidade do seguinte modo:

1. Discussão (se há uma discussão, pensamos ocorrer diálogo visando a tolerância religiosa);

2. de estratégias (se há busca por estratégias, então ocorre reflexão);

3. que promovam a convivência (se há empenho por promover convivência, então a ênfase é o contexto de relações sociais);

4. ética (se há menção da ética, então ocorre ênfase a tudo que a ela se refere);

5. e respeito (do mesmo modo, tudo o que se refere ao respeito, aqui visto como a prática de princípios éticos);

6. entre as religiões (se são mencionadas, tudo o que a elas se refere está em foco).

   No Padlet de Ensino Religioso há uma postagem em que as habilidades aparecem com trechos de cor modificada, de modo a indicar sua relação com esta habilidade específica aqui indicada.

   Deste modo, procuramos demonstrar que, ao planejar e preparar sua Sequência Didática, o professor, uma vez tendo pesquisado material, selecionado atividades e finalizado todo o seu planejamento, poderá ser cuidadoso em referenciar seus arquivos, tendo em vista as demais habilidades.

   Isto porque elas guardam, entre si, relação, o que é óbvio, em termos de currículo, porém conhecer, com mais detalhe e clareza, essa relação, assim como descobrir, no Plano de Curso, esses "caminhos" de afinidades de assunto, facilitará tanto o trabalho e planejamento do professor, quanto sua compreensão do Currículo de Referência Único.

   Esta habilidade foi indicada como prioritária, numa sugestão de abordagem, na Formação, por ser simples de se compreender, assim como fácil de se perceber sua ligação, por partes, com as demais.

   Abaixo segue a sugestão esquemática do código de cores que, na atividade proposta no contexto da Formação deste ano, propõe essa ligação entre temas de uma habilidade escolhida como prioridade e sua relação com as demais:


Atenção: para maiores esclarecimentos, veja no Padlet:

Ensino Religioso - Sugestão prática de abordagem


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