Abordagens no Currículo de Ensino Religioso - 1

 O período de pandemia, do qual estamos emergindo, com todas as reflexões e medidas emergenciais, permitiu-nos uma visão prática e contextual do Currículo de Ensino Religioso.

   Os colegas professores devem ter verificado que, no esforço de aplicarmos as habilidades, ela foram todas contempladas, no período dos anos letivos em curso, assim como retomadas.

   Portanto, como resultado dessa experiência, será interessante notar, por habilidade, o âmbito de abordagens que elas propõem em seu conteúdo.

   Evidentemente isso já é verificado pelos professores, no trato diário com seu planejamento de aulas e sequências didáticas, resultado de sua prática com cada uma delas.

   Mas será muito útil focar nelas, de um modo ainda mais detalhado para, inclusive, verificarmos que podem ser desdobradas num encadeamento de aulas, ou mesmo potencializadas no diálogo natural que têm entre si.

    No link abaixo, consta em nosso Padlet, os colegas já devem ter observado, um Power Point em que procuramos recordar a Formação que realizamos no início de 2022, na qual abordamos, especificamente, a leitura da habilidade.

   Então verificamos que estão indicadas em três partes, definidas por substantivos deveribais, isto é, que podem ser convertidos em verbos, os quais se permite classificar num quadro, esse da Taxonomia de Bloom.

   Assim definimos 1. Processo cognitivo, definido por esses verbos; 2. Objeto de conhecimento, indicado como complemento desses verbos; 3. Contexto, que se constitui no âmbito de abordagem, como uma delimitação para essa mesma abordagem.

   Indicamos para exemplo, no Power Point, a primeira habilidade do 6o ano. Mas a aplicação que a ela fazemos, pode ser realizada para cada uma delas. Assim, sugerimos que, nos desdobramentos desse enfoque, possamos perceber um modo de ampliar nossa visão do campo diverso para ao qual cada habilidade se refere.

    "Identificação, reconhecimento e análise do papel das tradições escrita e oral na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos".

   Como poderão observar no slide:
1. Processo cognitivo: Identificação (substantivo deverval) > Identificar (verbo); reconhecimento > reconhecer; análise> analisar.

2. Objeto de conhecimento: papel das tradições escrita e oral.

3. Contexto: na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.

    Os colegas podem acompanhar pelo slide, o desdobramento, naturalmente, sugere variadas abordagens, assim como ampliação do tema para mais de somente uma aula. E no próximo planejamento para o Plano de Curso.

    Vamos compartilhando e comentando outras dúvidas, ao longo dos contatos. Grato e grande abraço a todos. Veja abaixo o link:

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